Lembra daquele jogo infantil chamado telefone sem fio?! Era ótimo brincar! Trazido ao “mundo adulto”, o jogo nos revela que, na maioria das organizações, essa brincadeira vira assunto sério e é a raiz de vários problemas de relação interpessoal.
Se você não lembra, no jogo telefone sem fio você recebia uma simples frase e tinha que passar adiante. Constatação: ao final do jogo a palavra simplesmente se distorcia, já que cada um “apimentava” a frase conforme seu entendimento.
Assim também acontece nas empresas: a frase dita no corredor pelo seu chefe chega ao destinatário completamente diferente, enredada de interpretações e, em muitos casos, segundas intenções.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Você estabelece ligação quando se comunica?
A comunicação, em termos acadêmicos, quer dizer tornar comum, estabelecer ligação, unir. Ao contrário disso, muitas vezes a comunicação serve para desagregar e isso porque sempre existem, de um lado, o emissor, e, do outro, o receptor. No meio disso, a mensagem.
Comunicar com seu público, sejam funcionários, colegas, chefes ou subordinado, não é questão apenas de apresentar a informação de maneira clara, objetiva. É, sobretudo, entender o referencial daquele público para, então, transmitir uma mensagem.
O que se tem por aí é um avalanche de informações que, em muitos casos, não fazem sentido a quem está digerindo esse conteúdo. É um total desencaixe em que fica claro que a estratégia da empresa não inclui seu público-alvo e, como consequência, fica acessível a poucos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Comunicação como estratégia
Quando se tem uma empresa onde a comunicação é prioridade, essa capacidade de bem informar os colaboradores passa a ser uma poderosa ferramenta de gestão poderosa, um campo fértil para que as pessoas colaborem, queiram dar sugestões de melhoria, enfim, tornem-se engajadas e, sobretudo, valorizadas. Afinal, comunicar também envolve as emoções e, nesse campo, o que para mim é um e-mail comum e objetivo, para outras pessoas poderá parecer ríspido, seco, quase uma grossura. São as emoções que comandam nossas palavras, gestões e intenções e aí o campo é fértil para interpretações e para que o telefone sem fio percorra o corredor das empresas com várias nuances.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

RH sem rumo

Em empresas por onde atuei como assessora de imprensa, tive a oportunidade de funcionar como observadora e, ao mesmo tempo, colaboradora “informal”. O que notei é que a área de Recursos Humanos de muitas empresas continua sendo, na atualidade, um Departamento Pessoal, depósito de várias reclamações e nenhuma ação efetivamente positiva para agregar o colaborador. É um RH sem rumo, que tem a missão apenas de distribuir holerites e benefícios. Nenhuma política, nenhuma intenção de se aproximar da comunicação interna. Quando muito, a comunicação interna era requisitada para formatar um manual para novos colaboradores e só.
Em outras, ainda presenciei total distanciamento entre os gestores e seu colaborador chamado “chão de fábrica”. A linguagem era tão inacessível que não conseguia chamar a atenção de quem precisava. Eram ferramentas dissociadas e que não atingiam alvo algum.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

CURTAS

* A Realiza Arquitetura abre vagas para estágio. Os candidatos devem estar cursando 3º, 4° ou 5° ano de arquitetura e ter domínio sobre os programas Auto Cad e Revit. Currículos devem ser enviados para [email protected].

* No dia 17 de maio, acontece em Curitiba o Curso de Customização HUMFIO, promovido pelo Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), com a professora Claudia Barbosa. Informações: (41) 9141-4830 ou [email protected]

* O Instituto Sul-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento (Isped/Curitiba) em convênio com a Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA) abre vagas para o curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais. As matrículas podem ser feitas até o dia 20 de junho e as vagas são limitadas. Informações: (41) 3353-3100 ou [email protected].

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

COMO FAZER A COMUNICAÇÃO FUNCIONAR

Leve em consideração alguns pontos iniciais:

* Defina o perfil do seu colaborador;

* Prepare uma pesquisa interna com as áreas de interesse do seu público-alvo;

* Estruture um planejamento estratégico mês a mês;

* Adote ferramentas de comunicação úteis e que sejam acessíveis a todos;

* Ao comunicar, saiba por que fazê-lo e conduza a comunicação de forma clara, com linguagem adequada ao público;

* Mantenha o canal de comunicação aberto para receber feedback;

* Antever demandas e necessidades dos colaboradores para agir preventivamente por meio da comunicação;

* Adotar ferramentas tradicionais de comunicação e incluir novidades relacionadas à tecnologia para servir diferentes públicos.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Frases

“O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela foi alcançada.”
George Bernard Shaw

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Para dúvidas, questionamentos sobre Carreira e sugestões, envie e-mail para [email protected].

Ana Paula de Carvalho jornalista
41 | 3026-8755
41 | 9604-2102

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
ANA PAULA DE CARVALHO
anapaula @stampanews.com.br