Na semana passada, uma colega de turma da minha pós-graduação veio com a seguinte novidade: estava eufórica porque tinha conseguido uma colocação numa multinacional e, enfim, depois de uma temporada no exterior, estava novamente inserida no mercado de trabalho.
No entanto, quando tudo parecia já acertado, eis que vem outra notícia. Ela tinha recebido telefonema de outro convite de emprego e a dúvida começou a pairar na cabeça. E agora, para onde ir?!

Dois ou um
Como já somos crescidos, não dá mais para basear a decisão no palitinho ou no par ou ímpar. Ao analisar duas propostas, verifique primeiro quanto você ganha atualmente e quais as ofertas feitas. No entanto, dinheiro não deve ser o único elemento para decisão.
Além disso, verifique em quais empresas você terá maior chance de crescimento, de promoção, de ascensão na carreira. Às vezes uma proposta de menor valor é compensada com a perspectiva de crescimento a longo prazo.
No caso dessa profissional, formada em Administração de Empresas, ela veio de outra cidade e, por isso, é preciso analisar se o salário conseguirá cobrir todas as despesas. É bom identificar o que é melhor para cada um no momento: questão financeira, família, estabilidade e segurança que a empresa pode lhe proporcionar.

Horário de trabalho
Outra questão que me parece importante é comparar entre as propostas o horário de trabalho e o tempo que terá para você. Se for importante flexibilidade no horário, é preciso buscar algo que lhe permita ter essa opção. Se você é daquele tipo que não abre mão do final de semana, rejeite as ofertas que comprometem seu sábado, por exemplo.
A busca pelo emprego ideal nunca cessa, mas é possível encontrar o local que mais se adapte ao seu perfil como profissional e pessoa.

Ambiente de trabalho
Como passamos várias horas do dia “ralando”, o ambiente de trabalho conta muitos pontos na hora de decidir entre duas propostas. Se não houver empatia com os futuros colegas de trabalho quando você der uma espiada no ambiente, desista desse trabalho. Além disso, a reputação e os valores da empresa se afinizam com seu jeito? Imagine trabalhar numa organização que fabrica produtos dos quais você é ativista? Não iria dar certo. É preciso se sentir bem onde você atua para poder dar o seu melhor. Pense nisso e faça a escolha certa para você, independente (e isso haverá) dos abelhudos de plantão!

DICAS
Antes de recusar uma das propostas, siga algumas dicas para deixar sempre as portas abertas. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã:
1) Repasse todos os pontos da proposta que você recebeu para avaliá-la corretamente. Talvez você chegue a outro tipo de acordo que seja do seu interesse.
2) Compareça a um primeiro encontro para conhecer os detalhes da proposta. Um contato pessoal confirmará a sua decisão, ou revelará uma oportunidade que você desconhecia.
3) Se você decidir recusar o trabalho, espere alguns dias para mostrar que você analisou a proposta com calma.
4) Comunique-se por telefone ou, melhor ainda, vá comunicar a sua decisão pessoalmente. Os seus possíveis empregadores apreciarão essa gentileza.
5) Explique os motivos pelos quais você não aceitará o cargo. Uma viagem programada, a estabilidade ou uma possível promoção no emprego atual são razões plausíveis nestes casos.
6) Se você tiver interesse na proposta para o futuro, proponha retomar o contato dentro de alguns meses.
7) Uma semana depois de ter recusado a proposta, comunique-se por e-mail para agradecer por ter sido lembrado. Uma gentileza sempre é bem-vinda.
8) Se a relação for boa, você pode recomendar alguém da sua confiança para o emprego. Você ficará bem com a empresa e ajudará outra pessoa.

CURTAS
” A Escola da Magistratura Federal do Paraná (Esmafe-PR) realiza um curso inédito sobre Recursos nos Juizados Especiais Federais. O curso, ministrado pelo juiz federal José Antônio Savaris, vai ocorrer no dia 27 de maio. Informações: (41) 3078-6600.

” A presidente do HUMSOL (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social), Tania Gomez, fala a médicos da Unimed Curitiba sobre o tema

“Homens e Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama”. É hoje, às 8h, durante o evento Programa Saúde do Doutor, da Unimed Curitiba, no Four Points By Sheraton.

” A UFPR está com inscrições abertas até 18 de junho para Mestrado em Fisiologia. Informações: www.bio.ufpr.br

” Quem tem interesse em atuar como Engenheiro Industrial e Mestre Cervejeiro da AmBev pode se inscrever até 20 de junho pelo site www.traineeindustrialambev.com.br. Já em julho começam as inscrições para o trainee AmBev 2011 com vagas para todas as áreas e início em 2011.

FRASE
“Aprendi que toda vez que decido algo com o coração aberto, eu normalmente tomo a decisão certa.”
Maya Angelou