Estórias de empreendedores que ensinam

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

O uso e a habilidade de contar estórias para motivar grupos e indivíduos, talvez seja uma das formas mais antigas, agradáveis e eficientes para demonstrar uma determinada situação. De maneira lúdica, estórias bem construídas e contadas, dessas que prendem a atenção do começo ao fim, trazem ricas lições e reflexões na vida e no trabalho. Selecionei uma interessante, bem próxima da realidade. Boa leitura!

O empreendedor que vendia cachorros quentes
“Um homem e sua família moravam à beira de uma estrada e vendia cachorros-quentes, para viver. Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia excelentes cachorros quentes. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. Por causa do seu dinamismo empreendedor as vendas foram aumentando e, cada vez mais, ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses.

Com o sucesso no negócio, mandou filho estudar na capital
O negócio prosperava e seu cachorro quente era o melhor de toda região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola para o filho. O menino cresceu e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país. Anos depois, finalmente já formado, já ‘doutor’, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre – prosperando – mas sem grandes alterações: qualidade do produto e divulgação. Mas ainda sem ler jornais e outros noticiários. Então o rapaz teve uma séria conversa com o pai:- Pai, então você não ouve rádio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Esta tudo ruim. O Brasil vai quebrar. Depois de ouvir as considerações do filho doutor, o pai pensou:- Bem, se meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto, então só pode estar com razão. E, com medo da crise, o pai começou a tomar algumas providências: procurou um fornecedor de pão mais barato (e, é claro, de pior qualidade); começou a comprar salsichas mais baratas (também de pior qualidade). Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda. Abatido pela noticia da crise já não tinha ânimo para oferecer seu produto em voz alta.

Conselhos do filho valem ‘ouro’
Tomadas providencias, as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis. O negócio de cachorros quentes do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia na melhor escola, quebrou.

O pai, triste, então falou para o filho:
Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise.

E comentou com os amigos, orgulhoso:
Bendita hora em que eu fiz meu filho estudar. Graças a ele a crise não me pegou de surpresa!”

 As lições de cada estória
Entendo que devemos estar abertos a opiniões e pontos de vistas diversos sobre uma situação, mas precisamos selecionar e filtrar o que de fato é útil para melhorar a qualidade de uma decisão. Na estória em questão, o fato do empreendedor (pai) não ler jornais, nem ouvir rádio ou tv, não o torna um ignorante no negócio dele, mas dificultou que ele fizesse comparativos e filtrasse os conselhos do filho. Afinal, o negócio de cochorros quentes prosperava muito antes do filho voltar ‘doutor’ da capital. Qual a sua opinião?

curtas
* O economista Gustavo Franco desembarca em Curitiba no dia 8 de maio, às 19h30, para o lançamento do livro As Leis Secretas da Economia, na Sede Concórdia do Clube Curitibano,. O evento faz parte do lançamento do Clube de Negócios do Clube Curitibano e é uma parceria entre a UniBrasil, Universidade Federal do Paraná, Universidade Positivo e Solar do Rosário. Entrada franca: Convites limitados. Para participar é necessário se inscrever pelo site do Clube Curitibano ou pelo email cultura@clubecuritibano.com.br

* Para o Dia das Mães, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) ampliou seu portfólio de grifes exclusivas com a marca Finlandek de produtos para cozinha, cama, mesa, banho e decoração. Com a chegada da marca, o Extra espera um crescimento de 20% na venda da categoria Bazar nesse Dia das Mães, em comparação ao ano passado.

 * A WebStorm, empresa curitibana especializada em planejamento e criação de lojas virtuais profissionais, abre filial em Ponta Grossa com contratação de 20 colaboradores que vão atuar na região.

 * A Rede Record de TV compõe o seleto grupo de empresas que adotaram antecipadamente a solução de comunicação unificada da Microsoft, o Lync Server 2013, proporcionando a mais de 1100 funcionários ferramentas de mensagem instantânea, identificador de presença, recursos de conferência online, compartilhamento da área de trabalho e ramal móvel.

Frase:
Um instante de reflexão, num momento de tensão, pode gerar mil dias sem aborrecimentos
(Provérbio árabe)