Como o Dia Internacional da Mulher será ofuscado pelas lantejoulas do Carnaval, resolvi antecipar a homenagem a nós, mulheres. Adoro um comercial de uma rádio de notícias que diz mais ou menos isso: “Corre para o salão, corre para deixar o filho na escola, vai para ginástica, trabalha, dá atenção ao companheiro e ainda por cima tem que ser sexy e magra”.
Essa batalha hercúlea não chega ao final nunca, porque a competitividade está cada vez maior e a exigência dos empregadores também. Colegas relatam a “inveja” que sentem das donas de casa, das pessoas que zelam pelo bem-estar do lar e ficam longe do stress e da pressão do dia a dia. Uma das minhas colegas – de academia – relatou que deixou o banco onde trabalhava por causa da pressão. Simplesmente surtou. Aos 32 anos de idade, foi afastada pelo INSS por síndrome do pânico. Chorava antes de ir trabalhar e sentia a saúde ir embora cada vez que, apesar de fazer o papel de “empurroterapia”, não conseguir fechar a meta. A “bendita” meta que as mulheres que atuam na área comercial sabem muito bem. Final de mês numa loja de departamento, você já reparou: as meninas do caixa estão enlouquecidas e o alto-falante lança uns códigos para que fechem a tal meta, meta, meta… Devem sonhar à noite com o chefe com dedo em riste cobrando o resultado que nem sempre se traduz.

Lidar com a pressão e o stress
Como nós, mulheres, estamos ganhando o terreno corporativo, o stress é consequência. Aprender a lidar com a dupla, tripla ou quádrupla jornada foi a escolha que fizemos lá atrás, quando as meninas protestaram no início do século passado por melhores condições de trabalho.
De acordo com pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association), associação que estuda o stress e suas formas de prevenção, as mulheres estão sobrecarregadas de trabalho. Essa é uma das principais causas do stress, apontada por 94% das mulheres.

Mulheres vivem mais e melhor
As mulheres são potencialmente mais estressadas, Por outro lado, sabem lidar melhor com o stress do que os homens. Isso se explica pelo comportamento que adotam no dia a dia. Segundo a pesquisa da ISMA-BR, vivemos mais e melhor porque temos mais facilidade em verbalizar as emoções. Experimente fazer uma reunião só com mulheres para ver o resultado…
Outra razão é que temos maior consciência das nossas condições físicas e emocionais, buscando ajuda quando o sinal fica amarelo. Já entre os homens, quais deles busca um médico ou uma terapia quando algo não vai bem?! Só empurrado pela mulher…
Além disso, temos mais disciplina na prática regular de técnicas de relaxamento, de exercícios físicos e buscamos nos conectar com nosso eu, nossa fé.
 
Din din ainda inferior aos dos homens
No ano em que Dilma Rousseff foi eleita a primeira mulher presidente da República, ainda há uma grande diferença entre homens e mulheres em cargos de chefia. De acordo com dados da revista Exame, no ranking Melhores & Maiores 2010, entre as 100 maiores empresas do país apenas 5% possuem mulheres no comando. Apesar dos números baixos, a situação está mais favorável para elas, já que em 2009 não existia nenhuma mulher na presidência das grandes companhias brasileiras. “Como ainda existem diferenças entre os sexos no mercado de trabalho, as mulheres acreditam que precisam produzir mais para provar que são competentes, além de cumprirem uma dupla jornada de trabalho, que inclui os afazeres domésticos”, explica a presidente da ISMA-BR, Ana Maria Rossi.
Portanto, meninas, a dica é amar o que se faz sendo dona de casa, executiva, política, servidora pública ou qualquer outra atividade. Parabéns, sucesso e que a vida nos proporcione muitas vitórias!

curtas
* Estão abertas as inscrições cursos de especialização e MBA do Senai Paraná em diversas áreas do conhecimento. As inscrições para o processo seletivo vão até 31 de março e podem ser feitas no site www.pr.senai.br.

* A Costa Cruzeiros está contratando brasileiros nessa temporada para trabalhar em todas as áreas. Com perfil entre 18 e 35 anos, conhecimentos em inglês e capacitados para atuar na área de preferência. As entrevistas podem ser presenciais ou via skipe. Informações: (41) 3049-3316 / 3049-0128 www.ismbr.net ou [email protected]

* A Promotoria de Justiça das Comunidades, de Curitiba, está com inscrições abertas para dez vagas de estágio remunerado em Direito. Podem se inscrever acadêmicos matriculados do 5º ao 9º período do curso. As inscrições devem ser feitas até o dia 4 de março Mais informações: https://www.mp.pr.gov.br
 
* A ZHZ Consultores está desenvolvendo o serviço “Coaching para Geração Y”, possibilitando suporte para o desempenho dos Jovens Talentos.

* A Cassol Centerlar  inaugura no dia 10 de março loja no Shopping Total e gera 200 novos empregos. Nota dez e exemplo de empreendedorismo e sinal de que o empresariado acredita na economia brasileira!

FRASE
 “Um momento de paciência pode evitar um grande desastre; um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida”.
Provérbio Chinês