Arte e reciclagem incentivam o voo ‘solo’

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Sobras de madeira, celulose e papelão viram arte de decoração nas mãos de duas empreendedoras em Curitiba. Ana Paula de Freitas deixou a advocacia e se uniu a Patrícia Palhares de Farias, dona de uma agência de promoção, e começaram a reaproveitar o que era descartado depois do fim de eventos, feiras e exposições. Para conhecer esta estória de empreendedorismo, conversamos com a Ana Paula.

Como foi deixar a advocacia e virar empreendedora?
Eu não me sentia empreendedora, mas a minha sócia, me passa um pouco dessa experiência. Difícil não foi, porque eu não estava feliz com a advocacia e sempre quis fazer o que eu gosto. O empreendimento é como se fosse uma filha para mim, eu tenho que fazer o melhor por ela e gosto de trabalhar na parte da criação, marketing, assessoria e atendimento. As pessoas têm muita pressão da família e da sociedade e a maioria não se auto conhece muito bem, não fazem noção do que é vocação e acabam gastando fortunas com a faculdade.

Como surgiu a idéia de se associar ao empreendimento?
A ideia inicial veio da minha sócia Patrícia, que é dona juntamente com o seu marido de uma agência de promoção. A Patrícia queria que as sobras de materiais da sua empresa, que provém de estantes comerciais, fossem reaproveitadas para diversos tipos de artezanato. Daí que ela me convidou para ser sócia e deixei a advocacia de lado.

Como funciona a questão do reaproveitamento dos materiais?
No ínicio, acreditávamos que era possível reaproveitar tudo, mas fomos aprendendo que esse processo muitas vezes deixava o produto inviável para venda. Como a empresa está crescendo e precisamos produzir mais, trabalhamos com estoque e acabamos estudando novos materiais. Então, nesse momento, nós continuamos aproveitando várias sobras, mas a maioria dos quadros que eram feitos de mdf, agora são feitos de PVC, material um pouco mais caro, mas muito mais viável, não precisa ser lixado e nem passar ‘primer’, acaba facilitando e barateando a produção.

Como foi  o processo de criação dos produtos e conceito da marca?
Quando fui convida a primeira coisa que pensei foi…Como? eu não sei fazer arte. E realmente sou péssima com as mãos, mas eu gostei do desafio, porque decoração sempre foi uma das minhas grandes paixões. Procurei solucionar esse problema com a ajuda do meu namorado, Eduardo Rosa, que é designer gráfico e ilustrador. Comecei a fazer rascunhos em papéis das minhas ideias e fui soltando criatividade, passei alguns meses pesquisando muito sobre tendências em decoração e o Eduardo foi ilustrando tudo aquilo que estava nos rascunhos. Formamos uma parceria criativa. Sobre o conceito, eu queria trazer algo novo para a casa das pessoas, queria que os objetos tivessem uma mensagem para passar, criei frases divertidas para os quadros, trabalhei em cima da moda, estampas e gostos. As pessoas podem montar a sua casa com o carinha delas, a casa precisa traduzir a personalidade das pessoas. Queremos trabalhar para pessoas que amam decoração e que não entendem muito a respeito, mas querem uma nova ideia, alegrar e colorir a sua casa. Não é fácil ter uma loja virtual como as pessoas imaginam, você precisa estar o tempo todo mostrando sua marca, já que ninguém passa pela vitrine da sua loja. Estamos começando a trabalhar com o mercado atacadista também, o que é bem vantajoso. É tudo muito novo para nós, estamos conhecendo melhor o mercado.

Curtas
* A Ernst & Young Terco anuncia a chegada de Andrea Fuga, nova sócia que atuará em Avaliação de Empresas e Modelagem Financeira (Valuation & Business Modelling). Andrea já coordenou inúmeras análises econômicas para transações, reportes financeiros e tributários, análises de viabilidade e captação de recursos, além de ofertas públicas.
* A Coca Cola Zero e o Extra realizam de hoje (02/07) a 31 de julho  a Promoção Quanto Mais Rock Melhor.  A cada R$ 50 reais em compras, contendo duas ou mais Coca Cola Zero de qualquer embalagem, o cliente ganha um número da sorte para concorrer. Depois, basta cadastrar o número via SMS para 49210 ou pelo site www.familiaextra.com.br/quantomaisrockmelhor, acrescentando o dia do Rock in Rio que gostaria de ir.
* De acordo com o diretor geral do Conglomerado Financeiro Barigüi, Rodrigo Pinheiro, o crédito com garantia de imóvel tem sido uma ótima opção usar a casa própria e trocar o conjunto de dívidas caras e de curto prazo por uma alternativa de longo prazo e juros menores. As famílias têm à disposição uma saída viável usando refinanciando seu imóvel, aponta ele.

Frase

O seu maior multiplicador é ter a pessoa certa no lugar certo.
( Ram Chara)