Educação é tudo

Ana Paula de Carvalho — anapaula@stampanews.com.br

Você pode ter curso superior, pós e MBAs das mais variadas grifes de instituição de ensino, mas existe um pré-requisito básico para qualquer cargo ou função hoje em dia: educação.
Lembra daqueles conselhos da mãe da gente que falava baixinho “Diga obrigada”, “Peça desculpas”? Pois eles estão valendo ouro nas relações corporativas de hoje. Mesmo que você esteja apressado, atarefado, sobrecarregado, é possível “gastar” um segundo do seu tempo cumprimentando os colegas, sendo gentil ou dando a vez no elevador.

Epidemia corporativa
Quando as organizações se ressentem de falta de espírito de equipe, na verdade elas estão exteriorizando um sintoma latente de falta de entendimento, cuja raiz está na falta de trato e tato com o outro. Geralmente não tratamos o outro como gostaríamos que fôssemos tratados e isso reflete no resultado das empresas em vendas, eficiência e gestão.
Quem gosta de levantar da cama sabendo que vai enfrentar o colega que nem sequer dá bom dia para você? Ou o chefe do tipo autoritário e, por isso mesmo, antidemocrático, que dá ordens como se fosse um feitor? A educação se tornou uma epidemia corporativa e razão de vários problemas de gestão. Coloquem o nome que quiser, mas é falta de educação, de entendimento, de colocar-se no lugar do outro.

Exemplo próprio
Além do trato pessoal, notamos que a ausência da educação passa das trocas verbais e vai parar no e-mail corporativo. Dia desses, logicamente sem citar nomes eticamente, um fornecedor simplesmente cometeu a rispidez que, se fosse cara a cara, seria comparável a uma bofetada no rosto, tamanha a falta de medida.
Sempre sou da opinião de que este mundo é redondo e as pessoas que se cruzam agora e se distanciam do seu caminho por uma razão ou outra podem voltar a fazer parte de seu círculo de contatos. Portanto, por onde passei, jamais fui desrespeitosa com as outras pessoas, inclusive chefes.

Limites
Na boa convivência na sociedade – e isso inclui trabalho, família, amigos – existe uma linha que devemos separar. Atirar pedras como se fôssemos do tempo de Maria Madalena ficou (ou deveria) para trás.
Quem ganha são as pessoas em humanidade e no trato com outro ser humano, são as organizações, que terão em seu quadro um patrimônio riquíssimo em companheirismo e equipe, valores tão cobrados pelas empresas e em escassez.
Quem sai lucrando, na verdade, é o seu coração. Nada melhor do que colocar a cabeça no travesseiro sabendo que você tratou bem seu semelhante, buscou transformar um momento de conflito em entendimento, fez parcerias, ajudou outras pessoas, enfim, realizou e não destruiu.

Cultura organizacional com respeito
A consultora Lia Habib, em entrevista recente, afirma que a presença do respeito no ambiente organizacional está diretamente relacionada à educação das pessoas e que o líder é peça-chave para que o respeito seja incorporado à cultura corporativa. “O respeito ao colega de trabalho deve ser uma presença constante nas corporações, afinal esse também é um fator determinante para que as pessoas possam formar equipes e, consequentemente, atenderem às expectativas das empresas e fortalecerem o profissionalismo”, avalia.
Ela compara o ambiente corporativo a um teatro. Mas, como não é possível parecer quem você não é, esse teatro normalmente não dura por muito tempo. “Em algum momento da cena corporativa, os atores deixam de interpretar os papéis que não são seus e começam a agir de acordo com seus próprios princípios. Portanto, se o respeito estiver incutido na vida diária desses profissionais, o ambiente organizacional seguirá de vento em polpa, mas se for ao contrário, o clima corporativo certamente correrá risco de ser prejudicado”, alerta ela.

Dicas da boa convivência e respeito
Espírito de equipe é sinônimo de saber conviver com mentes, carismas e criatividades diversas.

Saber conviver com a diversidade de pensamentos é conquistar o respeito de seus pares.

Para que o respeito faça parte da cultura corporativa, o líder para o bem tem um papel fundamental.

Respeito é exemplo de conduta, de postura pessoal, não é uma questão de tempo. Ele nasce da segurança do profissional, da qualidade do trabalho, do empenho e do comprometimento.

Se você conseguir ser respeitado pelo seu carisma, pela educação e por sua maneira de agir, a conquista de tudo virá naturalmente, sem imposições.

curtas
* Diversas oportunidades no terceiro setor. Consulte: https://site.gife.org.br/ogife_oportunidades.asp

* O Exército abriu edital para concurso do Departamento de Educação e Cultura do Exército. São 122 vagas para médicos, farmacêuticos e dentistas.

* Setor que empresa 6 milhões de brasileiros, o setor de bares e restaurantes, representado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) discute hoje situação caótica na renovação de alvarás e operações ostensivas.

* O Conselho Regional de Psicologia abre 136 vagas em concurso público com data prevista para o dia 5 de setembro. Informações: www.quadrix.org.br

* O Sebrae possui nove cursos gratuitos on-line para quem deseja abrir negócio ou repensar e empresa. Informe-se: https://www.ead.sebrae.com.br/hotsite

FRASE
“Os modos de um homem são um espelho no qual ele mostra o seu retrato.”
Goethe