Entre os amigos que fiz no desenvolvimento do meu trabalho na área de capital humano (headhunter), Eloi Zanetti, escritor, palestrante e especialista em comunicação corporativa. Eloi é um habilidoso contador de estórias para motivar plateias de empresários e trabalhadores com suas palestras e textos.
*******************************************************************************************
É na hora do cafezinho que a verdadeira comunicação acontece
Segundo Eloi, a Suécia é o segundo país que mais consome café no mundo. Nas empresas suecas há o costume de se parar o trabalho, em qualquer setor, a cada duas horas, para se tomar um cafezinho e discutir o andamento das coisas. Tal hábito; além dos benefícios do café, hoje considerada uma bebida estimulante e saudável, cria um ambiente descontraído para que os funcionários possam – entre si – expor e compartilhar ideias. Tirar dúvidas e informar o que estão fazendo. Não é à toa que a Suécia é também um dos países mais inovadores do mundo. A criatividade floresce em ambientes descontraídos. Os momentos informais da pausa, quer em uma cozinha adaptada, quer em uma cafeteria sofisticada, servem exatamente para isto: trocar ideias, conversar, comunicar – repartir com os outros aquilo que sabemos. Empresas precisam enxergar estes locais e momentos como ferramentas da comunicação interna e não um lugar para se perder tempo e se afastar do trabalho.
*******************************************************************************************
Empresa mais inovadora dos Estados Unidos prega informalidade
Wilbert L. Gore, fundador da Gore-Tex – considerada em 2011 a empresa mais inovadora dos Estados Unidos -, com a frase: A verdadeira comunicação na empresa, acontece na hora do cafezinho, ou na carona para casa, fechou coro com outro apologista da comunicação tête-à-tête: Mike Bloomberg; dono da agência de notícias econômicas de mesmo nome e ex-prefeito de Nova Iorque. Os escritórios da Bloomberg são organizados de modo que todos os funcionários possam entrar, sair e circular por cada ambiente de trabalho passando por um único ponto central, uma espécie de hall – um roteador de pessoas. Com isto, visam estimular a integração e facilitar a comunicação entre seus colaboradores. A Bloomberg também foi uma das pioneiras em instalar quiosques e cafeterias com sanduíches, snackes e café grátis, para todos os funcionários, em qualquer horário.
*******************************************************************************************
Troca de informações e conhecimento ajuda a integração de times
Com certeza é mais barato e eficiente manter esta estrutura e deixar o pessoal conversar à vontade do que algumas custosas e incertas campanhas de comunicação interna. O diálogo ainda é a melhor forma de os seres humanos repartirem conhecimento e trocar informações. Nada substituiu uma conversa em particular, pois quando estamos despreocupados ficamos mais abertos e espontâneos, falamos com mais desenvoltura e a comunicação flui com mais facilidade. As mensagens que emitimos pessoalmente são percebidas simultaneamente por todos os sentidos, inclusive pelo sexto sentido – a intuição -, pois o tom de voz, a postura e maneiras de se colocar os pensamentos são mais bem percebidas por quem dialoga conosco. Algumas empresas já perceberam os benefícios do sistema hora do café e estão adotando-o. Porém, é bom fazê-lo com certo cuidado. É preciso avisar aos funcionários o porquê se está institucionalizando a prática. É para se trocar ideias, conversar e promover a comunicação da empresa, não para se ficar comentando os resultados do futebol ou as últimas da novela ou do BBB. Deixar a turma muito à vontade poderá ser contraproducente e a boa oportunidade da comunicação poderá virar uma central de fofocas geradoras de assuntos para a rádio peão. Como qualquer atividade da endocomunicação, é preciso monitorá-la, corrigir os rumos e medir os resultados de tempos em tempos. Lembre-se: os resultados serão sempre cumulativos, por isso paciência. O meu café, – sem açúcar ou adoçante, por favor.
*******************************************************************************************
Curtas
* O artista paranaense Reinaldo Godinho lança no dia 27 de março seu terceiro livro de poemas, chamado Vamos Dançar?. O evento está marcado para as 19 horas no Museu Guido Viaro. A obra inspirada em personagens curitibanos conta com ilustrações do caricaturista Luiz Antonio Solda.
* Na Clínica de Golfe promovida pela SOFHAR Gestão & Tecnologia em parceria com a Microsoft, para executivos da área de TI, no Graciosa Country Club, o time feminino mostrou que foi-se o tempo em que os homens dominavam os departamentos de Tecnologia da Informação das empresas.
* O Conglomerado Financeiro Barigüi, empresa que integra o Grupo Barigüi, encerrou o ano de 2013 com um lucro de R$ 9,2 milhões, representando um retorno sobre patrimônio (ROE) de 27%. Sua carteira de crédito atingiu R$ 282 milhões, com um crescimento de 10% no ano.
Frase
É mais fácil evitar problemas do que se livrar deles.
(Warren Buffett)