Curso inédito para combater escassez de gestores no varejo

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Buscar novos caminhos deixou de ser sinônimo de apenas reestruturar a empresa. A solução, na maioria das vezes, está embaixo do nariz dos gestores. Por isso, uma tendência em algumas companhias nos últimos dois anos é aproveitar talentos dentro da organização, que já adquiriram certa experiência e estão no ponto maduro da colheita. A hora é de apostar na formação in house de seus profissionais para exercer cargos de liderança. E, de quebra, reter talentos com a possibilidade de fazer carreira. Muitas empresas já adotam essa prática, cientes de que a população está envelhecendo e, com isso, a mão de obra vai ficar escassa no futuro. A consequência disso em breve será a maior disputa por gente qualificada no mercado.

Escalando posições na carreira
Por isso, a aposta está na qualificação. Exemplo disso é a Viavarejo – holding que abriga as marcas Casas Bahia e Pontofrio -, que investe há dois anos no projeto “Líderes do Futuro”. Com foco na retenção de talentos e formação de gestores, a iniciativa já capacitou cerca de 170 profissionais para assumir a gerência de lojas. Os vendedores da rede são os principais interessados na oportunidade, que é exclusiva para quem já trabalha na empresa há pelo menos três anos.

Habilidades para gerir pessoas
O programa, que possui duração de seis meses, conta com mais de 1,3 mil horas de capacitação, com conteúdo baseado em três pilares – Gestão de Pessoas, Negócios e Processos. A empresa segue o preceito do livro de Jack Welch sobre liderança, onde relata que, na prestação de serviços, o foco são pessoas, pessoas, pessoas. “Além do aprendizado em sala de aula, durante o curso os futuros gerentes já iniciam suas atividades nas lojas sob a coordenação de seus tutores”, explica Vandreia Oliveira, gerente de Diversidade, Cultura e Treinamento de Lideranças.

Preparação junto a vários stakeholders
Os líderes, com todo olhar sistêmico que precisam desenvolver, devem ser preparados para realizar iniciativas junto a vários de seus stakeholders. na Viavarejo, por exemplo, os futuros gerentes desenvolvem também outras habilidades que envolvem estratégias comerciais e financeiras e até abordagens voltadas para a comunidade e redes sociais. “Capacitar colaboradores para que assumam novas funções, em cargos de gestão, faz parte da nossa filosofia de dar oportunidades de crescimento profissional e, ao mesmo tempo, garantir a excelência na qualidade do atendimento oferecido aos clientes”, observa a gerente da empresa.

Primeiros resultados
A estratégia é fundamental no processo da venda assistida, que requer excelência durante toda cadeia do atendimento – desde o primeiro contato com o consumidor, no ato da compra na loja, até o pós-venda. A terceira edição da ação teve início em abril, quando foram selecionados 120 participantes entre mais de mil inscritos. Em novembro, após a conclusão do programa para esta turma, os resultados serão observados na prática em todas as unidades da Casas Bahia e Pontofrio em 16 Estados, além do Distrito Federal.  Afinal, hoje exige-se um líder voltado a escutar, agir e prevenir, requisitos que exigem treinamento, foco e investimento no talento interno.

Curtas

*  O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) realiza nos dias 10 e 11 de setembro o Fórum Paranaense de Administração 2013. O objetivo é debater os temas contemporâneos da profissão. Informações e inscrições: (41) 3311-5554 ou eventos@cra-pr.org.br

*  A Link Monitoramento, empresa do setor de rastreamento e monitoramento, resolveu inovar ao flexibilizar o aporte inicial. Da taxa de franquia de R$ 100 mil, o franqueado paga inicialmente R$ 30 mil. O restante é quitado quando o empreendedor atingir o ponto de equilíbrio do negócio.

*  O CEO da Redirect Digital Marketing, Rodrigo Turra, aponta que 85% das intenções de compra começam pela internet e avisa que as empresas hoje precisam levar ao cliente informação relevante, que envolva o cliente. “Antes das ferramentas, é preciso pensar a estratégia ideal para atingir o público de cada empresa”, ressalta.

*  Contrata-se Coordenadores/as e Operadores/as de E-comemerce para trabalhar com o segmento de odontológico. De preferência com experiência e clientela do ramo odonto. Trata-se de nova empresa situada no centro. Oferece-se plenas condições de ganhos acima de média. Mais informações: 41-3018-4115.

 

Frase

“O único homem educado é aquele que aprendeu como aprender, como adaptar-se à mudança; é o homem que compreendeu que nenhum acontecimento é seguro, e que somente o processo de buscar o conhecimento fornece a base para a segurança”

(Carl Rogers)