Evite constrangimentos com a nova etiqueta corporativa

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

Saber se comportar no ambiente de trabalho não é mais uma simples regra de etiqueta e sim uma competência. Mas, por que esse desafio ainda é maior para elas do que para eles? Conversamos com a especialista em Etiqueta Corporativa e Social, Silmara Leite Ribeiro Santos, diretora da Pitacos Marketing e Eventos.

Hoje, fala-se muito em nova etiqueta corporativa, o que isso significa?
Na prática significa que só a competência técnica não é mais suficiente para galgar novos saltos na carreira. Atualmente, está em vantagem no mercado de trabalho aquele ou aquela profissional que sabe se comportar adequadamente nas mais diversas situações do ambiente corporativo, tanto inusitadas como de rotina. Acontece que nem sempre é fácil agir da maneira correta. Por isso, entender bem dessas normas de conduta e aplicá-las corretamente é considerado uma competência profissional, um diferencial. E o mercado está sentindo falta de profissionais com esse perfil, por isso as empresas estão oferecendo os cursos in company para seus colaboradores. No momento de receber e se despedir. Etiqueta corporativa, hoje, envolve comunicação, imagem, postura de relacionamento, compromisso, responsabilidade, versatilidade, e domínio técnico.

Essas regras também valem para a internet?
Esse é um assunto que tem dado o que falar. Há muitas pessoas que perdem oportunidade de ascensão profissional, emprego e até estágio por não seguir normas de conduta na web, que chamamos de Netiqueta. A questão voltou à tona depois que duas estagiárias do Senado Federal foram demitidas por divulgar, no facebook, um conteúdo considerado ofensivo pela Casa.

Por que para a mulher é mais difícil aplicar essas regras no dia a dia?
A mulher é tida como um ser sensual, por isso, qualquer descuido no vestuário, no modo de andar, de sentar, no tom de voz mais macio, no uso das palavras, no excesso de gentilezas pode ser mal interpretado. Isto não significa que ela precisa se masculinizar. A mulher pode e deve manter a sua feminilidade, porém na dose certa. É justamente aí que está o desafio, encontrar este ponto de equilíbrio nem sempre é fácil.

Dá para se livrar ou evitar situações constrangedoras com o uso da etiqueta?
Sim. A mulher precisa estar mais atenta a detalhes de interpretação, especialmente a não verbal. Uma adequada postura física e comportamental irá lhe ajudar a se precaver de situações constrangedoras, como assédio sexual e moral, por exemplo. É importante atentar a olhares, comentários, piadinhas e analisar bem os convites recebidos. Apesar de todas as exigências do mercado e dos desafios encontrados, é possível sim aliar feminilidade, vida pessoal e profissional, com sucesso. Mas, para isso, é necessário atentar à nova etiqueta corporativa. Mais informações: www.pitacosdasil.com.br

Curtas
* CONVERGÊNCIA CAFÉ. Preocupados com a qualificação e a retenção de talentos, as empresas tem procurado especialistas, para avaliação das tendências na área de treinamento. A partir daí, Jorge Lunardi, Moacir Moura, Paulo Martinelli e Vânia Batista (especialistas em Gestão de vendas, Vendas no Varejo, Informática aplicada e Sixsigma), lançaram o projeto CONVERGÊNCIA: um café-da-manhã reunindo executivos de RH e Desenvolvimento de Pessoas, para discutirem o assunto. O evento acontecerá no dia 27 de março, nos auditórios da FUNPAR. Mais informações: moacirmoura@terra.com.br e lunardicomercial@gmail.com

* A /Add, braço off-line do grupo Redirect Digital Marketing, criou uma ação para marcar o Dia Mundial do Consumidor (15 de março) e reforçar a proximidade que a Cimentos Itambé possui com seus clientes. A ação foi composta por mala-direta com brinde especial, e-mail marketing e brinde digital.

* A Auto Viação Catarinense tem um novo aplicativo que permite ao cliente consultar horários, itinerários, comprar passagens e ainda ter acesso gratuito a músicas, à revista de bordo da empresa e outras notícias. A novidade está disponível para as plataformas IOS, Android e, para outros dispositivos, por meio da versão em HTML 5. Para baixar a ferramenta basta acessar o link www.jcaholding.com.br/app.

* Vem aí o limite para entrega do leão e a líder de Imposto de Renda da Ernst & Young Terco na região Sul, Flávia Coêlho Leite, orienta os declarantes a prestar atenção na hora de reportar pagamentos assalariados. Além disso, é preciso que as pessoas físicas mantenham em arquivo próprio da declaração por cinco anos, porque a Receita Federal faz cruzamentos imediatos.

Frase:
Cada dia traz seus próprios presentes. Desamarre as fitas.
( Ruth Ann Schabaker)