A qualificação profissional é hoje uma das principais alternativas tanto, para empresas que querem empreender novos negócios no setor de asseio e conservação como para funcionários que desejam fazer carreira na área. Por isso, treinar profissionais e transformá-los em líderes, dentro do setor de asseio e conservação, é o novo desafio da Fundação de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (FACOP), que em abril lançará o primeiro curso de Especialista em Supervisão do Asseio e Conservação. O curso será ministrado em parceria com a escola de gestão Choice Academia de Profissões, especializada em qualificação profissional.

Associativismo e parceria beneficiam empresas e trabalhadores
A FACOP foi instituída pelos sindicatos de empregados e patronal do setor de asseio e conservação do Estado do Paraná, são eles: o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba (SIEMACO) e o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (SEAC – PR, antigo SICOP), os quais congregam todos os empregados e empregadores que atuam nessa área de prestação de serviços na região metropolitana de Curitiba. A Fundação é uma entidade sem fins lucrativos, voltada ao ensino, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de limpeza e seu encaminhamento ao mercado de trabalho.

Alta taxa de empregabilidade
A ação é pioneira no Brasil para o setor e dará aos profissionais uma oportunidade de especialização num dos setores com maior taxa de empregabilidade no Paraná. Com aulas no período noturno e sem nenhum custo para o aluno, o curso oferecido pela FACOP será destinado a profissionais que já desempenham a função de supervisão dentro das empresas.

Disciplinas em gramática, comunicação digital, gestão de conflitos, entre outros
Ao todo são 86 horas de curós e as aulas que iniciam dia 15 de abril abordarão temas como: Gestão e Rotinas de um Supervisor de Asseio e Conservação, Sistemas de Qualidade na Prestação de Serviços, Supervisor – Olhar Clínico da Limpeza, Gramática e Comunicação Digital, Gestão de Conflitos, Direitos Trabalhistas, Contrato – Uma visão do Supervisor, Escola de Líderes, Gestão de Marca, Direito Sindical, entre outros.

Metodologia construída para a fundação
Os módulos de gestão, adaptados para o segmento do Asseio e Conservação, serão ministrados por instrutores da Choice, que planejou o curso com exclusividade para a Fundação, através de uma metodologia inovadora e alguns convidados especialistas no setor, como Adonai Arruda, primeiro brasileiro a presidir a World Federation of Building Services Contractors, os renomados consultores Osmar Viviani e Edson Schueler; e o advogado especializado Helio Coelho Junior.

Professores de renomadas empresas e universidades
Dentro deste panorama, a Choice aplica uma metodologia própria, objetiva e adaptada ao público final. Para Cassia Almeida, Executiva da FACOP, A equipe docente da escola é formada por professores que também atuam em universidades renomadas e executivos e gestores de sólidas empresas. Cassia ressalta: Um setor que emprega no Paraná 50 mil pessoas e na cidade de Curitiba e região metropolitana por volta de 15 mil, precisa qualificar e formar lideres para atender as boas taxas de crescimento do setor. Com os nossos programas de qualificação e capacitação há 11 anos, formamos profissionais aptos para posições liderança nas empresa que trabalham.

Aula inaugural e requisitos para fazer o curso
A primeira aula vai ocorrer no dia 15 de abril, as 19h00, no Centro de Treinamento da FACOP. Rua Augusto Ferri, nº 17, Almirante Tamandaré. Telefone: (41) 3699-0090 www.facopeducacional.com.br . Embora gratuito ,este primeiro curso é voltado para profissionais que estão trabalhando na área de asseio e conservação e devem ser recomendados pela empresa.

Curtas
* Paulo Bart, diretor de criação da Redirect Add, braço offline do grupo Redirect Digital Marketing, realiza palestra no sábado sobre inovação e processo criativo para os orientadores da Junior Achievement Paraná.

* O Grupo Pão de Açúcar anunciou a extensão do programa Qualidade Desde a Origem (QDO) a 100% da cadeia de carne bovina, desde o produtor ao supermercadista. O programa tem como objetivo garantir padrões socioambientais eficientes, desenvolvendo soluções inovadoras e responsabilidade compartilhada.

* A Ernst & Young Terco, multinacional de auditoria e consultoria, abre inscrições para seu processo de seleção de trainees em 2013. São 37 vagas para Curitiba. Informações: www.traineeseyt.com.br

Frase:
Nunca andes somente pelo caminho traçado, pois ele conduz aonde outros já foram.
(Alexander Graham Bell)