Você se lembra que antigamente o único contato com a diretoria eram os memorandos ou os jornais-murais?! A comunicação oficial sobre algum fato vinha do alto da pirâmide hierárquica e nós, pobres mortais, apenas dizíamos “amém” a tudo e pronto. Hoje, esse modelo está ultrapassado, porque não se admite mais um chefe que venha dar de dedo na nossa frente. Atualmente, impera (ou pelo menos deveria) o respeito profissional, a troca de experiências e o feedback.
Colaborador quer participar
Ao contrário de tempos atrás (e não faz muito tempo assim), nos dias de hoje a comunicação nas empresas ocorre de múltiplas formas e não somente ascendente ou descendente. O colaborador de hoje quer fazer parte da organização, procura participar ativamente. Mas, para isso, o canal de comunicação entre a cúpula e a base deve estar aberto, pronto para receber sugestões, melhorias e até críticas construtivas.
O antigo memorando é hoje um e-mail bem elaborado pela equipe de comunicação interna, geralmente formada por jornalistas e relações públicas. O jornal-mural de ontem é na atualidade a intranet atrativa que essa equipe tem como missão implementar.
Uso inteligente do MSN corporativo
Em meio ao bloqueio das organizações a redes sociais, surgem alternativas para utilizar essas ferramentas da comunicação virtual de hoje a favor do negócio. Atuo junto a empresas que utilizam uma variação do MSN para troca de mensagens instantâneas entre os colaboradores. É uma maneira para democratizar o uso das redes sociais no ambiente de trabalho, porque vez ou outra ocorrem abusos. Isso é inevitável em todas as áreas.
Twitter corporativo já existe
Ao contrário de estruturas hierarquizadas, as redes sociais se baseiam em padrões de organizações com múltiplos caminhos, verdadeiros ambientes de interação, onde são as pessoas que interagem e vão construindo conhecimento e conteúdo.
A comunicação interna pode se beneficiar desse processo à medida que recebe informações sobre o trabalho que vários departamentos estão executando, as preferências dos funcionários, as principais discussões, críticas e elogios. No quesito críticas que naturalmente surgirão ao que chamo de “twitter corporativo”, a organização precisa ser muito aberta e democrática para aceitá-las e querer mudar e melhorar.
Colaborador como fonte para melhoria contínua
Com a descentralização da informação e com geração de conteúdo multicêntricos, cada colaborador é uma fonte para que a equipe de comunicação interna crie novas formas de atuação, procurando incentivar colaboradores, “tuitando” resultados obtidos pela companhia e outros dados que democratizem o ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, estimulem a participação ativa de todos.
Com vistas a essa tendência e a essa demanda por soluções que combinem redes sociais e trabalho, a Microsoft criou o Office Talk, ainda em fase de teste. A aplicação vai permitir aos colaboradores publicar o que estão fazendo para os colegas e divulgar informações para toda empresa com agilidade.
Na mesma linha, mas mais adiantadas que a empresa de Bill Gates, estão as soluções yammer e social cast. São todas redes restritas aos membros da empresa, criando uma rede de comunicação própria para troca de mensagens e recados em tempo real e ajudando todos a se manter atualizados.
O yammer é um aplicativo bem interessante, que possui download gratuito e pode servir para pequenas e médias empresas. Funciona num ambiente similar ao do twitter onde as pessoas adicionam quem vão querer seguir e vice-versa. Nas empresas onde apliquei a ferramenta, diria que este é o supra-sumo para os estrategistas de Recursos Humanos: poder saber sobre os anseios do colaborador, pontos fortes, fracos e oportunidades de melhoria.
É lógico que esse avanço tecnológico vale para a organização madura e com uma gestão bastante democrática, porque virão elogios e críticas por essa via sem um controle prévio do administrador… A organização que implantar a solução tira bons frutos disso. O futuro dirá.
CURTAS
* Para formação dos docentes, a Base Editorial, posicionada entre as dez maiores editoras de livros didáticos do país, teve quatro obras aprovadas junto ao Programa Nacional Biblioteca da Escola do MEC. As publicações estão sendo distribuídas a todas as escolas da educação básica. Informações: www.baseditora.com.br
A People Service possui vagas para pessoas com necessidades especiais nas áreas de produção, auxiliar administrativo e projetista. Informações e envio de currículo encaminhar com o título “vagas PCD”: carolina.balieiro@peopleservice.com.br
* A TIM está com inscrições abertas até o dia 1º de julho para o Programa Estágio Sem Fronteiras. São cerca de 200 vagas no país para estudantes dos mais diversos cursos que devem estar a um ou dois anos de sua formatura. Informações: www.tim.com.br
* Em parceria com o Senai, a Knauf do Brasil oferece curso de capacitação profissional em drywall no Paraná. A próxima turma tem início dia 19 de julho. Informações: 08007049922 ou www.knauf.com.br.
FRASE
“O grande segredo para a plenitude é muito simples: compartilhar”
Sócrates