Foco na inclusão e responsabilidade social

Hamilton Ferreira Fonseca - hamiltonfonseca@netpar.com.br

De acordo com o IBGE, o Brasil tem 44 milhões pessoas com deficiência, uma parcela significativa da população. Porém, mais de 23 milhões está fora do mercado de trabalho. Com experiências positivas nas contratações e apostando na inclusão, grandes empresas estão fazendo a sua parte com criação de oportunidades para cargos diversos, considerando principalmente o potencial de desenvolvimento e muitas vezes deixando de lado a exigência de experiência.

Um exemplo de sucesso
Trabalhando há mais de 20 anos no varejo, Reginaldo Alves é colaborador de uma das lojas do Pão de Açúcar de Curitiba desde a inauguração e um dos destaques no atendimento ao cliente. Me deram uma oportunidade e consegui mostrar que sou um profissional capaz igual a todo mundo, conta Alves. Acompanhando de perto o desempenho do colaborador, o gerente da loja, Claudinei Oliveira, ainda destaca que as contratações de pessoas com deficiência são cada vez mais comuns, pois ele considera o candidato para qualquer vaga e não apenas para vagas específicas de cotas. Contratamos pessoas que querem trabalhar e estão aptas para determinada função. Não faço distinção, todos são tratados da mesma maneira e por isso, atualmente já temos mais colaboradores com deficiência na loja do que exige a lei. Eles têm um desempenho excelente junto aos clientes e colegas de trabalho, destaca o gerente do Pão de Açúcar.

 Oportunidades no varejo
Outra rede que está investindo nestes colaboradores é a Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio. A equipe de Gestão de Gente tem foco não apenas na contratação, mas também na capacitação para que pessoas com deficiência assumam uma posição no mercado de trabalho.Com uma forte política de valorização de gente, as marcas oferecem oportunidades para diversos cargos, tanto na área administrativa, como nas lojas e na sua operação de logística. Os interessados podem cadastrar seus currículos no site www.casasbahia.com.br ou www.pontofrio.com.br no link “Trabalhe Conosco”.

 Capacitação
E para aqueles que estão se preparando para o mercado, o Instituto Barigüi está com vagas abertas para um curso gratuito voltado para pessoas com necessidades especiais. Ministrado pela Unihelu, o programa Capacitação Profissional em Administração com ênfase em atendimento ao cliente tem duração de um ano.  Criado em 2007 pelo fundador do Grupo Barigüi, Félix Bordin, o Instituto Barigüi é uma organização sem fins lucrativos que promove a inserção e reinserção de jovens e adultos no mercado de trabalho.
Mais informações no Manual de Legislação em Saúde da Pessoa com Deficiência- 2ª edição em pdf, revisitada e atualizada:

 https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/legislacao_deficiencia.pdf

 

Curtas

 * Premiação:O IBEF PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças no Paraná) realiza nesta quinta-feira entrega do Prêmio Equilibrista a Edineia Martins, diretora executiva de Finanças da JTEKT Automotiva Brasil.

 * Evento gastronômico:Nesta quarta-feira, a partir das 19h, será realizada a 10ª edição do Espetinho Solidário e o 4º Leilão de Vinhos no Bar do Victor. O valor arrecadado no evento será revertido integralmente para o Instituto TMO/Associação Alírio Pfiffer, entidade de apoio a centros de medula óssea.

 * Palestra:O médico e diretor geral do Hospital Cardiológico Costantini, Costantino Roberto Costantini, ministrará, no próximo dia 9, palestra sobre os fatores de risco das doenças cardíacas. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece das 9h às 12h. Informações: (41) 3013-9000.

 * Novo negócio/logística:A Bunge e a Amaggi, empresa do Grupo André Maggi, acabam de criar uma joint venture de transporte fluvial. A Navegações Unidas Tapajós (Unitapajós) será responsável pelo escoamento de grãos de Mato Grosso pela hidrovia Tapajós-Amazonas até Santarém (PA), uma alternativa de menor custo para as empresas. Com investimento inicial de R$ 300 milhões, igualmente divididos, a empresa construirá 90 barcaças e 5 empurradores.

 

Frase

 A verdadeira deficiência está no abandono dos sonhos, da vontade de viver, do descaso ao próximo. Deficiência é aquilo que te prende por dentro, que engessa sua alma, sua fé, pois ainda que incapacitados de andar, todos somos livres para sonhar, para amar, para ajudar o próximo com uma palavra de afeto, um sorriso… somos livres para voar nas asas da nossa imaginação!

(Marciah Pereira)