Desperdício de papel nas empresas pode ser reduzido

Hamilton Fonseca, headhunter, fusões & aquisições | hamilton@hamiltonfonseca.com.br

Divulgação - Para o meio ambiente u00e9 um problemu00e3o. Para a empresa

Funcionário que trabalha em um escritório qualquer utiliza uma média de 10 mil folhas de papel por ano e quase todo esse papel vai parar no lixo. A informação é de uma pesquisa realizada pela IBM, nos EUA.


Problema grave mas facilmente amenizado
Embora este seja um problema muito grave, ele pode ser facilmente amenizado com a adoção de algumas medidas por parte das empresas e seus colaboradores. É claro que os gastos com papel dificilmente serão zerados, mas é totalmente possível reduzir drasticamente o consumo e desperdício deste material.


Medidas mais conscientes e sustentáveis
Tomando medidas mais conscientes e sustentáveis, as empresas podem economizar cerca 40% com papéis e outros itens de escritório. Além disso, estas ações colaboram diretamente para a redução dos custos e do desperdício, ajudando também na preservação do meio ambiente. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:


Digitalize os processos e documentos da empresa;


Incentivar e colaborar com a reciclagem do papel
Além de seguir todas essas dicas, é imprescindível não se esquecer de incentivar e colaborar com a reciclagem do papel. Para evitar o descarte incorreto do lixo, é preciso realizar a separação dos materiais, identificando os tipos de papel que são passíveis do processo de reciclagem: Sulfite; Papelão; Caixas de embalagens de produtos; Papel de presente; Jornal e revista; Folhas de caderno. (Com informações do Pensamento Verde).  Artigo reproduzido na íntegra, com autorização do Jornalista Marcos Scotti, do site do INEAM-Instituto Nacional de Educação Ambiental, do qual sou co fundador e conselheiro. Mais informações: www.ineam.com.br


Curtas


Frase
“O conhecimento era um bem privado, associado ao verbo SABER. Agora, é um bem público ligado ao verbo FAZER”.
(Peter Drucker)