Hoje a maioria dos brasileiros está concentrada num só objetivo: a estreia do Brasil na Copa do Mundo. A expectativa gira em torno da bola e nem adianta tratar de outro assunto. Para se ter uma ideia, cerca de 30 bilhões de pessoas devem acompanhar pela TV a Copa na África do Sul. Dependendo do horário, são pessoas que estarão em pleno horário de traabalho.
Nesse sentido, entra em jogo a negociação entre colaboradores e chefia. Até porque torcer pela Seleção Brasileira não é unanimidade. Existem, sim, aqueles que estão numa sinuca de bico: não sabem o que fazer durante o jogo, justamente quando a maioria está concentrada na partida. Nada de tripudiar ou encarar o colega como se fosse um ET se não gosta desse alvoroço em torno da Seleção Brasileira. Tem gente que não gosta de futebol e não seria a Copa do Mundo uma exceção… Continuarão não apreciando jogadores correndo atrás de uma bola, como dizem os que não estão aí para o futebol.
Para quem torce pela Seleção, o tempo é de negociar, chegar mais cedo no trabalho, compensar as duas horas depois do horário de expediente normal… O que vale é a flexibilidade – ou não – da sua empresa, o bom relacionamento com o chefe e o poder da união para reivindicar uma televisão ou um telão durante o jogo.

Copa como oportunidade
Para outros empregados, Copa do Mundo é tempo de oportunidade de fazer negócios. Exemplo disso são os bares e restaurantes, que estão abertos para receber torcidas organizadas. Nesse caso, os garçons, atendentes e cozinheiros poderão dar uma espiada na partida entre um chope servido aqui e uma batata frita servida acolá.
Até os empresários vão se dar ao luxo de dar uma paradinha nos negócios, planilhas e gerenciamento. Exemplo disso é o Encontro Nacional da Abrasel, que começa hoje à noite. No período da tarde, no entanto, os empresários de norte a sul vão se concentrar e torcer juntos num telão montado para a hora da estreia.

Horários especiais por aí
A própria Justiça do Trabalho do Paraná terá horário especial em dias de jogos do Brasil. Quando a partida iniciar às 11 horas, o horário de expediente externo e interno será das 14h30 às 19 horas. No caso de jogos às 15h30, o horário de expediente será das 8 às 14 horas.
Os bancos também terão horário especial que vai variar conforme o horário dos jogos. Fique atento para não dar com o nariz na porta. Nas capitais, o horário é das 8h às 14h nos jogos que ocorrem às 15h30.

Evite conflitos
Para evitar dor de cabeça, a palavra de ordem é liberar os funcionários, o que demonstra consideração e traz, por outro lado, colaboradores satisfeitos. “O ato de liberar leva em conta o conceito de bem-estar dos trabalhadores.A consequência dessa política voltada ao funcionário é um profissional satisfeito, que vai trabalhar melhor depois”, afirma Rogério Reberte, diretor da Catho, empresa de currículos e empregos on-line.
Na própria Catho os funcionários do setor administrativo serão liberados, enquanto a empresa também vai disponibilizar telões para que todos assistam aos jogos. “Já é difícil ter um funcionário completamente concentrado no dia do jogo. Na hora do jogo, então, é quase impossível. Não dá para brigar contra isso”, admite ele.

Como fica quem odeia futebol, copa, bola?
Se a maioria deve se deliciar vendo a estreia  do Brasil na Copa do Mundo, existem aqueles que não suportam assuntos referentes a futebol, bola, time e, claro, Seleção Brasileira. Conheço uma dessas pessoas e que vem se perguntando: o que vou fazer nos dias de jogo e vai maldizendo a Copa do Mundo como um evento abominável…
Eu já dei algumas ideias: continuar trabalhando (desde que não precise fazer telefonema ou dependa de outra pessoa), ir para a academia (nesse caso, é você e você fazendo esteira ou malhando e corre-se o risco de ter televisores ligados no jogo), ir para casa tirar uma soneca (desde que ponha fones de ouvidos, porque as cornetas são item essencial numa Copa do Mundo) ou se unir ao “inimigo”.

CURTAS

* A Embraco, em Joinville (SC), seleciona jovens recém-formados até o dia 24 deste mês para o Programa Trainee 2011. Aberto a qualquer formação superior em Ciências Humanas e Exatas, o programa oferece 12 vagas em áreas administrativas e de manufatura. Informações: www.embraco. com.br

* A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) reúne empresários de 27 estados em torno do Encontro Nacional da entidade, que começa hoje e vai até quinta-feira em Foz do Iguaçu.

* A empresa alemã Peguform, fabricante de componentes para a indústria automobilística, comemora 50 anos de atuação no mercado mundial.

* Terminam amanhã as inscrições para o teste seletivo de estagiários de Jornalismo para a Assessoria de Imprensa do Ministério Público do Paraná. Informações: www.mp.pr.gov. br, no link estágios / testes seletivos.

* A Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) está com inscrições para o vestibular agendado de inverno. Informações: www.euseioqueeuquero.com.br

FRASE
“Um dia sem riso é um dia desperdiçado.”
Charlie Chaplin