Quando se lê a notícia de lançamento de um novo medicamento no mercado farmacêutico, é bem provável a relação que fazemos entre a medicina e o elevado lucro dos laboratórios. Mais provável ainda é pensar que todos os pesquisadores são mercenários à procura de “minas de ouro” chamadas royalties. Não é bem por aí. Quando no mundo todo milhares de mulheres recebiam o diagnóstico de câncer avançado e os médicos “sensivelmente” calculavam quantos meses de vida restavam para a morte, surgia o nome do médico americano Dennis Slamon. Ele foi um dos responsáveis pelo estudo do Herceptin (HER-2), uma droga capaz de reduzir tumores agressivos e que são detectados em 25% das mulheres. Desde que o medicamento foi lançado, já foram salvas mais de 400 mil vidas. Foi a partir dele que usamos muito o termo “terapia-alvo” em oncologia. Tudo isso é história, ciência, vida, mas também é trabalho duro. Ao assistir o filme que conta essa sua trajetória (Living Proof), a emoção foi constatar que até um cientista daquele grau comeu o pão que o diabo amassou para provar seu ponto de vista. Desacreditado por colegas, sem conseguir sequer um estagiário para lhe ajudar nas pesquisas, ele lutava ainda contra a indústria farmacêutica que o financiava e vivia ameaçando cortar o estudo. Afinal, só ele tinha certeza de que aquele estudo valia a pena e sabia que iria dar certo. A droga, que na infusão com o quimioterápico convencional era amarela, representava esperança para mulheres que tinham quatro, cinco meses de vida.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Lições aprendidas, siga em frente A lição que fica – não para quem é cientista como o Dr. Slamon, mas para pessoas de carne e osso que têm empregos “normais” – é persistência, é ser humano (chorar, sim, por um momento de fraqueza e desabafo diante do obstáculo que a vida nos impõe sistematicamente), é olhar adiante e respirar esperança e trabalho árduo. Nada cai de graça dos céus e, quem vive pensando que seria feliz ganhando na mega-sena, engana-se. Os que ficaram milionários ganharam uma bala na cabeça e, quem não foi morto pela ganância alheia, até voltou a ficar pobre de marré, marré, marré. O que quero dizer é o seguinte: não trabalhe pelo dinheiro, pelo lucro, mas pela satisfação pessoal, íntima. Lógico que é preciso pagar contas no começo do mês, mas profissionais que se pautam só pelo ganho não sabem o real valor de poder comprar um bem que economizou anos para ter ou a grata surpresa de ter colegas leais, chefes que respeitam sua opinião, credibilidade de colocar na mesa suas ideias…
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Diante da adversidade, lute! Se você está diante de uma situação difícil, seja na vida ou na profissão, que são indissociáveis, acredite que depois da tempestade vem a bonança e, de quebra, um arco-íris. Nada é tão ruim que perdure para sempre. Como dizia Chico Xavier, até um tropeço impulsiona para frente… São lições que precisamos passar, são caminhos que só nós podemos trilhar. O outro pode lhe dar a mão, mas cabe a você erguer o rosto, lutar pelo que acredita e batalhar. O trabalho seria tão monótono se não houvesse desafios, lutas diárias a travar, chefes sempre solícitos… Seria o ideal, mas isso talvez ocorra daqui a algumas centenas de anos, quando cada um entender sua tarefa e cumpri-la sem precisar que o superior fique pegando no pé, sem que o chefe cutuque você a cada cinco segundos… Aí estaremos vivendo em outro mundo ou talvez outra era com pessoas que mais têm a dar do que receber. Essa é a esperança: amarela ou da cor que vier.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
CURTAS
* E* A Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Regional Paraná (SBCTA-PR), juntamente com seus parceiros UFPR, Senai e Universidade Positivo, recebem inscrição de trabalhos para o 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF- 2010) e para o X Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos (X ERSCTA). Ambos acontecem de 5 a 8 de outubro em Curitiba e são organizados pela entidade. Informações: (41) 3022-1247 ou pelo site: www.icbf2010.com
* A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deve seguir a tendência de profissionalização e ser presidida por um executivo de mercado. A justificativa é que presidir uma entidade toma muito tempo dos banqueiros, que deixam de fazer dinheiro. Se isso melhorar o atendimento bancário, o consumidor agradece.
* O headhunter Hamilton Fonseca busca executivos para atuar na área logística portuária. São quatro vagas para as regiões de Itajaí e São Francisco do Sul (SC) e Paranaguá e Antonina (PR). Os interessados devem enviar curriculum com pretensão salarial para [email protected].
* Quem atua com TI deve ficar atento: a Wipro Technologies, companhia global de serviços de TI da Wipro Limited (NYSE: WIT), inaugurou em Curitiba um Centro de Operações Global, a sétima unidade estratégica que a companhia mantém no mundo. Empregos à vista!
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Frases “Tente mover o mundo: o primeiro passo será mover a si mesmo”. Platão
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para [email protected].
Ana Paula de Carvalho jornalista 41 | 3026-8755 41 | 9604-2102
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * ANA PAULA DE CARVALHO anapaula @stampanews.com.br
|