Ainda estamos no começo do ano se considerar que no nosso país o ano sempre começa, de fato, depois do Carnaval. O mercado de trabalho, no entanto, não espera o Carnaval para contratar, razão pela qual as contratações estão aceleradas nos primeiros meses deste ano.
Para quem abriu mão de se sapecar ao sol e de bebericar umas caipirinhas à beira-mar, as notícias são boas e as chances também. Em todas as áreas que você procurar, existem oportunidades de colocação, mas sempre persiste uma situação: a falta de qualificação de mão de obra.
Ao contrário de décadas anteriores, onde não haviam vagas, hoje existem posições a ser preenchidas, mas falta gente preparada. É um ciclo vicioso, mas que pode ser quebrado quando as organizações começarem a estimular pessoas sem experiência, dar treinamento, identificar e reter talentos.
Dilemas
Não adianta procurar culpados para a dificuldade em encontrar mão de obra. Alguns apontam para as deficiências na área de recrutamento e seleção, outros para as facilidades sociais como seguro-desemprego e bolsa-família. Isso de nada resolve o problema instalado da falta de mão de obra.
A consultora de gestão de pessoas Jane Vechi de Souza afirma que, quando uma empresa se preocupa em identificar e reter o seu talento interno, a rotatividade tende a diminuir e os profissionais passam a se interessar em seguir carreira. “Um RH estratégico vai identificar potencialidades, mapear perfis e realizar coaching interno de performance” explica ela.
Visão de negócio
Para atrair e reter profissionais e evitar situações comuns de investir no colaborador e prepará-lo para a concorrência, é necessário deixar de lado a visão míope do lucro pelo lucro sem olhar para frente, para o futuro.
É preciso que a organização dê um rumo para que cada um trilhe a estrada. “A empresa dá diretriz, sinaliza possibilidades, enquanto o colaborador traça seu plano de carreira”, orienta Jane.
A estratégia visionária da empresa deve conter o investimento nos colaboradores, mostrando que eles podem crescer junto com a empresa e de que maneira chegar lá. “Se a organização não tiver esse rumo, é natural que os colaboradores sejam assediados por outras empresas”, avalia.
Plano de carreira
Para uma empresa de grande porte, é mais fácil ter recursos para implantar uma área de RH estratégica e com planos de carreira consolidados. Mas para pequenas empresas, como organizar essa área? A consultora, que também é coordenadora de Pós-graduação da Faculdade Opet, afirma ser possível implantar apenas uma orientação, uma sinalização para os colaboradores.
Um simples manual já pode servir para o colaborador saber quais as qualificações precisa reunir para buscar ascensão na carreira. “Na área de bares e restaurantes, isso é possível. O que é preciso para se tornar chef de cozinha ou gerente? Qual a formação educacional necessária? Essas são informações que alimentam e cativam talentos”, assinala a consultora.
Via de mão dupla
Todo profissional quer reconhecimento e almeja subir as escadas da profissão. Para isso, é preciso sair também da zona de conforto e ter consciência de que a ascensão é uma via de mão dupla: a empresa gera oportunidades e busca estimular seus colaboradores, enquanto o colaborador precisa fazer por merecer, ou seja, correr atrás do que quer com muita perseverança, trabalho e acumulando conhecimentos.
Curtas
* O Sesi Paraná e a ONG Em Ação oferecem 300 vagas para curso pré-vestibular gratuito. Direcionado a pessoas de baixa renda, o cursinho aceita inscrições de candidatos que concluíram ou que estejam no último ano do ensino médio. As inscrições vão até o dia 18 de fevereiro. Informações: www.emacao.org.br
* Candidatos, fiquem atentos: em breve a Caterpillar dará início ao processo de seleção para vagas na nova fábrica, localizada em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Para inserir currículo, basta acessar o site da empresa em https://brasil.cat.com/
* A IT7 Sistemas, em Pinhais, está selecionando profissionais para vaga de desenvolvedor de sistemas Oracle Forms e Reports. Informações: www.it7.com.br
* O CEPDAP realiza curso sobre mídias sociais nos dias 25 e 26 de fevereiro. Informações: www.cepdap. com.br ou (41) 3029-4044.
FRASE
“Não adianta só esperar por um milagre. O milagre é reunir força e coragem de ir atrás dos objetivos”.
Sulamita Mendes, consultora de marketing