Parte II
Através da minha atuação como consultor na área de seleção de executivos e parceiros do Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, apresentamos as principais estratégicas e políticas de recursos humanos das indústrias paranaenses.
A Visão dos Líderes Industriais Paranaenses
Os dados apresentados fazem parte da XV Sondagem Industrial-2010/2011-A Visão dos Líderes Industriais Paranaenses, realizada desde 1995 pelo Departamento Econômico da FIEP. Trata-se de uma pesquisa abrangente, envolvendo mais de 40 itens, tais como:assunto internacionais, produtividade, competitividade, tecnologia, investimentos, competitividade nacional e internacional do Paraná, meio ambiente, comércio exterior, estratégias empresariais, infra-estrutura, políticas de recursos humanos, qualidade, entre outros.
Metodologia da Sondagem Industrial.
A Sondagem contou com a participação de 492 empresas industriais paranaenses de todas as regiões do Estado e de todos os tamanhos. Foram selecionadas aleatoriamente 3.500 empresas dentre as constantes do Cadastro Industrial/FIEP. Destas, 490 contribuíram com o preenchimento completo dos formulários. Sob a ótica estatística, este número de empresas respondentes confere uma representatividade da amostra de 95% de confiabilidade à Sondagem para uma margem de erro pré-estipulada em 5 %. O numero de funcionários destas 490 empresas é de aproximadamente 115.000, ou seja, aproximadamente um quarto do total do número de empregados na indústria paranaense.
Instrumento de decisão
A Sondagem tem a pretensão de servir de instrumento tanto para os gestores de empresas como para aqueles que, de uma maneira ou de outra, na esfera pública ou privada, tem influência sobre os rumos da atividade empresarial no Paraná. A Sondagem completa pode ser encontrada no web-site:www.fiepr.org.br
Contratação de diretores,gerentes e mão de obra estratégica
Segundo 32,47% das industrias paranaenses, a contratação de executivos é feita por relacionamento da diretoria através de indicação de amigos, clientes e(ou)fornecedores. Em 23,05% dos casos o departamento de RH. Para 17,69% treinamento e desenvolvimento gerencial interno com plano de carreira, para 14,94% agencia de empregos ou de serviços temporários e para 9,90% terceirização através de consultoria especializada em seleção de executivos.
Formação de pessoal
Os industriais paranaenses opinam que faltam no Estado, mais e melhores instituições para a formação de mão-de-obra especializada (45,13%), provocando nas empresas a necessidade de destinar recursos para treinamento e incentivos a educação e aprendizado (54,66%). Por outro lado,faltam profissionais para ocupar posições de alto nível gerencial (23,73%) e 22,03% apontam que os salários para a mão de obra especializada são altos, 14,58% estão satisfeitos com as instituições de formação de mão-de-obra.
Nos momentos de baixa produção
Irão manter os funcionários contratados apesar de reduções no faturamento (58,90%), darão ferias coletivas (29,66%), farão um banco de horas (23,09%), reduzirão o nível de emprego (22,46%), reduzirão a jornada de trabalho e manterão os salários (6,78%), reduzirão a jornada de trabalho com redução de salário (2,97%), tomarão outras medidas(3,81%).
Curtas:
Palestra
A Sociedade em rede e os impactos no universo Corporativo.
Data: 26 e 27 de maio de 2011.
Objetivo: Refletir sobre as práticas gerenciais, o cotidiano, as necessidades do negócio, os resultados e a eficácia organizacional. Da Sociedade industrial a sociedade da informação, o papel das novas lideranças, o individuo, os grupos, competências comportamentais, novas demandas no ambiente corporativo,indicando desafios e oportunidades. Com Viviane Mosé, Psicóloga e Psicanalista com Doutorado em Filosofia, autora de diversos livros.
Local: FUNPAR- Curitiba/PR – Informações: (41) 9657-8438 -Inscrições: [email protected]
Seminário
Interbusiness Curitiba 2011
Dias: 26, 27 e 28 de Maio de 2011
O que há de mais atual nas áreas de gestão de pessoas, negócios e internacionalização, será tema do INTERBUSINESS CURITIBA 2011, seminário que será realizado pela FESP – Faculdade de Educação Superior do Paraná , em parceria com a FCU – Florida Christian University, instituição que certificará o Seminário. Informações: (41) 3028.6521 email: [email protected]
Premiação
O Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão – PPrQG, persegue o desafio de engrandecer a competitividade das organizações paranaenses, com o intuito de sincronizar a economia do Estado do Paraná, diante das mudanças no cenário econômico nacional e internacional. O PPrQG utiliza-se de metodologia desenvolvida pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ: o Modelo de Excelência da Gestão – MEG, que permite diagnosticar o estágio atual de desenvolvimento gerencial, possibilitando o estabelecimento de planos de melhoria contínua para aprimorar o desempenho organizacional. Empresas interessadas em participar:mpc@ibqp. org.br ou em contato pelo telefone: 041 3264-2246 com Roger.
Frase:
É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado-
Whitney Young Jr.