Se você está beirando os 50 anos e teme pelo futuro produtivo, fique calmo. O mercado de trabalho está se transformando à medida que a expectativa da população também vem mudando.
Agora, estamos vivendo cada vez mais e, se antes chegar à terceira idade significava aposentadoria, hoje é sinônimo de continuidade produtiva. Afinal, como deve ser parar de uma hora para outra para pessoas ativas e que mantêm a mente arejada?

Expectativa de vida
Simplesmente não faz sentido descartar do mercado de trabalho pessoas que reúnem a experiência e a sabedoria de quem tem mais idade. Ao se contrapor esses atributos com os novatos, é notável o ganho de empresas que mesclam esses dois universos diferentes, mas complementares.
Há 100 anos a expectativa de vida média das pessoas era inferior a 50 anos. Hoje, mesmo no Brasil, as pessoas vivem em média mais de 70 anos, segundo pesquisas recentes do IBGE. Isso significa que alguém que se aposenta depois de 30 ou 35 anos de carreira, ainda terá mais 25 anos, pelo menos, de possibilidade de trabalhar e, portanto, precisa planejar o que vai fazer, finalmente fazendo o que gosta de fazer.

Mercado absorve mais profissionais acima dos 50
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o número de pessoas acima dos 50 anos que foram empregadas no primeiro trimestre deste ano aumentou se comparado com o mesmo período de 2009. Só nos primeiros meses deste ano, foram reempregados 32,7 mil profissionais nessa faixa etária. Isso significa 5% para o grupo composto por trabalhadores entre 50 e 64 anos.
Os dados referem-se ao mercado paulista, cujo cenário acaba se refletindo em outras capitais. Entre os aliados dos profissionais experientes, estão a melhoria da situação econômica do Brasil e o mercado de trabalho formal mais favorável.

O que é “velhice” para o mercado
Hoje em dia homens e mulheres podem continuar a oferecer sua contribuição profissional muito além dos 50, trazendo sua competência, experiência e vivência do ambiente empresarial.
Portanto, não é velho o profissional que atinge 50 ou 60 anos de idade, mas sim aquele que, literalmente, “parou” no tempo, o que resiste a mudanças ou preferiu ficar preso ao comodismo e à tão perigosa “zona de conforto”.
Nesse aspecto, o mercado de trabalho não vai investir em profissionais de mais idade que tenham parado seu desenvolvimento no tempo, cujos conhecimentos estejam desatualizados e cuja experiência tenha ficado “velha” e obsoleta.
O mercado também rejeita, a qualquer tempo, o profissional que não quer aceitar mudanças ou quem combata inovações, aquele que não reconheça mudanças no ambiente físico, cultural e social e não saiba se comunicar ou se relacionar com outras pessoas.

Vários caminhos a percorrer
Depois de certa idade, a gente passa a pensar no que nos faz bem ao invés do que precisamos fazer para ganhar a vida. Muitas das primeiras escolhas levavam em conta a empregabilidade, o ganho financeiro e nem sempre a satisfação pessoal.
Agora, portanto, é hora de colocar como prioridade a felicidade no que se faz. Se, até agora, o seu emprego foi sinônimo de arrastar um caminhão com areia, vá atrás do que lhe traz satisfação. Pense sobre o que lhe dá prazer, qual seu talento nato, no que você é bom mesmo. Indague-se sobre algo que você sempre quis fazer e nunca teve oportunidade ou colocou em stand by pelas suas necessidades mais emergenciais. Geralmente acontece isso: você quer abrir um negócio próprio, mas a estabilidade financeira para a família conta mais ou você sempre quis se dedicar ao terceiro setor, mas o tempo impedia sua iniciativa…
Depois de descoberto o que lhe traz sorriso à face, siga esse caminho, abra essa trilha que só pode ser feita por você. E mais ninguém!

curtas
* Boa iniciativa: a Puras, empresa de refeições coletivas, seleciona candidatos para 109 vagas para deficientes em 11 estados por meio do Programa Incluir. No Paraná, são nove vagas. Os interessados devem fazer cadastro no site www.puras.com.br, nos links “Fale Conosco” ou “Trabalhe Conosco”. As inscrições estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas.

* Concurso público da Prefeitura de Curitiba com vagas em várias áreas. Informações:
https://www.gurhu.curitiba.pr.gov.br/concurso/frmconsconcursoexternolista.aspx

* A Prefeitura Municipal de Araucária lançou concurso para 132 vagas de níveis fundamental, médio e técnico. Os salários variam de R$ 723,03 a R$ 1.316,82. Informações: As inscrições devem ser feitas até 18 de junho pelo site www.nc.ufpr.br.

FRASE
“É mais fácil viver na falsa procura do seu caminho do que na responsabilidade de encontrar.”
M. Proust