Realizado pela Estação Business School, uma das mais conceituadas escolas de negócios do país, o Fórum de Liderança reúne grandes nomes e palestrantes nacionais e internacionais em Curitiba. Carreira & Cia conversou com a diretora da EBS Luciana Mendes.
Há oito anos, quando a escola foi lançada, a carência de líderes já era um dos problemas do mercado?
Antes mesmo de definirmos o nome da EBS já discutíamos a carência de liderança nas organizações e na sociedade. Discutíamos também o importante papel das instituições de ensino na formação dessas lideranças, que na época, era quase inexistente. Com esta visão, ao conceber o posicionamento da Estação Business School, a primeira decisão foi, de maneira unânime, que o foco da EBS seria a formação de líderes.
Como surgiu a ideia de promover o Fórum e há quanto tempo ele acontece?
Curitiba sempre foi carente na realização de bons eventos para o público executivo. Definimos como estratégia o compartilhamento de conteúdos sobre temas que estejam na fronteira do conhecimento nas diversas áreas da gestão. Assim, alguns canais foram criados para compartilharmos esses conteúdos. A EBS realiza eventos mensais para discutir tendências. O mais importante de todos, sem dúvida, é o Fórum Global de Liderança. O evento já está em sua sétima edição e é o mais importante da categoria no Sul do país. É um compromisso da EBS com a sociedade paranaense.
Qual o público-alvo do evento?
São executivos do mercado paranaense que pretendem conhecer novas formas de conduzir suas lideranças. Grandes empresas compram de 10 a 50 convites para que seus diretores e gestores possam participar. Dentro deste contexto, 80% são colaboradores de médias e grandes empresas e 64% estão em cargos de presidência, conselho e diretoria.
Como são feitas as escolhas das palestras para o Fórum?
Os palestrantes e temas de cada evento são escolhidos por meio de uma somatória de fatores. O primeiro é por meio da pesquisa que realizamos ao final de cada Fórum. Além destas sugestões a EBS analisa as demandas das empresas. Quais são as dificuldades que as empresas têm enfrentado na área de liderança? Assim, buscamos palestrantes que sejam referência para compartilhar suas experiências.
Para o Fórum 2014, quem são os palestrantes e quais as expectativas para o evento?
Este ano temos duas palestras internacionais, uma com o sócio da principal empresa de desenvolvimento de líderes da Europa, Dr. Ricardo Vargas e outra com a americana Anna Runyan, considerada pela Forbes uma das mulheres mais influentes nos EUA. Ela fará uma palestra durante o evento e uma palestra extra fechada para mulheres sobre coaching feminino. A jornalista Miriam Leitão também está confirmada. Anualmente, escolhemos um palestrante que aborde um tema de conjuntura e muitas vezes nos questionam sobre isso, afinal, não trata de um fórum de liderança? Esse é o motivo! A EBS acredita que o líder tem que ter visão sistêmica e conhecer o mercado e, por isso, temas como este não podem faltar! Além destas palestras, o fórum também recebe palestrantes nacionais, que abordam temas como gestão de valores, pipeline de liderança e gestão de competências, entre eles: Joel Dutra, Paulo Campos e Paulo Vieira. A última novidade do Fórum de Liderança 2014 é o workshop de 04 horas com o Professor da EBS, Guilherme Piazzetta, que abordará o tema Líder Coach.
A EBS tem se destacado cada vez mais em todo o país na formação de líderes. A quais fatores você atribui essa notoriedade?
A principal responsabilidade sempre foi o desenvolvimento de lideranças. O professor Judas Tadeu Grassi Mendes, fundador e atual diretor presidente da EBS, é um verdadeiro líder. A causa de formar líderes é o que ele inspira e é isso que nos norteia enquanto colaboradores e organização. www.forumdeliderança.com.br
Curtas
* No próximo dia 19 de agosto, o ISAE/FGV em Londrina realiza uma aula experimental de Pós-Graduação em Administração de Empresas. Ministrada pelos professores Ney Pereira, Juliano Francisco e Rodrigo Kasecker, a aula terá como tema A arte de vender ideias. Informações: (43) 3306-7700.
* O escritório de arquitetura Arqbox venceu o concurso para construção da nova Sede Mercês do Clube Curitibano, que possui área total de 10 mil metros quadrados. À frente do escritório está o jovem arquiteto Jacksson Depoli, formado há dez anos.
* O Instituto TMO/ Associação Alírio Pfiffer realiza de 21 a 23, das 10h às 19h, mais uma edição do Bazar Solidário em prol do Transplante de Medula Óssea (TMO). Entre os itens à venda estão roupas seminovas, camisas femininas, calçados, bolsas e acessórios. O evento acontece na Avenida Nossa Senhora Aparecida, nº 1138.
Ah, que diferença entre o juízo que fazemos de nós e o que fazem os dos outros!
(Johann Goethe)