De nada adianta o empreendedor ter todo o trabalho para abrir um negócio, se não tiver, desde o inicio, a organização e estrutura para as várias intempéries que vai enfrentar. Senão, vai ser mais um negócio bem intencionado que não passou da puberdade para o amadurecimento. Pensando em utilizar os conhecimentos e a prática na implantação e gestão de empresas, aliando a tecnologia da informação como diferencial, os empreendedores Hário Tieppo, Edson Ricardo e Mario Borges criaram a Coesus, uma consultoria que usa como método a sistematização de procedimentos como vetor do desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios.
Como surgiu o negócio e a metodologia?
Aplicamos uma metodologia que denominamos de Sistematização. Para melhor compreender nossa proposta e abordagem, imaginemos o fato mais comum que os empresários vivenciam. Elaboram com sua equipe um excelente planejamento estratégico para o ano e ao final deste período, verificam que não conseguiram realizar muitos dos objetivos traçados e frustram-se por não terem atingido as metas propostas. O nosso negócio é prover soluções para estes empresários, garantindo através de processos sistêmicos que as ações estratégicas sejam executadas, mantidas e atualizadas automaticamente em tempo real.
O que tem de peculiar nos serviços da Coesus, em relação a tantas consultorias no mercado?
Apresentamos como proposta de diferenciação o aumento da garantia de execução das atividades operacionais e estratégicas, definidas em conjunto com os dirigentes das empresas. As empresas possuem enormes potenciais de geração de negócios. Estas forças são formadas pelas ideias, inteligência, conhecimento, experiência e habilidades dos seus fundadores, gestores e colaboradores. Observamos nestes anos de vivência como líderes e dirigentes, que as organizações sempre têm estas forças, independente do segmento em que atuam. Muitas são altamente planejadas e organizadas, mas 99% delas enfrentam enormes dificuldades de transformar estes potenciais em resultados. É aqui que a nossa abordagem estabelece o seu diferencial. Vamos além dos diagnósticos e propostas de mudanças e melhorias. Ao identificarmos os potenciais da empresa junto com o proprietário/dirigente, e cada uma é diferente da outra, definimos quais as áreas, fluxos e ações estratégicas devem ser sistematizados, garantindo a execução e adequação da gestão dia a dia. Através de um software de processos, escrevemos os fluxos das ações administrativas/operacionais, definimos as informações oportunas e pontos de decisão para os processos estabelecidos. O sistema apresenta em tempo real para os envolvidos, toda esta dinâmica de acompanhamento, o que possibilita a correção ou mudança de rumo no momento presente. É desta forma, que aumentamos a garantia de que os projetos e metas sejam cumpridos, mantidos, atualizados e melhorados.
Pode ser aplicado em pequenas ou é mais voltado para grandes corporações?
A metodologia de sistematização funciona em todos os tipos de negócios e tamanhos de organização. Não buscamos determinados segmentos de mercado, procuramos identificar empresários com perfil integrador, desenvolvedor e criativo. Os resultados são muito positivos quando o dirigente prioriza ferramentas tecnológicas, gestão por processos e planejamento contínuo. Quando acredita em valores como transparência na gestão, compreende a necessidade da correta delegação de responsabilidades e apoia a capacitação e participação dos colaboradores no desenvolvimento da empresa. Atuamos com orientação estratégica e organizacional, como escritório de processos, treinamentos/Coaching, terceirização de mão de obra especializada, automação e integração de processos/sistemas. www.coesus.com.br
Curtas
* A 23ª edição do Salão Curitibano de Artes Visuais, uma iniciativa de apoio à cultura promovida pelo Clube Curitibano, será aberta ao público no dia 16 de outubro às 19h30. A exposição pode ser visitada até o dia 16 de novembro com entrada franca.
* O Projeto Eu Digo X, do Instituto Zeca Muggiati, realiza o I Encontro Paranaense de Conscientização sobre a Síndrome de X Frágil no dia 25 de outubro, na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE). Informações: www.eudigox.com.br
* A especialista em Marketing e Comunicação Organizacional Sulamita Mendes lança no dia 29 de outubro, às 19h, no Paço Municipal, o livro As Sutilezas e o Óbvio da Comunicação Corporativa.
* O escritor curitibano Cezar Tridapalli recebeu o prêmio Minas Gerais de Literatura com o seu romance O Beijo de Schiller, lançado esse ano pela editora Arte & Letra.
* O Centro de Estudos de Acupuntura no Paraná (CESAC PR) dá início no dia 18 de outubro à 21°Turma de Especialização em Acupuntura para médicos. Informação: (41) 3027-6120
Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada.
(Otto Von Bismarck, diplomata alemão)