12,5 mil brasileiros vão estudar fora em 2012

Hamilton Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

A partir de março de 2012, 12,5 mil brasileiros estarão numa universidade estrangeira, como parte do programa Ciência sem Fronteiras. A disputa pelas vagas em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França começou nesta terça-feira (13) e termina em 15 de janeiro. A previsão é que cada um dos países europeus ofereça, até 2014, dez mil bolsas. Nos Estados Unidos, a meta é de 18 mil.
 
Outros 1,5 mil alunos de graduação
Já foram selecionados no primeiro edital para estudar em universidades norte-americanas. A chamada pública teve 7.007 inscrições. Dos escolhidos, 841 embarcam em janeiro, e os demais, em julho de 2012.

Graduação sanduíche
Durante os seis primeiros meses os estudantes poderão estudar o idioma do país de destino. A estratégia é conhecida como graduação sanduíche, pois o aluno faz parte do curso no Brasil, estuda um período no exterior, e depois volta para concluir na mesma universidade onde iniciou.

Selecionados terão bolsa de US$ 870 mensais
A bolsa será concedida pelo período de dois semestres letivos, além de três meses referentes a um estágio em empresas ou na própria universidade. Com alojamento e refeições oferecidos pela universidade estrangeira, os selecionados terão uma bolsa de US$ 870 mensais, as passagens aéreas e seguro saúde.

Processo seletivo
Os estudantes devem ter a candidatura homologada pela instituição de ensino em que estuda no Brasil, pois, ao regressar ao país, a instituição brasileira deverá validar os créditos obtidos no exterior. A seleção pública será feita de forma conjunta entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os critérios de escolha seguem parâmetros acadêmicos. Canadá – Estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica podem concorrer a 500 vagas para curso superior de tecnologia no Canadá, também nos moldes sanduíche. Os candidatos  devem ser pré-selecionados nas instituições onde estudam e, depois, se inscrever na página do programa Ciência sem Fronteiras na internet, por meio do formulário on line e enviar a documentação descrita no edital.

Critérios obrigatórios para os candidatos
Ser brasileiro, ter nota mínima no teste de idioma, fazer graduação nas áreas prioritárias do programa, ter cumprido de 40% a 80% do currículo previsto para seu curso, ter bom desempenho acadêmico, segundo critérios da IES

Será levado em conta na seleção

Se o candidato tiver bolsa de iniciação científica do CNPq, ser aluno do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou ter participado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tenha obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos, ter recebido Prêmio Jovem Cientista, de Iniciação Científica, medalha em Olimpíadas da Matemática e outros prêmios de incentivo a inovação e a iniciação científica.

Como se inscrever – Os formulários de inscrição estão na página do Ciência sem Fronteiras na internet: https://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf
Participou:Marcos Scotti.

curtas

* Em 2011, o Grupo Pão de Açúcar comemora o sucesso das campanhas solidárias que aconteceram nas lojas. No total, o Grupo, os colaboradores e os clientes doaram cerca 240 mil livros, 80 mil brinquedos e  400 mil peças de vestuário para instituições sem fins lucrativos, que estimula a ação voluntária.

* Começo de ano é tempo de buscar equilíbrio do corpo e da mente. Com esse objetivo, De acordo com professores da Academia Fit, com unidades no Batel, Cabral e Mercês, a yoga é uma prática milenar que oferece exercícios para a alma e para o corpo.

* A SOFHAR, empresa paranaense de soluções em Tecnologia da Informação e da Comunicação, firmou parceria com a Symantec na área de treinamentos, com foco específico para a região Sul do país. O mesmo modelo de parceria já é adotado em outros estados, a exemplo de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Frase:
Conhecer a si mesmo – esta é a base de todo o sucesso
Charles Chaplin