
Ponto de encontro de beduínos, o município de Abu Dhabi oferece uma verdadeira viagem no tempo.
Na minha viagem para Dubai, eu gostei mesmo de conhecer os outros Emirados, que oferecem uma experiência mais imersiva da cultura árabe. Decidi começar por Al Ain, porque o município vai ganhar fama mundial com seu time de futebol — o Al Ain FC que vai representar a nação na Copa do Mundo de Clubes da FIFA e faz sua estreia hoje contra o Juventus da Itália.
Mas, voltando a viagem… Al Ain fica há apenas 38 minutos de Dubai e é o lugar certo para quem gosta de história. O município está localizado no emirado de Abu Dhabi e guarda algumas das construções mais antigas dos Emirados Árabes Unidos — isso porque era o ponto de encontro dos beduínos em suas viagens pelo deserto. A razão? Um oásis com mais de 4 mil anos. O Oásis de Al Ain é aberto para visitação e cobre mais de 1.200 hectares que abrigam mais de 147.000 tamareiras produzindo 100 variedades de tâmaras.

Você pode fazer o passeio a pé (gratuito) ou alugar uma bicicleta de dois lugares (pago). Entre as árvores você vai encontrar obras de arte e cafés sobre muitos dutos do sistema de irrigação subterrâneo que traz água de poços artesianos para irrigar fazendas e palmeiras — não é à toa que o local é conhecido como Jardim do Golfo.
Outra parada obrigatória em Al Ain é o Forte Al-Jahili, construído entre 1891 e 1898 pelo Sheikh Zayed Bin Khalifa — também conhecido como Zayed The First — avô do Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, primeiro presidente dos Emirados. A visita é gratuita e oferece um pequeno museu com a história do lugar que é um dos poucos exemplos da arquitetura tradicional da região, feito majoritariamente de tijolos de barro e coral.

A região também faz fronteira com Omã, e a nação vizinha pode ser vista ao subir a Jebel Hafeet, uma montanha de 1.249 metros e 26 quilômetros – ponto de encontro de famílias e jovens que aproveitam a vista enquanto fazem um pique-nique ou fumam o famoso narguilé.
Além de pontos turísticos históricos e geográficos, Al Ain ainda oferece gastronomia emirati tradicional.
Gastronomia Emirati
O Al Fanar Restaurante & Café é uma franquia fundada em 2011 para disseminar a tradicional culinária emirati e oferece um cardápio bem variado com opções de café da manhã e almoço.
Recomendo as Chebab – panquecas de açafrão com cardamomo, o aperitivo misto pra provar um pouco de todas as entradas e o Mutton Machboos – carneiro com arroz cozido lentamente infundido com limão seco, canela, folhas de louro, cardamomo e especiarias mistas. A limonada com hortelã é uma bebida típica e é sempre uma boa opção para o verão.
Confesso que ao chegar no local fiquei com um pouco de receio de ser um restaurante pega turista, devido à decoração bastante clichê, mas a experiência e a refeição foram 10/10. Assim como toda a viagem por Al Ain que é um charme por si só, com luminárias que remetem a arquitetura árabe clássica pelas ruas, um centrinho cheio de lojas e de repente um estádio de futebol super moderno.
Al Ain FC: o maior clube dos Emirados
O Estádio Hazza Bin Zayed, sede do Al Ain FC (presidido por Mohamed bin Zayed Al Nahyan — presidente também dos Emirados Árabes Unidos) é um local que reafirma o poder da nação.

Sua arquitetura é inspirada no deserto e adaptada ao clima local, utilizando tecnologia paramétrica para compor uma fachada que remete às folhas de palmeira e funciona como um sistema de resfriamento passivo — parte da climatização que ainda conta com uma cobertura especial que permite o uso do estádio no verão.
Com certeza a estreia do Al Ain FC na Copa do Mundo de Clubes da FIFA nesta quarta-feira, 18 de junho de 2025, será imensamente comemorada pelos emiratis que amam futebol, mas também estão empenhados a contar a sua história para o mundo.
Uma dica de souvenir é a camiseta do Al Ain FC nas cores branca e roxa que é bem bonita e diferente. O presente é facilmente encontrado em lojas estilo Mini Preço que oferecem todos os tipos de souvenirs para os turistas que visitam Dubai. Eu trouxe uma para o meu tio, ele adorou e eu posso provar…
