No começo desta semana, minha vizinha veio em casa imprimir alguns currículos para buscar uma recolocação na área de ensino. E questionei se ela não iria colocar diferenciais, algo que desenvolveu ao longo da carreira, ainda curta. Ela achou que o currículo estava bom daquele jeito, seguindo os conselhos da “Ana Maria Braga” de que o currículo deveria ser enxuto.
No entanto, ter um currículo enxuto diz muito pouco para quem está selecionando sobre suas capacidades em meio a tantos outros que ali estão e mostram um diferencial. Ao formatar seu currículo, que é o seu cartão de visitas no mundo corporativo, destaque diferenciais. Curso superior todo mundo tem, lidar com Word, Excel e internet todo mundo sabe, mas você já se perguntou o que o diferencia?
Como agregar atitude ao currículo
Faça a seguinte comparação: no seu setor todos têm qualificações parecidas, quase pasteurizadas, enquanto questões como atitude, autoconhecimento e vontade de aprender são qualidades desejadas pelas organizações. Como incorporar esses atributos ao CV?
O mercado de trabalho precisa de pessoas com características comportamentais mais fortes aliadas às antigas exigências. As palavras-chaves do profissional atualizado são atitude e vontade de aprender mais.
Que tal incluir no seu resumè características como:
Capacidade de aprender e lidar com as transformações facilmente
Manter-se constantemente atualizado
Facilidade de se relacionar.
Lidar bem com a diversidade de pessoas e situações
Competência, mostrando o que se é capaz de fazer
Gostar de desafios
Manter um bom relacionamento com o grupo de trabalho
Dedicação ao próximo conta pontos
Além da formação profissional e das suas qualidades comportamentais, os gestores de Recursos Humanos estão de olho em pessoas que também se dedicam ao terceiro setor ou, de alguma forma, utilizam seu potencial para ajudar o próximo.
Não que você vá se dedicar a um trabalho voluntário pensando no retorno que isso poderá proporcionar (infelizmente muitas organizações agem dessa maneira usando a pseudofachada de responsabilidade social), mas estar incluído em alguma área social é um retorno que você dá à sociedade de forma ativa, sem esperar que o governo tenha solução para todos os problemas que nos rodeiam.
Primeiramente, é preciso ter afinidade com alguma área e se dispor a atuar como voluntário. Eu, por exemplo, faço parte do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), que desenvolve várias atividades no terceiro setor e, como minha ferramenta são as palavras, coloco a serviço desse grupo meu trabalho voluntário como assessora de imprensa. Assim você também deve descobrir seu talento e ajudar esse mundo a se tornar melhor.
A mentira tem perna curta
Como em todas as áreas de nossa vida, mentir só traz prejuízos, além de ser facilmente desvendado pelos outros. A máxima que diz que a mentira tem perna curta resume tudo. Por isso, inventar coisas sobre o que possa ter feito ou produzido pode se virar contra você.
Nada melhor do que ser humilde e admitir que não reúne experiência em tal área, mas estar aberto para aprender. Se você mentir em algum ponto no seu currículo, pode ter certeza que é bem ali que você terá de dar conta mais tarde.
Seja autêntico, seja quem você é. Nada de ter duas palavras, duas caras. Analise criticamente a campanha de segundo turno e siga como exemplo do que não fazer. Os dois candidatos têm projetos para tudo, o Brasil será o país das oportunidades, sem analfabetismo, esgoto tratado e blá blá blá. Ao contrário dos candidatos, que uma vez eleitos a gente não consegue mais bater na porta e cobrar, como funcionários o chefe está sempre no pé cobrando pelas verdades que endossamos pelo nosso currículo. E temos que dar conta disso.
curtas
A Universidade Positivo realiza a partir de amanhã Curso de Marketing Pessoal. Informações: (41) 3317-3407 / www.extensao.up.br
O Tribunal de Contas do Paraná realiza no dia 22 de outubro o primeiro processo seletivo para contratação de estagiários de nível superior. As inscrições podem ser feitas até amanhã. Informações: www.tce.pr.gov.br
A Construtora Laguna está sensibilizando os operários da construção civil para incentivar suas esposas e mães a fazer a mamografia. A ação faz parte do movimento Outubro Rosa, que no Paraná é organizado pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL).
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de capacitação profissional em Empreendedorismo do programa Bom Negócio da Prefeitura de Curitiba. Ao todo, são ofertadas 250 vagas com módulos de Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica. Informações: (41) 3221-9917 / 18.
FRASE
“A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal”
Santo Agostinho