Ah, seu eu tivesse 15 anos…

Ana Paula de Carvalho - anapaula@stampanews.com.br

Ah, seu eu tivesse 15 anos…
Imagine morar por um ano no exterior, poder cursar os estudos sem perder o ano letivo e ainda retornar falando fluentemente uma língua estrangeira. É essa experiência que muitos adolescentes estão descobrindo e, além disso, trazem na bagagem uma nova visão do mundo, de vida e até do relacionamento com os pais.
Como pré-requisito para integrar o programa, é preciso ter entre 14 e 18 anos e estar cursando o ensino médio. O MEC exige que os alunos cursem determinadas matérias para que o seu ano letivo seja validado aqui. Para quem cursar o “terceirão” no exterior, é bom estar preparado para encarar provas de conhecimentos gerais em português, geografia e história do Brasil.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Aí vou eu
O aluno em intercâmbio possui como opções para estudar no exterior permanecer cinco meses ou um ano letivo. Isso varia de acordo com o país escolhido, cujo ano letivo começa em agosto ou janeiro. Os países mais procurados são os Estados Unidos, seguido do Canadá, Nova Zelândia e Austrália, enquanto destinos como França, Alemanha e Suíça também são escolhas feitas pelos jovens paranaenses.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

The book is on the table
Ao chegar num país estrangeiro, o intercambista começa a ter contato com a língua falada na rua, em situações de formalidade ou diante de pessoas mais velhas.
“A fluência da língua, a forma como se conversa, a tonalidade e a diferença do inglês de rua do inglês executivo diferenciam os profissionais mais tarde em uma disputa no mercado de trabalho”, aponta Mônica Oliveira, gerente da CI em Curitiba, agência de intercâmbio com mais de 70 escritórios no país.
Segundo ela, esse aprendizado é um ganho que não se aprende na escola, mas vivenciando o dia-a-dia.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Amadurecimento
Em contato direto com os intercambistas, Mônica nota que os jovens saem daqui, por vezes, com conflitos próprios da idade, mas retornam maduros, flexíveis, tolerantes e mais compreensivos com a educação repassada pelos pais. “O adolescente ganha valores como relacionamento interpessoal e maturidade, uma oportunidade para utilizar desde já essas habilidades que vão ter que ser desenvolvidas mais tarde”, descreve.
No retorno para casa, ela já presenciou muitos casos de melhoria na relação entre pais e filhos, cujos valores recebidos são confrontados no exterior e, na maioria das vezes, compreendidos pelos jovens. “No intercâmbio, ele acaba entendendo o que os pais queriam educar e acaba descobrindo seu caminho próprio”, avalia.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
DICAS PARA NÃO ENTRAR EM FRIA

Siga algumas orientações para que o sonho de estudar no exterior não se transforme num pesadelo:

• A escolha da agência pelos pais deve seguir como critério a observação de que a empresa é conveniada à Belta, uma instituição que reúne agencias que cumprem determinados parâmetros de conduta e ética;

• Avaliar o colégio no exterior, cujo critério a adotar é o tempo de convênio entre a instituição e a agência;

• Na hora de fechar contrato, fique atento a clausulas relacionadas às taxas de cancelamento. Verifique se há garantia de colocação do jovem em uma casa de família para não ter surpresas desagradáveis, como seu filho ficar sem lugar para se estabelecer;

• Verifique se a agência presta orientações para ambos, pais e filhos. A preparação psicológica prepara o jovem a identificar a diferença entre saudade, adaptação ou problema, fazendo com que ele mesmo possa dar o próximo passo e, em caso de imprevisto, saber a quem recorrer.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
CURTAS

• Estão abertas até o dia 31 de outubro as inscrições para o mestrado profissional internacional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, desenvolvido pelo Senai Paraná em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de Stuttgart, da Alemanha. O início das aulas está previsto para 06 de março de 2009. Informações: www.pr.senai.br/mestrado

• A partir de 2009, o Senai vai oferecer cinco novos cursos técnicos: Mecânica Industrial, Confecção Industrial, Gestão de Processos Industriais, Informática Industrial e Mecatrônica. As matrículas já estão abertas no Centro de Tecnologia de Maringá (CTM), unidade do Senai estruturada para atender os setores do Vestuário e Metalmecânico da região Noroeste.

• O Dapi – Diagnóstico Avançado por Imagem abraça a causa do câncer de mama através de palestra e oficina do Chaveiro da Vida. O alerta de prevenção à saúde está sendo realizado durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que vai até sexta-feira. A clínica, que possui um centro específico à mulher, pretende estimular o diagnóstico precoce entre seus colaboradores e público interno. Iniciativa nota dez!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
LIVRO

Neste livro, o autor descreve os códigos da inteligência, capazes de estimular tanto jovens como adultos a libertar a criatividade, expandir a arte de pensar, desenvolver saúde psíquica e a excelência profissional. A obra também aborda as armadilhas da mente em que facilmente caímos e que podem bloquear a inteligência.

 

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
FRASES

“A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal.”

Machado de Assis

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para anapaula@stampanews.com.br.

Endereço para correspondências: Travessa João Turin, 37, cj. 501 Batel CEP 80.240-100
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
ANA PAULA DE CARVALHO
anapaula @stampanews.com.br