Responsável pelo deslocamento de 140 milhões de passageiros por ano, os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional do Brasil movimentam anualmente mais de 3 bilhões na economia. Para garantir a segurança de um número tão expressivo de passageiros e evitar o registro de acidentes, as empresas do setor investem cada vez mais no treinamento de seus profissionais e lançam mão da tecnologia para enfrentar os perigos escondidos em quase 2 milhões de quilômetros de malha rodoviária. Como retorno, os clientes depositam sua confiança no setor responsável por 72% do total dos deslocamentos no país.
Aulas de postura, conduta e até manutenção
Defendida por sindicatos, transportadoras, montadoras e empresas de gerenciamento de frotas, a formação daqueles que atuam no trânsito tem como base aumentar a segurança dos passageiros 6 desde o embarque até o desembarque. Para isso, os motoristas recebem instruções sobre postura profissional, segurança no trabalho, aperfeiçoamento na conduta no atendimento dos clientes, direção defensiva, manutenção, entre outras. Com o apoio de equipamentos modernos, capazes de controlar o itinerário da viagem e reduzir o consumo de combustível, eles conseguem melhorar o desempenho do veículo e o conforto dos passageiros.
Treinamento e reciclagem constantes
A condução segura e melhoria no atendimento a passageiros é o foco central de um treinamento ofertado pela Auto Viação Catarinense aos seus colaboradores. Chamado de CTM (Centro de Treinamento de Motoristas), o curso qualifica profissionais que ingressam na empresa e recicla os conhecimentos daqueles que estão há mais tempo no quadro de funcionários. Com duração de 97 horas, a formação prepara os participantes para lidar com os perigos do transporte rodoviário, garantindo a segurança dos passageiros. Implantado em 2011, o CTM já formou 170 dos 600 motoristas da Catarinense. Até o fim deste ano o objetivo é capacitar metade da equipe que fará desde o treinamento de reciclagem – para quem tem mais tempo de casa – até formação admissional para os recém-contratados. Os motoristas em admissão são preparados por 15 dias, sendo três teóricos e 13 práticos. Já a reciclagem é realizada em três dias, um teórico e dois práticos, explica Carina Vargas, analista de recursos humanos da empresa.
Qualificando a mão de obra
Depois da implantação do CTM, a empresa sanou um antigo problema desse e de muitos outros setores: a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Com o projeto, criamos oportunidades para algumas pessoas que não tinham o requisito necessário para a entrada na empresa, além de aperfeiçoar o conhecimento de tecnologia embarcada que temos em nossos carros, aponta Carina. Pouco mais de um ano após a criação do projeto, a analista espera ampliá-lo. Queremos suprir nosso quadro de motoristas, melhorar o conhecimento e serviço prestado ao cliente, além de motivá-lo por ser atendido em suas dúvidas. Acredito que esta ação vai interferir diretamente na melhoria da qualidade do transporte, e rápida resolução de pequenos problemas, principalmente de tecnologia embarcada.
Curtas
* A Construtora DJA lança nesta quarta-feira a Revista DJA, um projeto editorial que traz informações relevantes para quem sonha em construir um projeto personalizado na altura de seus sonhos de moradia. O lançamento da publicação, idealizado pela gerente comercial da DJA, Carla Boabaid, vai reunir profissionais renomados da arquitetura e construção, abordando assuntos como financiamento de alto padrão, tendência em materiais de acabamento, paisagismo, decoração e estilo, além de muitas dicas.
* A Pimenta Rosa Gastronomia realiza na quarta-feira workshop especial para noivas, selando parceria com o espaço Ses Salines, que fica no Hugo Lange. Informações: (41) 3029-3910.
* A Redirect Digital Marketing foi responsável pelo novo posicionamento do Portal POP, com nova marca e proposta de valor ao mercado. Atualmente, o portal ocupa liderança entre o público na faixa etária de 16 a 35 anos.
* Até o dia 4 de novembro, o público poderá conferir de perto as produções vencedoras da quarta edição do Fashion People – concurso criado pelo Shopping Mueller para retratar e valorizar a manifestação fashion das ruas de Curitiba.
* A Microsoft anunciou uma oferta de pré-lançamento do Novo Office. Quem adquirir o pacote atual de produtividade do Office 2010 terá garantida uma licença para adquirir o Novo Office no seu lançamento. A iniciativa é válida para consumidores, estudantes e pequenas empresas.
Frase:
Os limites da nossa linguagem denotam os limites do nosso mundo.
(Ludwig Wittgeinstein)