A trajetória de um certo político brasileiro que chegou à presidência da república e depois foi retirado do cargo, talvez seja o caso mais emblemático que temos para ilustrar como alguém pode chegar ao topo da carreira e não permanecer por muito tempo. Na área do show business, artistas e personalidades no auge da carreira morrem cedo ou se envolvem com negócios duvidosos e acabam perdendo tudo.

Armadilhas comuns em diferentes ambientes
Nestes diferentes ambientes, o poder e as suas armadilhas são elementos comuns na vida de pessoas que buscam ascensão e visibilidade. Mesmo em tempos de discursos sobre a valorização da ética, do bom comportamento e das boas práticas de cidadania, muitos profissionais ainda se vêem traídos pela arrogância e prepotência quando ocupam cargos mais elevados ou, simplesmente, convivem no entorno de pessoas importantes.

Comportamento poder ser previsto
Embora existam ferramentas e instrumentos de avaliação do comportamento gerencial que permitem prever como o profissional irá desempenhar suas funções e conviver com novos grupos, somente no dia a dia e com o tempo as pessoas mostram outras faces. O coaching é uma prática que permite orientar mudanças de atitudes, quando não houver muito desgaste com os grupos.

Necessidade de afirmação
Prepotência é caracterizado como uma pessoa que tem necessidade conta vantagens daquilo que possui, que possui características exacerbadas, exagerando suas conquistas e vitórias. Por outro lado a arrogância está mais relacionada ligadas a pessoas que se comportam de uma forma autoritária e imperativa. Pessoas que usam e abusam da situação na qual estão inseridas, de maneira a promover relação de inimizade com outros seu redor.

Testar os próprios limites
O problema maior de ser prepotente ou arrogante são as conseqüências causadas nas emoções. Essas pessoas acabam desenvolvendo um sofrimento existencial devido à procura incessante, sempre tentando superar seus limites, exigindo de si mais do que conseguem e sentindo-se responsáveis por todo bem que se fazem. Ambas podem ter a ver, no fundo, com um sentimento de que não se é tão bom assim como pessoa, apesar das aparências serem ao contrário.

Atitude defensiva
Enfim, pode ser uma atitude defensiva que, no fundo, esconde algum complexo de inferioridade. Em ambos, o indivíduo acaba por ter um difícil relacionamento vida e no trabalho, pois apresenta apego demasiado às suas convicções que acaba por perder o senso da realidade, mantendo uma postura imponente, com negação de sentimentos, desprezo aos esforços alheios, e afinal, sente-se sempre auto-suficiente nas suas decisões.

 

CURTAS

* A Ernst & Young Terco lança serviço British Desk para atrair negócios estrangeiros ao Brasil e também estimular oportunidades para as empresas nacionais no exterior.

* Para quem quer estudar no exterior, acontece hoje, das 16 às 21h, a Feira de Intercâmbio Expo, no Hotel Four Points by Sheraton Curitiba, com entrada franca. No ato de inscrição, um cartão com código de barras garante contato antecipado com os representantes das instituições de ensino que chegam de diferentes continentes.

* A proprietária da Par Ideal, Sheila Rigler, realiza palestra sobre relacionamentos hoje, às 19h30, abordando também seu livro Histórias de uma Agência de Casamento que não Deram Certo. O encontro acontece nas Livrarias Curitiba do Shopping Palladium.

* O Grupo Pão de Açúcar anuncia a adesão ao Programa de Qualificação de Fornecedores para o Varejo, desenvolvido pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que garante a correta procedência dos produtos e do processo de produção – sem o uso de mão-de-obra escrava, estrangeira irregular ou trabalho infantil.

* As exposições Janela da Alma, de Livia Fontana, e Olhares ao Vento, de Guiga Trancozo, ficam na Galeria Endossa até o dia 11 de abril. A galeria fica na Av. Vicente Machado, 1047.

* A rede Vininha prevê abertura de 35 lojas até o fim deste ano, devendo atingir faturamento de R$ 7,8 milhões em 2012. Com dez anos, a marca aposta no sucesso dos produtos mini, com lanches rápidos que envolvem a massa de pão em recheios variados.

* Nesta terça, a diretora de Recursos Humanos da Rede de Hotéis Deville, Maria do Carmo Schmidt, lança o livro Desenvolvimento Gerencial, Estratégia e Competitividade. A noite de autógrafos acontece logo mais nas Livrarias Curitiba do Park Shopping Barigui, às 19h30.

 

Frase:
Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos. É justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis
(Sêneca)