Exercer uma atividade política é, também, um ato de empreendedorismo, na medida em que as articulações com as várias esferas do governo facilitam e agilizam os negócios na iniciativa privada. Dando um tempo na política, Renata Bueno, a primeira Deputada Ítalo-Brasileira eleita para representar os italianos que vivem na América do Sul no Parlamento Italiano, resolveu trazer para Curitiba, junto com o marido, o italiano Angelo Martiriggiano e os sócios Bruna e Ricardo Bueno, a primeira casa autêntica de produção artesanal de queijos. Conversamos com Renata Bueno.
O que motivou a atuar no segmento de queijos artesanais?
Na verdade este foi um projeto já iniciado pelo meu marido, Angelo Martiriggiano, em Praga. Percebendo a tendência que hoje os produtos de laticínio italiano, principalmente a Burrata e a Mozzarella são muito apreciados no mundo todo, tivemos a ideia de oferecer ao público um verdadeiro produto Made In Italy e não imitações como vemos por aí. Esta experiência do Angelo nos inspirou a trazer também para o Brasil a Burrata e a Mozzarella.
Qual a proposta da nova casa?
Nossa proposta é trazer um pedacinho da Itália para o Brasil, começando por Curitiba, a “nossa terra”. Fomos os pioneiros em fazer a produção completa do queijo no País. Na Itália existem muitos “caseifici” (lugares de produção de queijo), exatamente como o que criamos aqui. O trabalho vem desde a coleta diária de leite, a mão de obra e os equipamentos são italianos, inclusive com a proposta de fazer a produção em uma vitrine, para que as pessoas possam ver como é feito na Itália e agora está sendo feito por nós aqui, com o resultado delicioso dos nossos produtos. Não só a distribuição para alguns renomados restaurantes, mas também a venda direta ao consumidor final, com um preço acessível. Além disso, temos também os produtos complementares, como vinhos e massas.
Quando foi criada a primeira Mozarellart?
Foi criada em 2013, na República Checa, pelo meu marido Angelo e outros sócios. Depois houve uma separação da sociedade e desde então, há três anos, começamos este projeto no Brasil, com a preparação de todas as licenças. Por ser um produto inédito, levamos algum tempo para poder registrar e certificar tudo.
As matérias primas e a mão de obra?
O leite é comprado na região de Curitiba, uma dasmelhores regiões leiteiras do Brasil. A mão de obra é toda italiana, inclusive com um mestre queijeiro, que tem mais de 30 anos de experiência e vem da cidade onde foi inventada a Burrata, tem a profissão já na família há várias gerações, além do maquinário, que veio todo da Itália.
E as parcerias com o varejo?
Então, como comentei, distribuímos para alguns restaurantes renomados como o Porcini, que foi nosso primeiro parceiro, o grupo Vino, a Osteria Capitolina, o Bobardi, o Q Restô e entramos agora na cadeia no James Oliver. Estes clientes já contam com nosso produto artesanal fresco, que lhes é entregue duas vezes por semana. Além de fazer o atendimento ao público com todas as explicações sobre o processo, temos um atendimento personalizado na loja.
Como foi a sua atuação como Deputada, iniciando por amigos italianos, e quais planos para voltar?
Este projeto nasce justamente através de amigos e da comunidade italiana na qual eu já atuava quando fui vereadora em Curitiba. Quando surgiu a oportunidade de ser candidata ao Parlamento Italiano, que é um sonho que eu tinha, viabilizamos esta oportunidade com uma campanha bem estruturada no Brasil e demais países da América do Sul, através do apoio vital do Marcello Ramella e de outros amigos da comunidade italiana de Curitiba. Foi uma experiência fantástica. Como primeira Deputada do Brasil eleita ao Parlamento Italiano, pude levar o nome dos descendentes, de toda a italianidade na América do Sul, principalmente no Brasil, para o coração da Itália, que é o parlamento italiano. Conquistei um grande respeito e amizades com o alto nível da política do País. Hoje, mesmo sem mandato, continuo atuando, através das ótimas relações no Parlamento e na política italiana em geral. Nossa dedicação será sempre a mesma, com mandato ou não. Agora posso dizer que sou uma pessoa pública italiana, acompanhando também o Brasil, mas minha vida hoje é na política italiana. www.facebook.com/mozzarellart.brasil/
Curtas:
- “Se você quer a sua empresa com crescimento sustentável em todos os sentidos, principalmente com boa administração financeira e comercial, é vital desde o inicio implantar organização, planejamento e controles das atividades”. Assim recomenda Moacyr Soares Neto, consultor administrativo e comercial para micro, pequenas e médias empresas. Recentemente, Neto prestou serviços semelhantes para empresa de prestação de serviços nas áreas de idiomas e profissões. Mais informações: 41-9.9731-0341.
- No livro “Comunicação Não-Violenta”, Marshall Rosenberg nos revela um método baseado em habilidades de linguagem e comunicação com o objetivo de fortalecer o ser humano mesmo em condições adversas, promovendo o respeito e empatia. Manual prático e didático que apresenta metodologia voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Editora Ágora.
Frase:
“A vida não oferece promessas nem garantias, apenas possibilidades e oportunidades".
(Autor desconhecido)