Após uma trajetória de sucesso como executiva numa das maiores redes hoteleiras do mundo e, posteriormente, numa das mais competitivas empresas de refeições coletivas, Ana Lúcia Bittencourt Starepravo decidiu montar a própria empresa com ex marido na época. Assim surgiu há 18 anos a Genialnet Gestão e Tecnologia Ltda, com apenas um cliente, muito trabalho, empenho e coragem. Conversamos com a empreendedora Ana Lúcia e conhecemos de perto a sua perseverança.
Como foi a escolha por este segmento de negócios?
Quando sai da área hoteleira, fui trabalhar numa empresa de Refeições Coletivas em Blumenau – SC que atendia a todas as grandes indústrias do Estado. A área me encantou. Desafiante, muito competitiva e com grande potencial de crescimento na época, fez com que eu decidisse permanentemente me manter nesta área. Três anos depois fui convidada a trabalhar numa empresa em Curitiba de alimentação coletiva, que nascia com a gestão de um grande executivo vindo de São Paulo. Depois de 6 anos, decidimos, meu ex marido e eu a montarmos a própria empresa para dar seguimento e evolução no Sistema Genial, software que nasceu a partir de uma demanda da empresa e do próprio mercado.
Quais principais benefícios para as empresas?
Nestes quase 20 anos de experiência detectamos que as principais dificuldades enfrentadas pelo mercado de alimentação coletiva são: falhas no gerenciamento de custos, alto desperdício, falta de profissionais qualificados para a base operacional e alto índice de desvios de mercadorias. A Genialnet tem ajudado quase 200 empresas a resolver estas questões para garantir a lucratividade. O mercado de alimentação coletiva trabalha com uma lucratividade média de 4%, o que demonstra que o controle de custos tem que ser diário nas empresas do segmento. Visa o planejamento e apuração de custos. Nossa experiência de mercado demonstra que é possível obter uma economia média de 10% nos custos de matéria-prima com a implantação do Sistema Genial. Além de toda a operação, a linha de produtos Genial está integrada ao Genial Financeiro, Gerenciador de Notas Fiscal Eletrônica e BI.
Como está a empresa hoje?
Crescemos e conquistamos o respeito e a admiração das empresas focadas na área de Food Service como: Alimentação Coletiva e Escolar, Serviços de Nutrição Hospitalar, Restaurantes de Autogestão e Merenda Escolar. Atendemos atualmente quase 200 clientes em todo o Brasil.
Qual o seu papel na empresa?
Meu papel principal hoje na empresa são as negociações, acompanhamento do mercado e das necessidades dos nossos clientes e tenho paixão por este trabalho. Nunca me abati por crises, retração de mercado ou más notícias. Acredito num trabalho sério, ético e criativo.
Curtas:
- Os empresários Rodrigo e Mariana Gaião, da StilHaus, aproveitaram o início do ano para visitar a Heimtextil, a maior feira de decoração da Europa. O evento aconteceu na segunda semana de janeiro, em Frankfurt na Alemanha. Durante a visitação, Mariana e Rodrigo viram em primeira mão lançamentos e novas tendências para o ano de 2019, já escolhendo os produtos que farão parte de sua coleção neste ano. A StilHaus já é reconhecida por trabalhar com produtos importados, e algumas linhas têm importação para o Brasil feita exclusivamente pela marca.
- Grupo T2I. Grupo composto por quatro empresas do ramo de tecnologia, com sede em Curitiba e fundação em 1992. Fator Mob, Fator BLE, Fator Sphera e Quântika oferecem soluções dentro das áreas de transporte e mobilidade, IoT (internet das coisas), Bluetooth Low Energy, Smart Cities, aplicativos, ambientes de inovação e outras áreas que envolvam tecnologia e integração de sistemas. www.fatorble.com
Frase:
“A única forma de lidar com um mundo não livre é se tornar tão absolutamente livre que a sua simples existência seja um ato de rebeldia.”
(Albert Camus)