Em cena, o engajamento sustentável
O Brasil tem apenas 28% dos profissionais que estão altamente engajados no emprego, têm vontade de dar o melhor de si, têm suporte organizacional e bem-estar. Pelo menos, é o que pretende mostrar uma pesquisa da Towers Watson, dentro de um novo conceito de engajamento sustentável.

Conceito é novo e fundamenta-se em alguns pilares
O primeiro é o próprio engajamento, o vínculo com a empresa e a vontade de dar o melhor de si. O segundo é o suporte organizacional para proporcionar produtividade e alto desempenho. E o terceiro, inclui o bem-estar físico, emocional e interpessoal. A remuneração e os benefícios não são os principais motivadores. De acordo com a pesquisa, mostra que o engajamento sustentável no Brasil é mais sensível a três temas: desenvolvimento de carreira, imagem da empresa e clareza de metas e objetivos.

Transparência e rumo contribuem
Segundo a pesquisa, se as empresas quiserem aumentar o número de profissionais engajados, neste novo conceito, precisam mostrar de maneira clara e objetiva que os esforços extras criarão boas perspectivas de crescimento na carreira. Por outro lado, a gestão de pessoas deve ser uma preocupação de todas as empresas, independentemente do tamanho. O estudo recomenda algumas dicas para as empresas criarem condições de engajamento sustentável nos funcionários:

Criar uma atmosfera de inovação
Incentive os funcionários a participarem na construção do futuro da empresa e a buscarem soluções para as dificuldades que encontram no dia a dia.

Comunicação
As recentes crises econômicas criaram em várias empresas um verdadeiro abismo entre a liderança sênior e os funcionários. Esse movimento gerou muita incerteza e ansiedade sobre o futuro. A ponte que vai estreitar essa lacuna será construída com frequentes comunicações sobre a empresa e as mudanças que veem enfrentando, mostrando que existe uma voz ativa e clara no grupo executivo.

Incentive novas ações
Tenha coragem para oferecer às equipes oportunidades para fazer trabalhos que podem estar fora de sua zona de conforto. Isso poderia dar-lhes a oportunidade de mover-se horizontalmente na organização, caso uma promoção esteja disponível. Isso irá ampliar o leque de competências dos colaboradores o que acabará por beneficiar o negócio.

Motivação
Certifique-se de que os líderes tenham as ferramentas, treinamentos e o tempo suficiente para inspirar suas equipes e deixar claro o que se espera deles. A motivação pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho. Questões como as últimas crises econômicas globais acabaram gerando incertezas e desconfianças nas empresas. O segredo está em não deixar que isso impacte na forma como os líderes se comunicam com os colaboradores, nem nos processos que mantêm o negócio andando. Neste sentido, certifique-se que há ferramentas e processos adequados – desde software a treinamentos – para garantir que os funcionários estejam tranquilos com relação ao seu papel, sabendo o que é esperado deles e que podem fazer o melhor trabalho possível.

Curtas
* O setor da construção civil ressente a falta de técnicos em edificação. Na Emadel Engenharia e Obras, entre dezenas de currículos, foi difícil encontrar candidatos com o perfil e a experiência que a empresa precisava. Para solucionar essa deficiência, a Emadel vai contratar o profissional de edificações e treiná-lo conforme as suas necessidades.

* A Becker, Pizzatto & Advogados Associados realiza no dia 28 de agosto o evento Governança Trabalhista como Vantagem Competitiva no Estação Business School. Evento gratuito com vagas limitadas. Inscrições: www.direitoempresarial.com.br

* Paulo Borges, idealizador do Movimento HotSpot e criador do São Paulo Fashion Week, desembarca em Curitiba no dia 14 de agosto para falar de seu mais recente projeto em um encontro no Shopping Mueller. Ele vem acompanhado do convidado especial, o fotógrafo Bob Wolfenson, curador do Movimento HotSpot (MHS) na categoria fotografia. Para participar do encontro é necessário fazer a inscrição pelo telefone 3074-1010. Mais informações no www.shoppingmueller.com.br

*O Extra preparou um mix de produtos para agradar todos os tipos de pais. A expectativa é um crescimento de 13% nas vendas do setor têxtil e 17% na categoria tecnologia, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Frase:
Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.
(Buda)