Shopping destaque em projetos ambientais

Ana Maria Ferrarini

O projeto Papa Bitucas, por exemplo, foi criado em 2010. Desde então, mais de meia tonelada de resíduos de cigarro foram recolhidos, no Shopping, e destinados à reciclagem para virar hidrosemeadura. As bitucas, poucas vezes vistas como vilãs no quesito ambiental, estão entre as principais responsáveis pela poluição dos oceanos e representam, sozinhas, um terço do lixo recolhido no fundo do mar. Estima-se que cerca de 70% das aves e 30% das tartarugas marinhas sejam vítimas do material.

O óleo de cozinha, outro importante inimigo do meio ambiente, também é coletado e encaminhado à reciclagem, no Palladium. Só no primeiro semestre de 2018 foram mais de 220 litros recolhidos. Sem a correta destinação, 1 litro de óleo de cozinha pode contaminar até 400 litros de água se despejado diretamente em córregos ou, além disso, pode entupir a rede coletora de esgoto quando descartado em pias e ralos. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em recente divulgação da Agência Estadual de Notícias (AEN), o óleo de cozinha é um dos causadores dos entupimentos da rede coletora.

Os postos de coleta de óleo de cozinha estão localizados nos estacionamentos do Shopping, Piso G1 e G2, além da Ehco Estação na entrada para pedestres do Palladium. Para descartar, é importante seguir os seguintes passos:

1) Depois de usar o óleo de cozinha espere esfriar;

2) Com a ajuda de um funil despeje o conteúdo em uma garrafa PET;

3) Leve a garrafa, bem fechada, até um dos coletores do Shopping.

Já em 2017, o Shopping instalou a Ehco Estação, espaço que conta com coletores de outros resíduos como lixo eletrônico, pilhas e baterias.

Só neste ano foram recolhidos 234,18kg de lâmpadas, 21,4kg de pilhas, 101kg de vidros e ainda outros materiais como fitas de vídeo (2,5kg), e celular (2,32kg).

Instalada na entrada do Palladium, a Echo Estação é ornamentada com duas capivaras – animal símbolo de Curitiba – obras arrematadas pelo Shopping no leilão da CapiParade. “Essa é uma das nossas campanhas ambientais que tem o objetivo de incentivar a população a descartar corretamente materiais que podem ser recicláveis”, explica Maria Aparecida de Oliveira, gerente de Marketing do Shopping.

Desde sua inauguração o Shopping se preocupa com gestão de seus próprios resíduos, implantando em 2008 um Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), onde são reciclados materiais como alumínio, vidro, plástico e papel.

Outra iniciativa é o Ehco Lixo, um processo de reciclagem que transforma o material orgânico, como restos de comida e gordura da Praça de Alimentação, em composto orgânico para adubo.

O Palladium promoveu ainda o Carbono Zero, programa em parceria com prefeituras da região, onde alunos de escolas públicas receberam e plantaram mudas de árvores em áreas a beira de mananciais.

Segundo Maria Aparecida, o Shopping já recebeu diversos prêmios pelas ações: dois Alshop de Gestão Ambiental em 2009, Alshop de Sustentabilidade em 2011, Abrasce Newton Rique de Sustentabilidade 2010 e 2012.