Plano B para driblar a crise: revendas de calçados em neoprene da empresa curitibana uFro (Foto:Divulgação)

O Brasil já registra mais de 10 milhões de casos de desemprego por conta da pandemia da Covid-19. Diante de tantas pessoas sem trabalho fixo, o chamado plano B tem sido a principal alternativa de renda para muitas pessoas, inclusive donas de casa. A revenda de produtos, por exemplo, que antes era responsável por uma renda extra, acabou se tornando a principal fonte de renda de muitas famílias.

Vendas feitas por whatsapp e redes sociais

Foi o caso das revendedoras da empresa curitibana de calçados em neoprene, uFrog, que neste período de quarentena conseguiram fazer um bom dinheiro extra com vendas feitas por whatsapp e redes sociais. Segundo a marca, esse canal de vendas superou as expectativas e as metas do período. “As vendas efetuadas pelas nossas revendedoras registraram aumento de 40%. No último ano este está sendo o segundo melhor mês com grandes resultados. Por conta da quarentena, as revendedoras têm conseguido ter mais tempo para se dedicar às vendas. Também observamos o aumento no número de mulheres querendo ser revendedoras uFrog. Hoje são 150 revendedoras, tivemos um crescimento no canal de revenda em 25% no último mês”, conta Daiane Lara, responsável pelo canal de revendas da uFrog.

60% das vendas online

Antes da imposição do isolamento social, os canais de vendas mais fortes da uFrog eram as lojas multimarcas e seus mais de 15 quiosques próprios que ficam em shoppings dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com o fechamento do comércio, a empresa encontrou nas revendas e no e-commerce, alternativas para seguir no mercado. “Desde o final do ano passado estamos otimizando o nosso e-commerce, mas era para ser um outlet. Com a quarentena, vimos o site explodir de vender, até metade de abril já havíamos batido a nossa meta do mês. Neste período de quarentena já tivemos um aumento de 60% das vendas online”, explica Joyce Machado, responsável pelo marketing da uFrog. O crescimento da empresa superou até a média de crescimento de vendas online do país, que segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico registrou um aumento geral de 40%.

Enxergou na quarentena uma oportunidade de empreender

A Denise Bernardes de Castro já começou o trabalho com a uFrog tendo sucesso nas vendas. Em um momento que ela estava com o foco nos estudos para prestar concurso público, a Denise resolveu procurar um trabalho em que ela conseguisse ajudar o marido com os gastos de casa. Ela fechou parceria com a marca em março, poucos dias antes de ser determinado o isolamento social, e apesar de ter começado as vendas em um período de crise geral no país, a quarentena abriu portas para a revendedora. O sucesso de vendas na região onde ela mora, em Goiânia, foi tão grande, que Denise já investiu em sacolinhas personalizadas, em aromas para deixar o produto perfumado, e já até pensa em empreender.

Expansão dos negócios em plena pandemia

“Se tudo continuar indo bem, a minha meta é investir só em uFrog. Eu penso em algo grande. Penso em abrir um quiosque no shopping daqui de Goiânia e quero representar a marca em feiras de gestante.Tenho gostado muito do resultado e quero mesmo trabalhar com isso”, diz Denise muito confiante como resultado da marca.


CURTAS:

* Slash Education reúne executivos de grandes marcas para discutir o futuro dos negócios após a pandemia do coronavírus. Executivos de marcas como iFood, McDonald’s Brasil, Reclame Aqui, Gol, Renault e Pipefy participam da 2ª Semana da Humanidade Aumentada, evento promovido pela Slash Education – plataforma lifelong learning da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – a fim de preparar profissionais e estudantes para um período ainda incerto. Gratuito, o evento acontece entre os dias 25 e 29 de maio e as inscrições já estão abertas. Com o avanço do coronavírus, tão importante quanto experiências profissionais, as soft skills – ou habilidades interpessoais – são competências cada vez mais necessárias para acompanhar o constante desenvolvimento do mercado. Neste cenário, tornam-se imprescindíveis a capacidade de resolução de problemas, o pensamento crítico e a inteligência emocional para lidar com os desafios do presente e do futuro pós-pandemia. Com conteúdo 100% online, a semana conta com palestras, talks com especialistas, além de ferramentas de autoavaliação. As inscrições para a 2ª Semana da Humanidade Aumentada estão já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2HumanidadeAumentada. O evento é online e todos os conteúdos são gratuitos.

* O Conselho Regional de Economia do Paraná promoverá na próxima terça-feira, 12 de maio, às 18h30, pelas redes sociais Instagram e Facebook, um debate com tema sobre os Impactos do Coronavírus (Covid-19) na Economia do Paraná. Dentre os participantes, estará como mediador o economista presidente do CoreconPR, Carlos Magno Bittencourt, e a professora e doutora Augusta Pelinski.
Os dois profissionais abordarão quais serão as perspectivas de recuperação de reestruturação econômica das micro, pequenas, médias e grandes empresas em face do crise causada pela pandemia do novo coronavírus, mas também da população em geral. No mais recente Boletim Regional do Banco Central do Brasil, dados demonstram que a estimativa paranaense projeta uma retração de 2,9% no crescimento, devido à situação pandêmica, que paralisou inúmeros setores industriais, prestadores de serviços e consumo da população, por conta das medidas de isolamento social. A live poderá ser acompanhada pelos perfis oficiais do CoreconPR na internet. Data: 12 de maio (terça-feira) Horário: 18h30
Instagram: instagram.com/coreconparana Facebook: facebook.com/corecon.parana


FRASE:

“Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só vêem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si.”
(Rubem Alves)

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