Segundo dados do departamento econômico da FIEP- Federação das Indústrias do Estado Paraná, está havendo um aumento na percepção dos empresários e dirigentes industriais quanto à escolha de consultoria especializada em selecionar executivos e mão de obra estratégica para suas empresas.
Sondagem realizada há vinte anos
Os dados fazem parte da XX Sondagem Industrial- A Visão dos Líderes Industriais Paranaenses, realizada há 20 anos pelo departamento economomico da FIEP e estão disponíveis na íntegra no portal www.fiepr.org.br. As informações indicam que há intenção de progressivamente utilizar com maior intensidade consultoria especializada na contratação de executivos e mão de obra estratégica. A Sondagem revela evolução de 7,87% (XVIII Sondagem – 2013/2014) para 9,78% (XX Sondagem – 2015-2016).
Análise dos riscos de contratações mal conduzidas
Segundo fontes, Isto se deve à análise cuidadosa que os empresários e dirigentes das industrias fazem sobre os riscos que uma contratação mal conduzida pode ocasionar. Por outro lado, como headhunter e consultor na área de fusões e aquisições, o processo intensivo de industrialização ocorrido no Paraná nos últimos 25 anos provocou uma revolução no mercado de trabalho local.
Mudanças no mercado de executivos
Transformado em pólo da indústria automobilística e apostando cada vez mais no processamento da sua própria produção primária, Curitiba e o Estado não apenas criaram vagas para técnicos e operários, mas entraram na disputa com os grandes centros por altos executivos, gerentes e especialistas.
Novas tendências e tecnologias impactaram no mercado trabalho
Acredito, também que, as tendências no ambiente de trabalho mudaram as características dos perfis dos executivos mais procurados, que diferem muito dos perfis de 15 anos atrás. Por exemplo, em menos de duas décadas as características exigidas dos candidatos para cargos executivos consideravam aspectos de liderança impositiva, com pouca percepção à capacidade das equipes em solucionar os problemas, muita pressão e murros na mesa. Em outras palavras, o paradigma da liderança mudou drasticamente. Atualmente todo chefe, gerente ou diretor deve saber lidar com pessoas e extrair o máximo delas com ética e engajamento. Identificar e avaliar estes perfis, muitas vezes, para a própria empresa não é fácil, além de arriscado.
CURTAS
* Priscila Mileke assina vitrines de destaque em loja de Curitiba. Designer da Primacía – Projeto e Execução imprime seu estilo em ambientes da Black Home Design. A vitrine de um negócio deve ser atrativa o bastante para chamar o cliente para dentro da loja.
* A cidade de Morretes (PR) será sede de dois importantes encontros que reunirão alunos e professores da comunidade, poder público e um grande educador: Tião Rocha, antropólogo e estudioso da educação há mais de 40 anos. Nesta terça-feira (9), Tião estará no Colégio Estadual Rocha Pombo, às 19 horas, para o encontro intitulado Construindo o Futuro com uma Nova Educação. Local: Colégio Estadual Rocha Pombo – Morretes. Data: quarta-feira (10) das 19h às 22h
* Instituto Democracia e Liberdade completa 1 ano e faz ressurgir os valores e os princípios da democracia liberal. Fundado em 2015 e presidido pelo empresário Edson José Ramon, o Instituto Democracia e Liberdade (IDL) tem se firmado como a entidade paranaense que está fazendo ressurgir novamente, e com força, o pensamento e os valores dos princípios da democracia liberal. Mais informações em www.idl.org.br.
* Aula aberta com Manoel Antônio Teixeira Filho na ABDConst. O professor e juiz do Trabalho aposentado Manoel Antônio Teixeira Filho é o convidado da ABDConst para a Aula Magna do curso de Pós-Graduação de Direito do Trabalho e Previdenciário. O evento que terá como temática o Novo CPC e o Processo do Trabalho será no dia 8 de agosto (segunda-feira), às 19h, no auditório da Academia (XV de Novembro, 964) www.abdconst.com.br.
FRASES
Nós nos tornamos aquilo que pensamos.
(Earl Nightingale)