Arte da sobrevivência dos animais e a empregabilidade

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Assistindo a programação de canais especializados em natureza, onde são realizados documentários fantásticos dos animais em suas incríveis demonstrações de adaptação ao meio ambiente, tive uma intuição e pensei que nós, humanos, poderíamos aproveitar melhor as lições encontradas nas estratégias de sobrevivência do ambiente selvagem e usá-las no trabalho e na vida.

Selva de pedra e reino animal

Imagine que a selva de pedra de uma grande metrópole seja o seu habitat, onde um turbilhão de situações e informações interligadas em rede geram uma profusão de acontecimentos, negócios, oportunidades, riscos e tropeços. Tudo isso faz parte do seu dia a dia como animal ‘sapiens’, dono de uma experiência valorizada a tal ponto de favorecer a sua empregabilidade e a superação de obstáculos para a conquista do sucesso e o sustento da família. Nesta selva urbana, profissionais especializados e de alta qualificação, pelo menos em tese, são sempre absorvidos pelo mercado de trabalho. Será? Um sábio provérbio africano ensina que Em cada amanhecer na África, a gazela desperta e ela sabe que terá que ser mais veloz do que o mais rápido dos leões, caso contrário será morta! Em cada amanhecer na África, o leão desperta e ele sabe que terá que correr mais rápido que a mais lenta das gazelas, caso contrário não sobreviverá! Não importa se você é a gazela ou o leão. Na África quando o dia amanhecer, é melhor você começar a correr!

Ajustes e adaptações constantes

Fazendo uma correlação do provérbio com a nossa vida, mesmo com um mar informações à disposição, além da necessidade imperiosa de gerar renda, muitos profissionais não fazem direito o dever de casa para saber quais ajustes e adaptações precisam ser feitos na carreira para driblar as dificuldades do mercado de trabalho selvagem e competitivo. Cada vez mais o ambiente competitivo dos negócios e do mercado de trabalho exigem astúcia, agilidade e informação de altíssima qualidade.

A evolução e a natureza trazem valiosos ensinamentos

Cientistas desenvolveram uma concepção de inovação que pode ser aplicada em várias situações na vida, inclusive na carreira, que é totalmente inspirada na natureza. Denominada de biônica ou do inglês ‘biomimicry’, estudiosos acreditam que a ciência e a arte de imitar as melhores idéias da natureza pode ajudar a resolver problemas humanos. Por exemplo, o Shinkansen Bullet Train, o trem bala japonês mais rápido do mundo, que viaja a 320 km/hora, teve o seu desenho original modificado a partir da observação da natureza. O problema: As mudanças na pressão do ar produziam enormes estalidos toda vez que o trem saía de um túnel, fazendo com que moradores de até meio quilômetro de distância se queixassem. Um dos engenheiros responsáveis pela eficiência do trem e ávido observador de pássaros, perguntou-se: Há alguma coisa na natureza que se desloque de forma ágil e silenciosa entre dois ambientes completamente diferentes? A solução: A modelagem da frente do trem tem o formato do bico do martim-pescador, que mergulha do ar até corpos de água para a captura de peixes com pouquíssimo espirro, resultou não apenas em um trem mais silencioso, mas no uso de 15% menos eletricidade, mesmo quando o trem viaja 10% mais rápido. Em outras palavras, aquilo que nos circunda na aldeia global e na natureza é o segredo para o sucesso e sobrevivência, basta fazer uma leitura menos cartesiana da situação e ter uma compreensão sistêmica do que nos cerca.

 



 

CURTAS

 


 

FRASE:Sem dúvida, o mundo dos negócios é uma selva, mas quem decide se nela vai ter gatinhos ou leões é sua vontade de se manter vivo.  (Dalvan Miotto)