Quando se decide pela opção de tocar o próprio negócio, sozinho, com sócio ou família, o empreendedor consciente sabe dos riscos, tropeços e desafios que o esperam. A começar pelo tempo e a burocracia necessários por lei para a abertura de firma, sem falar da carga de impostos que vai assumir ( e afetar ) o seu negócio. Recentemente, a presidente Dilma anunciou importante medida que permite a atualização dos limites de faturamento das empresas, para efeito de caracterização do tamanho e faturamento do negócio.
Veja mais informações a respeito no link: https://g1.globo.com/politica/noticia/2011/08/governo-amplia-limite-de-faturamento-para-incentivo-microempresas.html

Força multiplicadora da economia informal
A nova medida é importante porque permitirá que muitas pequenas e microempresas não paguem mais tantos impostos e deixem de enfrentar burocracias, e não são tratados como se fossem médios e grande negócios. A medida é boa, mas está longe de atender aos anseios de uma sociedade emergente como a nossa, com apetite e necessidade de lançamento e desenvolvimento de pequenos e novos negócios. Segundo estudiosos, a Itália conseguiu a sua recuperação graças a força multiplicadora da economia informal dos micro e pequenos negócios. Eles tiveram incentivos, prosperaram e levantaram a economia do país.

Ser generalista sem perder o foco

Para Eliane Cristina Andrade, sócia e diretora do Grupo Conasscon de Itajaí, empresa de assessoria contábil, financeira e organizacional Ser empresário no Brasil é uma missão muito árdua, principalmente, no início, pois os empregados não tem noção das atividades que envolvem ser um empreendedor. Para Eliane Andrade, que atende clientes em vários segmentos, inclusive no segmento logístico-portuário, O empreendedor brasileiro, normalmente, inicia o negócio contando com a sorte, sem domínio do que irá fazer e depois se dá conta que precisaria entender um pouco de finanças, custos, contabilidade e de administração para tocar seu próprio negócio. Eliane é enfática, Acima disso tudo, mesmo que ele tenha aprendido bastante, tem um fator muito importante para o seu sucesso: o empreendedorismo, esse é o que o motiva diariamente para continuar o seu negócio. Se todo empresário tivesse uma aula pra aprender tudo que ele teria que dominar pra iniciar o seu negócio, provavelmente teríamos muito mais empresas saudáveis, conclui.

Além de acompanhar o dia dia, arrumar tempo para estratégias

Para o experiente profissional de comunicação e palestrante Eloi Zanetti, Os pequenos empreendedores são tão exigidos no acompanhamento do dia a dia dos seus negócios, (impostos a pagar, funcionários que não vieram ou os colocaram no ministério do trabalho, máquinas que quebram, entregas que não chegam, sistemas e processos que não andam), que nunca tem tempo para pensar em vendas e na estratégia dos seus negócios. E quando tem tempo e o querem fazer já não o sabem mais como fazer.

Excessiva carga tributária afeta produtividade
A carga tributário é um dos mais graves problemas enfrentados pelos pequenos e micro empreendedores, inimiga da competitividade da economia nacional. Há pequenas, médias e microempresas, dependendo de sua área de atuação, que chegam a empenhar até metade de seu faturamento somente para pagar impostos.

CURTAS
* Estudantes paranaenses e de mais 43 regiões do país têm a oportunidade de concorrer à capacitação gratuita para o mercado de tecnologia, por meio do Programa Students to Business (S2B), da Microsoft Brasil. O objetivo do programa é auxiliar jovens interessados em seguir carreira na área de TI a conquistar boas oportunidades no mercado. As inscrições vão até o dia 19/09 pelo site: www.programaS2B.com.br.

*Congresso Unindus de Educação Corporativa vai discutir o desempenho dos profissionais que as empresas desejam. A Universidade da Indústria (Unindus) do Sistema Fiep, realiza no dia 26 de outubro, no Cietep, em Curitiba, o I Congresso Unindus de Educação Corporativa. O evento tem como tema Equipes de Alta Performance e contará com palestras, oficinas e mesas redondas. Entre os destaques, o economista eleito um dos 50 profissionais de RH mais admirados do Brasil em 2010. O Congresso Unindus de Educação Corporativa é um evento integrado ao XII CONPARH – Congresso Paranaense de Recursos Humanos. Realizado pela Unindus em parceria com a ABRH-PR, o congresso tem como objetivo favorecer o compartilhamento das melhores práticas, tendências e desafios a respeito da Educação Corporativa. A programação completa e as inscrições estão no site www.unindus.org.br.

*XII CONPARH – Congresso Paranaense de Recursos Humanos. Anexo ao congresso de Educação Corporativa, nos dias 24 e 25 de outubro, também no CIETEP, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) promove o XII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH 2011). O evento é considerado o maior do gênero no Estado, e conta ainda com o VI Encontro de Desenvolvimento e Negócios de Consultores no Paraná (Consulpar).. Serão palestras, mesas redondas (apresentação de trabalhos científicos e cases), talk shows, oficinas e painéis, além dos programas paralelos, como a Feira de Negócios, Concurso de Contos sobre o tema Estratégias de Recursos Humanos nas Organizações e divulgação de livros. O conteúdo inclui temas como retenção de talentos – programas de incentivos e remuneração, como chegar e se manter entre as melhores empresas para se trabalhar, integração de gerações X, Y e Z, como as redes sociais podem ser ferramentas de RH, coaching, entre outros. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.conparh.com.br.

Frase:
As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.
(George Bernard Shaw)