Grafologia se firma como ferramenta de avaliação Na busca de eficácia para avaliação de profissionais, as empresas utilizavam há vários anos a grafologia como uma ferramenta confiável para aferir traços de comportamento. A partir da análise grafológica de uma redação escrita em próprio punho, com aproximadamente 30 linhas, em papel a4 (sulfite sem pauta), é possível identificar habilidades, qualidades profissionais e aptidões (liderança, raciocínio lógico, entre outras) de qualquer pessoa. Hoje é possível aumentar o grau de assertividade nas avaliações. A grafologia é uma ciência que permite avaliar mais de 300 competências, caráter e personalidade. Estudos científicos, revelam que seu potencial de acertabilidade chega em 90% do perfil analisado. Supera demais testes e ferramentas de análise.
Vantagens e objetivos
Para Psicóloga Jane Vechi, diretora da Support Consultoria – empresa de Curitiba especialista em grafologia há 22 anos, as vantagens para empresas e candidatos favorecem a utilização:
-O avaliado não precisa estar presente para ser analisado, pois as redações (amostra original das grafias) podem ser enviadas para o grafólogo. Sendo assim, o trabalho do grafólogo abrevia o tempo de decisão na contratação de pessoas;
-Custo compensador levando em consideração a amplitude de informações que essa ciência oferece tanto para o avaliado quanto para o requisitante da vaga;
Autoconhecimento e facilitador para coaching
-Através da grafologia é possível gerar autoconhecimento facilitando a identificação de talento do colaborador para que o mesmo busque seu sucesso profissional e pessoal;
-O colaborador – após a devolutiva – normalmente é capaz de dirigir a sua energia por canais construtivos e perceber a sua responsabilidade no desenvolvimento de sua carreira;
Orientação vocacional e avaliação de desempenho
-Orientação Vocacional – permitindo a identificação com a carreira e a avaliação do desempenho na função atual;
-Levantamento de Potencial – avaliando habilidades, necessidades e competências;
-Grande auxílio para área de Treinamento/Coaching;
-Sucessão de Carreira – promoção interna, etc.
Ciência antiga
Na história, os chineses já conheciam a grafologia, desde o século XI, mas tipicamente a grafologia Intuitiva. Atribui-se a Aristóteles,
Demétrius de Phalere, ao poeta Ménandre e a Dennis d’ Halicarnasse, estudos iniciais referentes a escrita, segundo Crepieux Jamin (1957).
Curtas
* A Associação Alírio Pfiffer de Apoio aos Centros de Transplante de Medula Óssea fará a entrega do equipamento Oxilog 3000 ao Hospital de Clínicas nesta terça-feira (25). A verba para a compra do respirador – que favorecerá a vida de centenas de pacientes transplantados – foi arrecadada por meio de doações e venda de convites para o jantar de 10 anos do Hotel Sheraton Four Points em Curitiba, realizado no final de setembro.
* O Grupo Pão de Açúcar está em fase de contratação de 200 novos funcionários para atuar, principalmente, frente às vagas de operador de caixa e repositor. As vagas estão em aberto em todas as unidades das duas bandeiras do Grupo em Curitiba (PR) – Extra (Kennedy e Alto da XV) e lojas do Pão de Açúcar (Jd. Social, Champagnat, Batel e República Argentina). As vagas também são destinadas à terceira idade (pessoas com mais de 55 anos). Informações: (41) 3362-0968
* A capital paranaense está apostando nos apartamentos mais compactos e funcionais para atingir um novo mercado consumidor. Diante desse cenário, a Fernandez Mera Negócios Imobiliários apresenta neste mês de outubro dois lançamentos: o Choice Ecoville, localizado em um dos bairros mais nobres de Curitiba (PR), e o Champagnat 2340, localizado na Rua Padre Anchieta, esquina com a Rua Gastão Câmara.
* A empresária Sheila Chamecki Rigler lança livro Histórias de uma agência de casamentos, contando sua experiência ao longo de 16 anos da Par Ideal.
* A Sodexo Puras está com mais de 120 vagas abertas em 18 Estados, inclusive no Paraná. Os interessados devem ser formados em Nutrição, Engenharia de Alimentos, Gastronomia, Administração de Empresas, Economia Doméstica ou Hotelaria. As inscrições podem ser feitas no site www.puras.com.br, no link Programa Trainee.
* A SOFHAR deu início ontem ao curso Instalação e Configuração de Windows 7. Informações: (41) 3350-1515 ou [email protected]
Frase:
Ou você abre seu coração ou algum cardiologista o fará por você!
(Deepak Chopra, médico indiano radicado nos EUA).