Não ter mais que se preocupar com os aumentos na conta de luz e, até mesmo, reduzir ou quase zerar o valor da fatura, além de contribuir para a preservação do meio-ambiente. Esses são alguns motivos que têm feito com que a autogeração de energia tenha se tornado realidade no Vale do Itajaí e litoral norte catarinense. Segundo gráfico de geração distribuída em operação da Celesc o número de instalações de sistemas fotovoltaicos vem crescendo nessas regiões. Podem ser instalados em residências, empresas, áreas rurais e até mesmo em indústrias. Para especialistas na área, a tendência é de que a adesão por esses projetos aumente nos próximos anos.
Ter um sistema de geração de energia solar pode diminuir em até 90% os gastos com energia fornecida pelas distribuidoras. O consumidor terá o retorno do valor investido em até oito anos, e não precisará mais se preocupar com gastos energéticos adicionais por pelos menos 20 anos, que corresponde ao tempo de vida útil do sistema fotovoltaico. Outro aspecto a ser considerado é que o imóvel que possui o sistema tem uma valorização de até 8%.
Qualquer pessoa pode ter em sua casa ou empresa um sistema de autogeração de energia solar. Para isso é necessário contar com a consultoria de uma empresa especializada na área que seja capaz de cuidar de todo o processo. Isso inclui desde a orientação na hora da venda dos equipamentos e sua instalação; as medidas necessárias para a homologação do sistema junto à Celesc, e o acompanhamento do início do funcionamento dos painéis. E, se houver necessidade, que preste o serviço de assistência técnica.
O profissional irá fazer a análise da edificação, do posicionamento do sistema no telhado e também da vizinhança considerando, por exemplo, se outros prédios ou árvores irão produzir sombra nos painéis solares. Dessa forma poderá identificar qual a melhor parte do telhado para que seja instalado o projeto fotovoltaico para que seja mais eficiente.
Em seguida será analisado o consumo de energia atual do imóvel para saber quantos painéis serão necessários para atender a demanda energética. Se com a geração fotovoltaica a intenção é aumentar ainda mais o consumo de energia é importante, na hora dos cálculos, projetar essa situação.
Há pessoas que pensam que porque instalaram o painel solar podem simplesmente dobrar o consumo de energia. Por conta destas situações no momento em que estamos fazendo o cálculo sempre orientamos nossos clientes a verificarem qual é a projeção de consumo de energia, se há intenção de aumentar ou não a médio ou longo prazo.
Os sistemas fotovoltaicos são totalmente modulares o que permite fazer a instalação de poucos painéis e, depois, conforme a demanda, ampliar a geração de energia. O importante é logo no início fazer essa projeção e verificar se a estrutura disponível irá suportar todo o equipamento no futuro.