Costumamos aprender na escola (pelo menos no meu tempo) as matérias específicas que nos farão passar no Vestibular para, então, seguir um curso e uma carreira na área. De preferência, buscamos colocação em uma empresa pública ou privada. E ponto final.
Nossos olhos não são treinados ao empreendedorismo. Não tivemos aula de matemática financeira, de gerenciamento de vida, a termos ideias e dar vazão a elas.
Somos guiados como cavalos e aquelas vendas que só nos levam a uma só direção, a que descrevi há pouco (escola/faculdade/emprego).
Se sonhamos em algo além disso somos vistos como visionários e até loucos em certa medida. Quando troquei uma posição confortável pela empresa própria, fui questionada sobre minha sanidade. Mas desde a faculdade eu tinha esse espírito empreendedor. Quando ainda estava no primeiro ano de Jornalismo, ajudei uma colega minha na sua empresa de publicidade, aberta com patrocínio do seu pai. Foi uma experiência enriquecedora que utilizo até agora.
É desde cedo que se aprende a empreender
Uma iniciativa das mais promissoras é incentivar os jovens a adotar uma visão empreendedora. Mesmo em seus empregos formais, quem tem postura empreendedora consegue ter atitude, ser proativo, dar sugestões de melhoria, enfim, fazer a diferença.
Foi assim que surgiu, em 2003, a Junior Achievement Paraná, que já beneficiou 33.267 alunos com diversos programas que incentivam a pensar o planeta, desenvolver empreendedorismo, agir de forma sustentável, criar e gerenciar miniempresas.
Sangue novo
No último sábado, vários desses futuros empresários se reuniram na Feira de Miniempresas promovida pela JA/PR no Shopping Palladium. Além da oportunidade do olho no olho com o cliente, os jovens puderam sentir de perto como é negociar preço, volume, pedidos. De acordo com a JA/PR, foram comercializadas 1.650 unidades dos diversos produtos das miniempresas, com faturamento total de R$ 10.725,00 de faturamento e 52% do estoque vendido.
Criatividade não faltou entre as ideias ali apresentadas, sendo que muitas delas apelavam para o conceito de sustentabilidade. Uma delas, a EcoBox, transforma panfletos de supermercados em caixinhas dos mais variados tamanhos, reciclando e tornando útil o lixo.
Já a Patchols apresenta o puff ecológico, feito com garrafas pet em seu interior, com diversas estampas. Sustentabilidade à toda prova. A Pegô, outra miniempresa, usa a criatividade colocando no mercado um porta-chave diferenciado, com velcro, reunindo todas as chaves num só lugar. Além disso, apela para a praticidade. Basta colar na parede para fixar o produto.
Dicas para ser um empreendedor
O consultor Jerônimo Mendes reúne as principais características de um empreendedor:
1. Boas ideias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naquelas que conseguem fazer as ideias transformarem-se em realidade, isto é, implementá-las.
2. Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
3. O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer.
4. O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis.
5. O empreendedor tem uma tenacidade incrível. Ele não desiste.
6. O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de autoconfiança.
7. O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os “fracassos” como oportunidades de aprendizagem e segue em frente.
8. O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor.
9. O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça, várias alternativas para vencer.
10. O empreendedor nunca se acha uma “vítima”. Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!
curtas
* No dia 30 de outubro acontece em Matinhos, litoral paranaense, o evento de encerramento do Outubro Rosa, movimento mundial de prevenção ao câncer de mama. No Paraná, quem coordena o movimento é o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social – HUMSOL.
* A Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná) convoca hoje pessoas interessadas em atuar no ramo de bares e restaurantes. Quem passar pela triagem fará treinamento gratuito de 15 horas para capacitação. A triagem acontece hoje, das 14h às 16h no Restaurante-Escola da Abrasel, que fica na Rua. Padre Antonio, 71. Informações: (41) 3029-4244.
* Acontece nesta sexta-feira, das 8h30 às 18h, o workshop “Mapas Mentais”. Será no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341). Informações: (41)3271-9177 ou iel@ielpr.org.br.