Ao que tudo indica, a sociedade contemporânea parece estar migrando hábitos e costumes para o uso intensivo da tecnologia, acreditando que as informações do mundo virtual sejam mais verossímeis que os meios tradicionais de obtenção e checagem de informações privilegiadas. Cada vez mais as redes sociais estão sendo utilizadas para a troca e compartilhamento de informações que, por um lado, facilitam a aproximação entre candidatos a empregos e as oportunidades de trabalho

Tecnologia não faz tudo
Assim como o papel aceita tudo, a tela do computador também aceita o que está contido nas redes sociais, sem uma avaliação e mensuração prévias dos conteúdos. Muitos profissionais usam as redes sociais como um meio, supostamente eficaz, para buscar informações mais profundas sobre os candidatos. No entanto, é preciso cautela quanto à crença que a tecnologia irá facilitar tudo nos processos seletivos e dar credibilidade às informações e contatos estabelecidos.

Redes não são fundamentais na escolha de profissionais
Para Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design, empresa que atua na produção de sites e conteúdo para mídias sociais: Mesmo trabalhando diretamente com gerenciamento de redes sociais, nós não vemos as redes em si como fundamentais na escolha dos candidatos. De fato, contratamos mais por currículos enviados pelo nosso site ou através de portais de RH. Para o diretor da Magic Web: Considerando que as redes sociais modernas, como o Facebook, possuem inúmeros recursos de privacidade, nunca temos a garantia de visualizar o perfil completo de um candidato. E redes como Linkedin parecem ser mais utilizadas por aqueles que já estão empregados, conclui Borba.

Transparência e coerência
Diante da irreversível tendência da sociedade de aplicar a tecnologia como facilitadora nos negócios e relacionamentos, é vital ser transparente e coerente ao colocar suas informações nas redes sociais e, sobretudo, os dados profissionais e interesses. Empresas já estão utilizando analistas de mídias sociais – profissionais que se dedicam ao monitoramento e mensuração de dados– e por conta disso recorrem às redes para saber mais sobre os profissionais.

Rede serve como referencia profissional
Por enquanto, os recrutadores usam as redes sociais para verificar as referências dos candidatos em potencial e olham os perfis nas redes para checar o comportamento dos candidatos. Portanto, todo cuidado é pouco e fique atento ao que você publica e compartilha nas redes.

Curtas
* A Redirect Digital Marketing (leia-se Rodrigo Turra) completa em outubro quatro anos de atuação e vem se consolidando como uma das maiores agências independentes de soluções interativas, auxiliando as marcas em todos os pontos de contato no mundo digital. Com essa proposta, a empresa diferenciou-se no mercado e hoje atende uma carteira seleta e fechada de clientes nacionais, como Subway, GVT, Portal POP, Vono, Thá, Cimento Itambé, Flexiv, entre outras.

* A megaempresária Christiane Brooks, da Chris Brooks Realty, de Miami, nos EUA, esteve em curta passagem por Curitiba, onde realizou treinamento para corretores para venda de apartamentos de luxo em Nova York.

* A Emadel Engenharia e Obras promoveu palestra sobre destinação de resíduos na construção civil, com o intuito de capacitar os funcionários que atuam nos canteiros de obras, minimizando os danos ao meio ambiente.

* O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-PR) recebe palestra da Literal Link Comunicação Integrada sobre gerenciamento de crise de imagem. O evento acontece nesta quarta, às 8h, no escritório Gaia, Silva, Gaede & Associados. Inscrições: (41) 3016-2499 ou e-mail [email protected].

* Para melhorar a qualidade nutricional da população, até o dia 12 de outubro será comemorada a Semana do Ovo, ação que pretende levar orientação e preços até 20% menos ao consumidor do Grupo Pão de Açúcar.

* A Microsoft lançou canais de comunicação oficiais do Microsoft Office com seu consumidor através das redes sociais. As páginas oficiais no Facebook, Twitter e Youtube oferecerão conteúdo em português desenvolvido especialmente para o público brasileiro. Os canais oferecem dicas, tutoriais e vídeos sobre Word, Excel e PowerPoint, além de novidades e lançamentos da linha.

* A pediatra Marjorie Feliz, do Hospital e Maternidade Santa Brígida, apresenta no 17º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica estudo inédito sobre combate à coqueluche em recém-nascidos. O evento acontece no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 13 de outubro.

Frase:
Aquilo que eu não sei é a minha melhor parte.
(Clarisse Lispector)