Dia desses me deparei com a entrevista de uma empresa que definia “RH” como “Engenharia de Pessoas e considerei que se trata de colocar as pessoas no grau de importância que merecem dentro das organizações. Tudo envolve pessoas, desde um consultório médico com uma secretária até uma fábrica de automóveis. Se essa secretária não estiver minimamente satisfeita com seu ambiente de trabalho, você não imagina o clima nada ameno que ela pode criar para os pacientes ou, pior, o atendimento pode ser tão ruim que o médico poderá ver seus paciente vindo uma vez e nunca mais retornando. Isso acontece de fato. Assim, o processo de retenção dos profissionais tem exigido da organização, seja ela um microcosmos como um consultório médico, ou uma indústria, manter o clima organizacional positivo onde as competências assumem um papel fundamental. De acordo com a consultora Denise Bee, da Critério Humano, o ser humano procura se aproximar daquilo que o estimula, motiva e o acolhe e ao mesmo tempo tenta se distanciar do que o inibe, pressiona e o hostiliza. Dessa forma, as questões comportamentais superam os aspectos técnicos. “As empresas estão percebendo que não basta trabalhar somente as competências técnicas. É necessário aliar os conhecimentos aos comportamentos”, relata.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Técnicas Para um bom diagnóstico do conhecimento aliado ao comportamento, as empresas podem contar com um sistema de análise de perfil comportamental chamado e-Talent, que permite o cruzamento das características comportamentais com as exigências de determinada função. Em termos leigos, é colocar cada macaco no seu galho de maneira mais eficiente, buscando acertar o comportamento certo para cada função.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Evolução em recrutamento De acordo com Denise Bee, o sistema foi estruturado para ser uma evolução nos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, desde a fase inicial de triagem dos candidatos, estendido amplamente às ações de desenvolvimento e manutenção dos profissionais numa organização. “O sistema possibilita uma análise aprofundada do perfil comportamental das pessoas e dos cargos a serem ocupados por elas”, afirma. Ela conta que a ferramenta auxilia os gestores especialmente nos processos de triagem, recrutamento e seleção, desenvolvimento, coaching, outplacement, assessment de profissionais e análise de times e relacionamentos, fatores em alta nos dias de hoje.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Perfil certo para dar resultados Ao definir o perfil do cargo alinhado às competências da empresa, colocar a pessoa-chave leva a acertos na seleção, contratação, orientação, treinamento e consequente desempenho adequado e vitorioso. “O processo consiste em reunir profissionais da área de Recursos Humanos e o responsável pela posição de cada cargo a ser analisado, para definição do perfil comportamental, utilizando o questionário de Análise de Perfil de Cargo e-Talent”, informa. O objetivo principal é identificar a visão da direção quanto à situação desejada para o cargo em análise. Com base nisso, será emitido o perfil de cada um dos cargos, contendo a descrição comportamental e a lista dos comportamentos estratégicos”.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Vantagens e benefícios Muitos são os ganhos de contratar a pessoa certa para o cargo, tanto para a empresa, quanto para a equipe como um todo, porque, cá entre nós, quando ninguém pára em determinado cargo, várias leituras começam a surgir e a se disseminar na organização, certo? * Flexibilização da gestão da triagem, recrutamento e seleção e desenvolvimento de profissionais, reduzindo os custos com esses processos; * Versatilidade na aplicação do questionário via web e presencial; * Análise completa do profissional por meio de textos analíticos e gráficos, o que garante maior eficácia em todo o processo de atração, retenção e desenvolvimento de talentos; * Definição do perfil comportamental do cargo da empresa; * Identificação do grau de adequação dos candidatos com os cargos a serem ocupados e vice-versa; * Correlação e classificação dos profissionais de acordo com o banco de cargos do sistema ou com cargo específico elaborado pela própria empresa; * Visualização automática do relatório comportamental, logo após o preenchimento do questionário; * Aproveitamento pleno das informações contidas no relatório para as diversas etapas do processo de atração e retenção de talentos; * Organização do banco de dados através de diversos filtros.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
CURTAS
* A Cassol Pré-Fabricados abre vagas para operadores de guindaste, encarregados de obras e montadores para atuar na matriz no Paraná – sediada em Araucária -, e nas filiais em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
* O CEPDAP (Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões) abre inscrições para MBA em Promoção e Gestão de Eventos. Informações: (41) (41) 3029-4044 / www.cepdap.com.br
* Buscando oportunidades de trabalho no terceiro setor? Uma boa fonte é o Portal Gife. www.gife.org.br
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Frases “Procurando pessoas para contratar, você busca três qualidades: integridade, inteligência e energia. E se elas não têm a primeira, as outras duas matarão você.” Warren Buffet, investidor americano
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para [email protected].
Ana Paula de Carvalho jornalista 41 | 3026-8755 41 | 9604-2102
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * ANA PAULA DE CARVALHO anapaula @stampanews.com.br
|