Comunicação é pouco utilizada pelos profissionais

Hamilton Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Como headhunter entendo que saber se comunicar e expressar de maneira clara, objetiva e convincente, são atributos obrigatórios que todos os profissionais devem possuir, independente de área de atuação. Lá se foi o tempo em um profissional com atuação numa determinada área técnica, não precisava ter boa fluência e expressão verbal para realizar uma apresentação que não fosse baseada somente em números e gráficos. Da mesma forma que as principais funções de RH estão sendo disseminadas por toda organização, ou seja, saber cuidar de pessoas e se expressar com desenvoltura junto às equipes, são requisitos obrigatórios para todos que lideram ou comandam times.

Tornar comum para gerar entendimento
Para Carla Virmond Mello, diretora da DBM, empresa consultoria na área de transição e planejamento de carreira A comunicação é sempre um problema, na medida em que duas ou mais pessoas dificilmente entendem a mesma mensagem da mesma maneira  e sempre a falha, quando ocorre, é problema de quem emitiu a mensagem.  Para a consultora, tornar comum é a finalidade da comunicação, se o outro não compreendeu, é sinal que o significado não se disseminou. Pode-se, no entanto, tornar o processo de entendimento mais simples se fizermos a comunicação duas vezes, ou seja: a primeira em pensamento, a segunda na expressão verbal. Neste sentido, Carla de Mello diz que há excelentes profissionais com competência em análise mas que na síntese, falham, porque, a comunicação é a base da informação do que é mais importante, como não há tempo a perder, ajustar a comunicação e preparar o que se pretende tornar comum, é fundamental, finaliza.

Comunicação ajuda na produtividade e alcance de metas
Para a jornalista e gestora de comunicação Ana Paula de Carvalho, as empresas ainda não adotam práticas arrojadas para tornar a área de  comunicação uma atividade mais estratégica, mas, às vezes, relegam  a um apêndice do setor de RH ou do marketing. Para a jornalista, profissional premiada com importantes trabalhos no terceiro setor, pode-se notar que a maioria dos problemas das organizações, seja de relacionamento, comportamento, seja de falta de alcance de metas, reside na falta de adoção de políticas de comunicação institucional que aglutinem as pessoas em torno de um objetivo” conclui Ana.

Interação com o mundo

Para a psicóloga, Denise Bee, diretora da consultoria Critério Humano, vejo que a comunicação é uma habilidade fundamental. É o veículo entre o que somos e pensamos e o mundo lá fora.  E, para nós profissionais que trabalhamos pessoas, é imprescindível melhorá-la sempre buscando maior precisão, comenta. A comunicação é um instrumento poderoso para obter informações e compreender cenários, influenciar positivamente o contexto e gerar comprometimento das pessoas e equipes em empresas ou fora delas.
Para Denise, saber falar, considerando que tem mais a ver com o ‘como’ do que com ‘o que’ se diz. Nos ambientes corporativos é importante saber perguntar e ouvir (de fato) a resposta, vale muito e custa quando isso não acontece. Para Denise, na base dos conflitos há quase sempre um componente de falha na comunicação.

Sem ruídos de comunicação
Uma linguagem clara e limpa, adequada ao meio e ao interlocutor, gera confiança, facilita resultados, gera abertura e economiza problemas e conflitos no ambiente de trabalho.

Dimensões subjetivas
Denise Bee encara a comunicação como um tema muito amplo, e compreende bem mais do que a expressão verbal e escrita. Para ela, vem sustentada por dimensões subjetivas e é intersubjetiva. A comunicação é transversal em tudo o que fazemos e em todas as esferas da nossa vida e foram escritos muitos bons livros sobre isso, conclui a consultora.

* O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças seccional Paraná (Ibef-PR) confirmou a participação de mais um palestrante no 22º Congresso Nacional de Executivos de Finanças (CONEF), que será realizado de 28 e 30 de setembro. Trata-se de José Octávio Vianello de Mello, presidente da Unipar Participações S/A, um dos principais grupos do setor petroquímico brasileiro com mais de 40 anos de existência. Ele vai participar do painel Inclusão Fiscal e Carga Tributária.

* Para comemorar 50 anos de fundação, a empresa Rivoli lança seu novo site (www.azeitonasrivoli.com.br) e aproxima-se do seu público com novos canais de contato e blog, além de lista com receitas.

Frase:

Abençoadas serão as suas palavras sempre que você fale situando-se na posição dos ausentes ou no lugar dos que lhe ouvem a voz.
(Francisco Candido Xavier-do Livro Respostas da Vida)