Cada vez mais empreendedores brasileiros utilizam o crowdfunding, que permite a pessoas físicas ou jurídicas financiem seus projetos por meio de participações coletivas. Curiosamente esse processo está prestes a ser implantado no Brasil, muito antes do que grandes mercados como Estados Unidos, Canadá e Japão. É um novo método alternativo de obtenção de recursos financeiros para apoiar um projeto ou idéia criativa, onde um empreendedor pode atrair uma “multidão” de pessoas das suas redes sociais, amigos, familiares para colaborarem com pequenas participações financeiras, conseguindo a arrecadação mínima para viabilizar o projeto.
Qualquer segmento de negócios
A mecânica é muito simples: o empreendedor apresenta sua ideia ao público, dizendo quanto precisa arrecadar e qual a data limite para alcançar este feito. As pessoas acessam o site, conhecem o projeto através de explicações em vídeo e texto e decidem por contribuir, ou não, com o projeto apresentado. Caso o projeto consiga o financiamento, o site que divulgou a iniciativa recebe uma comissão da empresa (em geral, 5%), caso contrário o empreendedor sai sem levar nada do que foi arrecadado. O crowdfunding é utilizado para qualquer tipo de mercado, seja ele cultural, de saúde, tecnologia e industrial.
Grandes marcas usaram o financiamento coletivo
Esta modalidade de financiamento se apoia na vontade das pessoas em ajudar um negócio a sair do papel, mesmo com baixo investimento, com o objetivo de poder participar de alguma forma daquela empresa no futuro. Algumas grandes empresas e produtos/serviços que conhecemos hoje já tiveram suas rodadas de investimento coletivo, como a Wikipédia, Linux, YouTube e, acredite, até a famosa Estátua da Liberdade, símbolo mor dos EUA, precisou de investimento coletivo para ser construída e transportada.
Modalidades de financiamento coletivo
Segundo o Instituto da Economia Criativa, há cinco modalidades de financiamento coletivo: 1) Doações, onde as pessoas se mobilizam por causas sociais e filantrópicas;2) Recompensas, onde as pessoas ativam shows, publicações, filmes e outros, geralmente ligados à arte e à cultura, recebendo o produto que foi objeto da mobilização, como livros, CD’s, DVD’s e ingressos de shows, entre outros; 3) Co-produção, a partir do anúncio antecipado de produtos geralmente de consumo, como relógios, jogos e outros, se movimenta para permitir a finalização, produção e entrega do produto; 4)Emprestar e Tomar Emprestado, onde muitas pessoas e empresas tomam emprestado e emprestam valores com taxas de captação mais favoráveis que o mercado financeiro e taxas de remuneração mais atrativas que as pagas pelos bancos. Essa modalidade não está presente no Brasil em função de ser restrita a instituições financeiras. No exterior é um dos mercados de maior potencial. Somente no ano passado movimentou mais de 50% do total de US$3 bilhões em crowdfunding; e 5) Capital inicial de Empresas Nascentes, em função dos requisitos da regulamentação do mercado de capitais, o processo é ainda incipiente no mundo, mas está previsto alcançar cifras superiores a US$100 bilhões no mundo.
Mais informações: https://www.fecomercio.com.br/?option=com_eventos&view=interna&Itemid=11&id=6117
curtas
* Os estudantes com mais de 16 anos podem participar até o dia 15 de março da 11ª edição da Imagine Cup, realizada pela Microsoft. Neste ano, a maior competição de tecnologia do mundo definiu as categorias, baseando-se em elementos populares de edições anteriores.
* A Link Monitoramento, empresa que presta serviço de rastreamento para 700 caminhões da Associação de Caminhões de Tubarão, recuperou dois veículos da frota. De acordo com o diretor da Link Monitoramento, Eraldo Vieira de Medeiros, os caminhões, avaliados em R$ 450 mil cada um, foram recuperados graças a dispositivo de segurança.
* A Previsul Seguradora registrou crescimento de 20% no seguro prestamista em 2012, enquanto o seguro de vida, embora apresente o maior volume em prêmios, ainda tem potencial para crescer mais em número de vendas. Dados da Previsul indicam que hoje os homens respondem por 79% das contratações e as mulheres por apenas 21%.
* O CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) está com matrículas abertas para o Curso Técnico em Design de Interiores. Informações: (41) 3029-4044 ou www.cepdap.com.br.
Frase:
Focalize para onde você quer ir, não o que você teme.
(Anthony Robbins)