O título é para chamar a atenção mesmo. Para quem imagina e já “pré-julga” que sou daquelas pessoas que detestam Natal, errou redondamente. Tanto que decorei minha casa logo depois do meu aniversário, ainda em novembro…
A questão é que vivemos dias fugazes e o significado do Natal em todos os noticiários parece ser o consumo, as compras, a simples troca de presentes ou se empanturrar com a ceia natalina.
É nessa época, porém, que os sentimentos afloram, os conflitos acabam vindo à tona e o sentimento de paz D´Aquele que deveria trazer paz se revela um desafio a todos nós. É preciso buscar a paz interior e, independente do Natal, confio que somos o que fazemos durante o ano todo. Se você excluiu pessoas da sua vida, nem se preocupou com elas para dar um “hello” ou algo do gênero, não é no Natal que as coisas vão mudar. Elas só vão se exacerbar.
Vida pessoal e profissional
Na profissão, a situação é a mesma. Se você não vai muito com a cara de determinado colega ou chefe, não é no Natal e na troca de presentes do amigo secreto que isso vai mudar. Mas o Natal é tempo de refletir sobre as práticas de cada um de nós para que possamos mudar, transformar, melhorar, evoluir.
Afinal, estamos todos num mesmo barco e não basta apontar um dedo para os outros quando quatro voltam para nós. O velho ditado “olho por olho dente por dente” ficou lá atrás, na época pré-Jesus, e veio Ele – o aniversariante do dia 25 – nos pregar paz e amor e até hoje não entendemos a mensagem.
É mais fácil maldizer do que entender, criticar do que compreender, xingar do que estender a mão. Somos assim – eu e você – e por mais que doa ler esse trecho, Jesus nos deixa a mensagem de que uma grande caminhada começa com o primeiro passo.
Resta sempre uma esperança…
Um exemplo muito interessante de que uma pessoa toda errada pode tomar um rumo certo é o de Saulo. Perseguidor dos cristãos nos primeiros séculos da nossa história, ele teve a consciência iluminada ao se deparar com a verdade de Jesus Cristo e começou do zero. Mudou o nome para Paulo e se transformou num dos maiores propagadores da doutrina cristã. Seria nos tempos de hoje um verdadeiro relações públicas, mas com a diferença que teve de andar vários quilômetros pelas terras longínquas para falar de Jesus e seus ensinamentos. No livro “Paulo e Estevão”, psicografado pelo médium Chico Xavier, essas passagens são vivamente descritas e fica aqui uma dica para quem estiver saindo de férias. A leitura serve para o espírito e para nos transformar internamente.
Jesus e Papai Noel
Logicamente que estamos a anos-luz dessa iluminação toda e dessa caminhada transformadora, mas no nosso mundinho podemos “começar de novo”. Não é isso que Deus nos dá todos os dias quando acordamos?! Um novo dia?! Assim também é na época do Natal, um tempo de, apesar dos nossos erros, receber o perdão e o autoperdão e traçar uma caminhada e trilhar novamente com um novo passo, uma nova mentalidade.
É disso que a vida é feita, é para isso que estamos aqui. Os problemas, os conflitos e os obstáculos sempre existirão. Da nossa forma de encará-los é que serão feitos nossos dias no futuro. E, apesar de já grandinhos e não acreditarmos mais em Papai Noel, acredito que Noel tenha em comum com Jesus a renovação da esperança, de que nós, seres humanos, apesar de todas as barbáries que somos capazes de cometer, podemos ser pessoas boas.
Desejo a todos um Natal com significado, que perdure durante os 365 dias do Novo Ano!
curtas
* São diversas as oportunidades do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), inclusive para área de comunicação. Informações: https://site.gife.org.br/ogife_oportunidades.asp
* A UFPR está com inscrições abertas para três cursos de pós-graduação em marketing. Comece o ano aprimorando conhecimentos. Informações: www.ceppad.com
* A UniBrasil assinou convênio com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) para a realização de estágio voluntário na área de Direito Financeiro. O convênio – de caráter exclusivo – visa oferecer campo de estágio complementar para estudantes de Direito da UniBrasil dentro do TCE. O estágio complementar terá início em fevereiro de 2011 será computado para a validação das horas complementares exigidas pela UniBrasil.
FRASE
“Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade”
Santo Agostinho