Para você que escolheu a profissão na área de hotelaria, sabe que é preciso ter muito jogo de cintura, flexibilidade e disponibilidade para lidar com milhares de situações que se apresentam todos os dias, 24 horas por dia, 365 dias no ano. Carreira & Cia conversou com Nilson Bernal, gerente geral do Four Points by Sheraton, o hotel eleito pela 9a vez pelo Guia 4 Rodas,  para conhecer inovações e tendências num segmento em crescimento em Curitiba.


É importante gostar do que faz em hotelaria?

Principalmente quando se trata de atendimento e negociação. Lembre-se que todo hoteleiro, todos os dias, deve estar negociando algo com alguém, colaboradores, clientes, fornecedores e precisa de maturidade profissional muito acima da média, pois está lidando com pessoas que pensam e agem de forma diferente, egos, orgulhos vaidades. Ser ou estar hoteleiro precisa ser um bom negociador e, obviamente, entender do seu negócio, da sua operação e não se limitar, buscando sempre agregar valor para seu negócio.


Como ser exemplo para a equipe?

Conheço muitos executivos que exercem uma grande autonomia e poder de negociação. Estes sabem exatamente a hora de ceder e exercer a pressão na medida certa e, acreditem, muitas das vezes conseguem o que querem exercendo com muito talento, postura e atitude convencer muitas situações. Procure sempre aumentar seus resultados de forma eficaz. Planejamento é palavra de ordem e sempre e tome cuidado para não improvisar, pois estar sempre preparado é um ingrediente que não pode faltar a sua gestão. Todo e qualquer profissional que buscamos selecionar com possível candidato, faço menção a estes e cito a palavra ética e isso requer confiança de forma bastante mútua.


Como criar e gerar empatia na equipe ?

Se colocar no lugar do outro é questão importante, mas é necessário ter esta postura e ter uma percepção de valorizar o ponto de vista do outro, pois julgo que é fundamental. Você quer ser respeitado? Então, crie e estabeleça uma relação profissional de confiança e respeito, valorize a opinião e postura do outro. Respeito e confiança tem que se tem de ambas as partes. Vocês já ouviram falar, que tudo tem que ser a ferro e fogo, do meu jeito, senão…. Isso não existe mais, ou não deveria existir numa profissão que requer muita flexibilidade e mudanças em todos os instantes. Muitas vezes precisamos mudar estratégias e, confesso, que não vejo problema algum, desde que você entenda e perceba esta real necessidade do seu empreendimento ou cliente.


Semear e colher 

Nem tudo é só resultado, mas são eles que farão com que o seu negócio se mantenha sustentável, tanto do ponto de vista do seu produto, quanto seus processos que farão com que o seu hotel tenha consistência em entregar de fato aquilo que o seu hóspede está comprando. Sempre busque avaliar o seu negócio e aprenda com seus erros e acertos, desta forma você sempre estará preparado para este mundo de oportunidades, que é ser hoteleiro.


Curtas

* A agência Par Ideal completo u, no dia 2 de maio, 20 anos de sucesso ajudando pessoas que desejam conhecer alguém especial para um compromisso duradouro. Segundo a fundadora e diretora da agência, Sheila Chamecki Rigler, de 1995 até hoje já foram realizadas 1.985 uniões, resultando na felicidade de 3970 pessoas.
* A SOFHAR Gestão lança nesta segunda-feira (11) um site diferenciado de e-commerce, com oferta de serviços na área da tecnologia da informação. O portal terá um ciclo de vendas mais prático e curto, e será destinado ao mercado que tende ao modelo selfie service.  Conheça o novo site: www.ofertasnanuvemsofhar.com.br.
* Nesta quinta-feira (14), às 19h30, o ISAE realiza palestra com o tema A importância do treinamento e capacitação de talentos utilizando as plataformas do ensino a distancia. O evento será conduzido pelo médico e professor André Rodrigues Martim Neto. Interessados podem se inscrever no site www.isaebrasil.com.br.


A vida é maravilhosa se você não tem medo dela 

(Charles Chaplin)