A busca por alimentos alternativos à base de plantas tem crescido num ritmo acelerado. Segundo uma das maiores empresas de pesquisa, a Global Data, 70% da população mundial está reduzindo ou mesmo eliminando a carne do cardápio.
A mudança no hábito está associada a uma maior preocupação das pessoas com dietas mais saudáveis, ao cuidado humanizado com os animais e à busca por um consumo sustentável. Prova disso é o aumento de 600% de veganos nos Estados Unidos, em apenas 3 anos, ainda de acordo com o mesmo estudo.
Mas se os costumes estão mudando na mesa das pessoas, isso também reflete na alimentação dos pets. Os donos evitam colocar no pote dos animais alimentos que não estão no prato deles. Um estudo da Universidade de Guelph’s Ontario Veterinary College, no Canadá, feito com 3.600 donos de gatos e cachorros, revelou que cerca de um terço deles tem interesse em mudar a alimentação convencional dos pets para a vegana.
Empresas que enxergaram essa virada no consumo mundial, hoje, colhem os frutos. É o caso da BF Foods, no Rio Grande do Sul. A companhia gaúcha investiu em petiscos vegetarianos para cães em três versões: frutas, vegetais e care energy (de açaí). Hoje, eles representam 30% das vendas da empresa. “Quem segue esse tipo de dieta, segue por uma filosofia de vida. Então quer dar ao seu pet a mesma opção de alimento”, avalia Claudio Maia, gestor comercial e de marketing da BF Foods.
Os petiscos são produzidos com farinhas naturais e proteína de soja. “Conseguimos manter o valor nutricional, mas com 0% de carne”, explica. Além disso, a linha vegetariana é livre de corantes, ideal para cães com alergia ou restrições alimentares.