Os profissionais quando são disponibilizados no mercado de trabalho e estão desempregados, às vezes, não pensam em desenvolver atividades temporárias que aperfeiçoem o potencial e podem render atualizações. Numa situação de desemprego, onde você é exposto a um regime de ‘férias forçadas’, procure tirar o máximo proveito desta adversidade e escolha atividades que contribuam para a reciclagem e atualização profissional. Através de uma boa pesquisa é possível encontrar cursos e vivencias, que não se obsoletam rapidamente, a preços acessíveis e gratuitos.
Tempo de recolocação aumentou e exige criatividade
Com a concorrência cada vez mais acirrada, o tempo de recolocação das pessoas aumentou de maneira significativa, desta forma, os profissionais não podem depender da atitude passiva, apenas, enviando currículos e esperar o que vai acontecer. Esteja atento nas entrelinhas das noticias sobre negócios, fusões, aquisições e novos investimentos. Nessas informações existem oportunidades de trabalho e negócios ocultas, a espera de abordagens inteligentes e assertivas. Existem atividades que podem compor um elenco de ocupações que ajudam em pequenas melhorias de qualidade de vida, desde compartilhar afazeres com a família e realinhar o orçamento doméstico, até o exercício de ações de voluntariado, que permitem o desempenho pleno de cidadania, e que contribuem na empregabilidade. Um das preocupações das grandes empresas, na seleção de profissionais, é o fato do profissional ser voluntário e exercer mais plenamente a cidadania através de associações de moradores e Ongs.
O tempo livre melhor aproveitado
O sociólogo e cientista italiano Domenico Di Masi, autor do livro O Ócio Criativo, estudioso das relações no trabalho, envolvendo os atores principais (patrões, empregados, família e sociedade), desenvolveu um conceito revolucionário sobre a boa aplicação dos momentos de ociosidade, seja ela forçada ou não. Ele partiu do principio que a sociedade contemporânea está utilizando as facilidades da tecnologia e, por conseqüência, se adaptando às mudanças na forma e conteúdo no exercício das profissões, onde temos mais tempo livre para cultivar momentos de qualidade vida com as pessoas que amamos e queremos bem, realizando múltiplas atividades.
Respeitar a individualidade em prol da produtividade no trabalho
Segundo o cientista De Masi, Quando o indivíduo consegue unir três aspectos, o Comércio e Serviços ou atividade profissional que lhe renda frutos financeiros; a Universidade ou fonte de obtenção de saber; o Racionio Lógico, ele está praticando o ócio criativo, que é uma experiência única e que proporciona uma melhor adaptação para as necessidades da sociedade pós-industrial, respeitando a individualidade das pessoas e proporcionando mais alegria e produtividade ao próprio trabalho. Vale a pena ler o resenha do livro no link:
https://mudandoparadigmas.blogspot.com/2007/09/resenha-do-cio-criativoresenha.html
Manter-se antenado nos relacionamentos
Primeiramente, o conceito de estar desempregado e parado na sociedade da informação e do conhecimento mudou bastante. Quando não tínhamos computadores, hoje sendo utilizados como se fosse eletro doméstico, as possibilidades de interação e compartilhamento das informações eram muito reduzidas. Hoje, você participa de redes sociais e compartilha em tempo real informações preciosas e poucas vezes implementas.
Reciclagem permanente
Quando um profissional entende que há um ciclo para si, e que este pode ser recriado a partir do momento em que ele mesmo se recicla, ou se adapta às intempéries, o profissional então se torna como um ‘produto vivo’ aberto ao mercado, apto para mudanças e transformações. Com a sociedade em mudanças, que recebe impactos no mercado de trabalho, a capacidade de renovação está diretamente relacionada ao apetite de cada um por mudanças e com a respectiva atualização científico-tecnológica.
CURTAS
* O profissional Paulo Batista Geovanelli é o novo diretor comercial da Alimentos Zaeli, uma das maiores indústrias de alimentos do País. Desde 1990, o executivo faz parte do quadro de funcionários atuando em várias funções gerenciais. Por ser credenciado pelo Ministério da Agricultura em classificação de produtos agrícolas, onde também participou de vários cursos de especialização na área de negócios e marketing, Paulo conhece muito bem a empresa e o mercado, o meu perfil é estar sempre pronto a enfrentar novos desafios, através do conhecimento que tenho será mais fácil alcançar os novos objetivos principais que são aumentar o número de novos distribuidores e representantes em todo o território nacional e buscar a excelência no atendimento aos clientes diretos e indiretos, finaliza o diretor.
* O Hospital Cardiológico Costantini realiza nesta sexta e sábado, em Curitiba, o Seminário Científico Cardiologia do Exercício, que vai reunir, além dos médicos da instituição, profissionais que atuam na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Informações: (41) 3013-9267 / [email protected]
* A Previsul Seguradora lança aplicativo exclusivo para o iPhone, que oferece, através de uma interface simples e objetiva, diversos recursos como informações detalhadas sobre todos os produtos, informações de contato e a localização das sucursais pelo Brasil. Com apenas alguns toques é possível ter acesso aos resultados de sorteios e novidades sobre o Cartão Previsul de Vantagens, bem como consulta à lista de prestadores conveniados.
* A Endossa/Loja Colaborativa promove neste sábado o Wall Fest, uma proposta diferente que alia marketing e cultura. O evento será realizado das 14h às 20h é concentrado no muro da loja, que faz parte de sua decoração e vai receber uma nova pintura, realizada pelos artistas Luis Fertonani e Rafael Finha Tavares. Além disso, durante o evento é possível conferir um pocket show com a banda Some Community de São Paulo, cerveja artesanal e Cupcakes da Garabatos Arte em Doce.
Frase:
Viva cada dia de sua vida como se fosse o último, pois um dia desses vai ser mesmo. (Alfred E. Newman)