Geração Millennial propõe mudar a forma de consumo

Hamilton Fonseca, headhunter, fusões & aquisições | hamilton@hamiltonfonseca.com.br

A geração Millennial, formada por pessoas nascidas após 1982, mudou a forma de consumo e, desta forma, está obrigando as empresas a se reinventarem. Ao valorizar menos a posse e mais a experiência, essa geração consome de maneira mais radical e é menos fiel às marcas.

Consumo sustentável
Mais experiência e menos posse: esse é o lema da geração Millennial, formada em uma época de grande evolução tecnológica e facilidades materiais. Com espírito jovem e em constante mudança, uma das características dessa galera é a exigência e a falta de interesse por modelos mais tradicionais. Portanto, como é possível fazer esse público – que consome de maneira mais radical – se interessar verdadeiramente por uma marca ou produto?

Pouca fidelidade dedicada às marcas
Uma das principais particularidades dos Millennials, conhecidos também como Geração Y, é a pouca fidelidade dedicada às marcas, justamente pela intenção de viver de maneira mais profunda a experiência oferecida em cada produto. Além disso, essa geração – formada pelas pessoas nascidas após 1982 – consome informação em tempo real, geralmente na tela de seu smartphone. “Os principais conceitos que definem esse contexto são agilidade, conectividade em tempo real e interação digital. Por conta disso, suas fontes de informação estão quase 100% nas plataformas digitais como portais de notícias, redes sociais digitais e blogs”, explica Gabriela Mateos, sócia-diretora da Agência Polvo.

Modelos tradicionais estão totalmente descartados
Como agilidade e experiência são as regras dos Millennials, modelos tradicionais estão totalmente descartados se a intenção for chamar a atenção e fidelizar esse público. “Uma marca que pretende chamar a atenção precisa estar antenada em todos esses insights e mergulhar fundo para entender esses comportamentos. Também chamados de “geração do livre-arbítrio”, os Millennials são atraídos por marcas e empresas com estratégias ágeis e entregas personalizadas”, pontua Gabriela.

Publicidade que mostra valores considerados ultrapassados
De acordo com a diretora, o que mais tem dado certo na publicidade voltada a esse público são anúncios que trazem uma experiência mais humana, que una o mundo online e o offline. “Campanhas que tratam de questões como sustentabilidade, diversidade, saúde e consumo consciente têm sido assertivas para os Millennials. Por outro lado, a publicidade que mostra valores considerados ultrapassados ou retrógrados, como comportamentos engessados ou que enaltecem apenas um caminho possível para o sucesso, não funcionam”.



Curtas:


Frase:

“Contrate caráter, treine habilidades”
(Peter Schultz)