O empresário Heitor Côrtes Netto, proprietário da Saint Germain Padaria e Confeitaria, apresentou, recentemente, a palestra Construindo sua felicidade pessoal para cerca de 40 pessoas. Há mais de quatro décadas Heitor atua como palestrante e pensador holístico(movimento que procura compreender os fenômenos na sua totalidade), tendo encontrado no Cristianismo, Budismo, no estudo de diversas religiões e na ciência astrológica, uma base para sua busca de apoiar as pessoas na construção de suas felicidades pessoais. Carreira & Cia conversou com Heitor Côrtes Netto, que falou como é possível ser feliz diante das pressões cotidianas.
O país atravessa uma crise sem precedentes, que impacta na vida das pessoas. Desemprego, estresse, competitividade no ambiente de trabalho. Diante dessa realidade como é possível quebrar o ciclo de ansiedade e infelicidade?
Primeiramente é importante entender que tudo é cíclico, que como veio, uma hora essa crise vai passar. A questão particular desta crise é que promete ser mais longa que as outras que já enfrentamos, e temos que sobreviver a ela.
Uma carreira profissional de sucesso pode contribuir para felicidade?
Muitas pessoas em uma determinada fase da vida focam toda sua energia em construir uma carreira de sucesso. Isso é importante, mas é apenas uma parte de nossas vidas. É fundamental ter em mente que somos material, emocional e espiritual. E é justamente a harmonia na relação destas três partes que está o eixo para uma pessoa se sentir feliz. Quando há desequilíbrio é que surgem os diversos sofrimentos que presenciamos nos dias de hoje.
Geralmente a cada virada de ano as pessoas fazem planos, traçam metas. Que dicas você daria para quem quer encontrar a felicidade?
Sugiro que no plano de vida para 2017 considerem ações nas áreas emocionais, materiais e espirituais. Mas que sejam planos factíveis. O caminho da felicidade também passa pela busca do autoconhecimento, inclusive com ajuda profissional em alguns casos. Compreender e superar nossa tendência a sentimentos de culpa e autopunição, aprender a se perdoar e tentar evoluir sempre. É também importante desenvolver técnicas de sensibilidade e afeto, seja através de um elogio, um sorriso ou pela empatia com o outro. Realizar trabalhos voluntários, adotar uma alimentação saudável, meditar e fazer atividade física também ajuda. A felicidade é uma conquista que se faz através da educação de si mesmo.
É utopia dizer que a felicidade está ao alcance de todos?
Não é utopia. A felicidade está ao alcance de todos. Como dizia o Padre Zezinho: A paz não é ausência de guerra, mas a presença de amor. A felicidade pessoal está diretamente ligada à expectativa que criamos de nós mesmos, e para nós mesmos. Expectativas muito altas geram ansiedades altas, que nos dificultam a alcançar a felicidade pessoal. Se esperar pouco de tudo e de todos, teremos mais chances de sermos felizes.
Curtas:
* Começam hoje as aulas do Summer Intensive da Phil Young’s English School. A grande diferença desta modalidade é a semi-imersão na língua inglesa, já que são aulas de 3,5 horas de aula, de segunda a sexta-feira, durante 17 dias, que equivalem a um semestre letivo de um nível do curso regular. O programa possibilita acelerar o cronograma tradicional, adiantando a grade normal de aprendizado. Também haverá turmas em janeiro e fevereiro.
Curtas
* Campina Grande do Sul ganha primeira loja Nissei, será aberto nesta terça-feira e traz áreas de conveniência ampliadas. A loja terá uma grande variedade de produtos, oferecendo comodidade e facilidade próxima ao Hospital Angelina Caron, referência no estado. O amplo espaço possui 250 m2 e está localizado na Rua Pedro Pasa 1128.
* Livro: Resiliência– A transformação como ferramenta para construir empresas de valor. O autor Eduardo Carmello mostra que qualquer tipo de mudança, por mais difícil que seja, pode tornar-se um impulso evolutivo para que nos definamos, orientemos e tracemos nossos reais objetivos. Editora Gente.
Frase:
Um homem é bem-sucedido se acorda de manhã, vai para a cama de noite e persegue seus sonhos enquanto isso (Bob Dylan)