Tentando traçar as necessidades do setor de Recursos Humanos em empresas do Paraná, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PR) em parceria com a Isae/FGV e a Bachman & Associados, realizou em 2012 o 4º BenchMarking Paranaense de Recursos Humanos. Este ano a pesquisa contou com a participação de 235 organizações em uma amostra com mais de 200 mil colaboradores.
Metodologia adotada
De acordo com a presidente da ABRH-PR, Sônia Gurgel, foram utilizados na pesquisa 12 indicadores, entre eles, rotatividade volutária e involuntária, absenteísmo, absenteísmo médico, índice de acidentes de trabalho, hora extra, hora treinamento, grau de terceirização e outros. ‘’Podemos ter mais indicadores, mas primeiro precisamos adquirir a confiança das empresas e que elas entendam a validade dos dados para os quais os números que disponibilizam estão sendo usados’’, pondera. Sônia diz que até hoje foram realizadas cinco pesquisas – uma piloto- e agora o trabalho tem conseguido a credibilidade desejada, no entanto, é preciso criar uma cultura de uso desses indicadores na área de gestão de pessoas.
Referencia de desempenho por setor
A presidente da ABRH adianta que uma espécie de catálogo é criado com o levantamento geral da pesquisa. As empresas participantes ganham um exemplar. Pela primeira vez os participantes foram divididos em segmentos e o empresário poderá conferir o desempenho de sua organização em comparação com a média do setor. ‘’O resultado individual da empresa é mantido em sigilo, não há risco de ser revelado para um concorrente. Cada empresa tem acesso apenas aos seus próprios números e uma comparação com o setor a que pertence’’, garante Sônia.
Com o passar dos anos, o volume de empresas participantes está aumentando, no entanto, Sônia acredita que o estudo ainda está longe de atingir os números ideais. ‘’Sei que podemos contar com pelo menos mil empresas e ter pelo menos 20 indicadores’’, diz.
Útil para elaboração de estratégias.
Sônia acrescenta que o setor de RH tem evoluido ano a ano e que pesquisas como essa vêm ao auxílio dos profissionais nas organizações que podem se utilizar das informações para traçar estratégias para manter o que a marca tem de melhor, além de trabalhar para ajustar o que está fora dos padrões de mercado. A presidente adianta que profissionais que queiram participar dos estudos que serão realizados em 2013, dispondo os dados de sua empresa para serem avaliados, podem entrar em contato com a ABRH-PR pelo site da instituição. O mesmo vale para os interessados em adquirir o catálogo com o conteúdo levantado este ano.
Mais informações: www.abrh-pr.org.br ou pelo telefone: (41) 3362-4317
curtas
*O Extra reforça a parceria com o estilista Marcelo Sommer e traz com exclusividade às lojas de todo o Brasil um celular assinado pelo renomado estilista. O aparelho traz um aplicativo com dicas de beleza, moda e saúde, wallpapers com estampas criadas por ele, além da seção Monte Seu Look, na qual os bonecos podem ser vestidos com as roupas da coleção Alto Verão do Extra by Marcelo Sommer.
*No dia 5 de dezembro, o escritório Romanini Advogados recebe em São Paulo o prêmio Top Empresarial Internacional, concedido pela Associação dos Empresários da Região Sul e Mercosul. O prêmio, que acontece anualmente, reconhece a dedicação do trabalho desenvolvido pelo escritório e seu destaque no cenário empresarial brasileiro na opinião de outras empresas, de diferentes setores, pelo serviço realizado.
*A Ernst & Young Terco e a Endeavor Brasil realizam pela primeira vez no Paraná o CEO Summit, um dos principais eventos de empreendedorismo do Brasil que reúne empresários, investidores e executivos. O evento será realizado no dia 21, às 19h, no Cietep, em Curitiba. Entre os palestrantes estão Alexandre Hohagen (vice-presidente do Facebook para a América Latina), Hélio Rotenberg (presidente da Positivo Informática), Marco Franzato (diretor-presidente do Grupo Morena Rosa), e Luiz Otávio Leão (ex-acionista da Matte Leão).
*A Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) realiza ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-juvenil (DNCCI). No dia 21 haverá um jantar beneficente no Clube Curitibano com show de Rogério Cordoni & Banda, com convites no valor de R$70,00. No dia 23 será realizado um ciclo de palestras sobre o tema e no dia 24, uma carreata saída do pátio da unidade Casa de Apoio, no bairro Tarumã, com destino ao Parque Barigui. Mais informações no site www.apacn.com.br
Frase:
Não é preciso entrar para a História para fazer um mundo melhor.
(Mahatma Ghandi)