Arte e ilustração: Césinha

Nas minhas atividades como headhunter e negociador de empresas em processos de fusões & aquisições, tenho o privilégio de conhecer talentos incomuns. A um deles, Elói Zanetti, escritor, palestrante e talento publicitário do Paraná, sempre faço provocações sobre temas diversos. Outro dia, conversamos sobre o acaso na nossa vida e na carreira. Elói falou sobre a Serendipidade e mandou este bom e inesperado artigo.

Descoberta acidental para solução para dilemas impensados
A palavra serendipity é oriunda de um conto persa, adaptado para a língua inglesa pelo escritor Hugh Walpole (1754) – Os três príncipes de Serendipity e designa o momento em que alguma coisa boa e inesperada acontece conosco. Na história os três heróis resolviam seus problemas criando circunstâncias favoráveis para eles graças as suas capacidades de observação, sagacidade e as mentes abertas para as múltiplas possibilidades de solução. Assim iam descobrindo de forma acidental a solução para dilemas impensados. 

Gutenberg
Usamos muito a palavra serendipity para descrever como algumas invenções, descobertas e inovações aconteceram ao longo do tempo – Gutenberg ao observar um cavalo pisar numa lama meio endurecida criou a impressão com os tipos moveis – imprensa – mas, não vamos esquecer de que ele estava preparado para isso, pois trabalhava com gravações metálicas – foi só ligar uma coisa com a outra. 

Fleming
Alexander Fleming ao voltar para seu laboratório verificou que uma cepa com determinado tipo de fungo não estava sendo atacada por bactérias – inventou a penicilina – parece que foi uma descoberta acidental rápida, mas ele já pesquisava de forma exaustiva sobre o assunto há muito tempo.

Beatles
Os Beatles tocaram nove anos em uma garagem antes de inventarem o seu estilo e virarem realmente os Beatles. Se você não estuda, não se prepara, não faz cursos, não aprende outros idiomas e tem preguiça de buscar novas informações para enriquecer a sua carreira, como é que espera ser promovido. Muitos jovens acreditam que é só terminarem a faculdade e um mestrado que já estarão aptos a assumir cargos gerenciais e até de diretorias. Acreditam que a boa fada madrinha vai lhes colocar no colo excelentes postos. 

Serendipitade é necessário longa preparação
Outros, na área das artes, crêem que sabendo um pouco sobre algum instrumento musical ou a espalhar tinta em uma tela já serão candidatos ao estrelado. Esquecem que para toparem com a tal da serendipitade é necessário longa preparação. Primeiro a gente domina a técnica para depois dominar a arte – em ambientes profissionais não existe o cortar caminho. Para ser um mestre na sua profissão é preciso primeiro dominar as técnicas do ofício e isso exige anos de carreira – especialistas da educação dizem que se você for bom em alguma coisa e estudar o assunto, por no mínimo três horas por dia, em dez anos você será considerado um experto naquilo que faz.  https://pt-br.facebook.com/eloi.zanetti/



Curtas

  • Nesta 5ª feira,24, às 18h, o PUC-PR Idiomas oferece palestra gratuita sobre o escritor colombiano, ganhador do Nobel de Literatura, Gabriel García Márques. O palestrante é o jornalista  e também escritor colombiano Juan Quintera Herrera, autor do blog Em Verdades www.enverdades.blogspot.com. 
  • Inscrições:https://www.sympla.com.br/palestra-em-espanhol-sobre-o-ganhador-do-premio-nobel-de-literatura-com-declaracao-de-horas__292938
  • A profissional arquiteta Carla Grüdtner é uma das profissionais escolhidas para estrelar a capa do Anuário CASACOR Paraná de 2018. Essa é a principal publicação da mostra, que revela todos os espaços da edição. O ambiente Balcony, projetado pela arquiteta, revela como o espaço externo da casa pode se tornar acolhedor, com o uso de madeira, muita vegetação natural, obras de arte e móveis de design assinado.

Frase
“O acaso só favorece a mente preparada” 
(Louis Pasteur)