Há um pensamento comum em que as pessoas, no convívio diário no ambiente de trabalho, acreditam constituir uma grande família. Muitas empresas procuram explorar positivamente sobre o tema e injetam boas doses de motivação para manter as equipes unidas. Afinal, boa parte da nossa vida passamos no ambiente de trabalho, do deslocamento ao retorno.
Perda de negócios por vazamento de informações
No entanto, mesmo numa boa e grande família corporativa existem pessoas que agitam o ambiente, sejam quais motivos as levam a isso. São pessoas que sentem necessidade de afirmação ao transmitirem boatos infundados através da ‘rádio peão’, espalhando fofocas e intrigas em prejuízo da produtividade e a harmonia nos negócios. Empresas perdem negócios quando informações privilegiadas vazam no mercado.
Identifique o problema
Nas conversas informais entre um cafézinho e outro, é possível identificar pessoas que gostam de se colocar no centro das atenções e que apreciam especular sobre a vida alheia. Há propósito, vale a pena ler ou reler a obra Tratado geral sobre a fofoca, escrita pelo renomado psiquiatra José Angelo Gaiarsa, publicada pela Summus Editorial.
Confusão entre o pessoal e o profissional
Para Sulamita Mendes, consultora de comunicação e marketing O que é necessário é a distinção, o discernimento e maturidade em saber que o ambiente de trabalho, que é um contrato jurídico, um contrato de trabalho assinado em que há deveres a serem cumpridos, além dos direitos a serem usufruídos. Sulamita, que também é palestrante e professora de pós graduação, adverte Sobre a necessidade de que as empresas implantem sistemas de avaliação de competências de seus colaboradores, assim aquele funcionário que fica mais amiguinho do chefe por interesses não profissionais, tem que se dedicar tanto quanto os outros para ter reconhecimento, conclui a consultora.
Algumas dicas
Manter uma certa distância dos fofoqueiros. Preserve uma relação superficial com eles, evitando essas companhias não levar fama por acompanha-las.
Jamais repasse boatos para frente.O fato de ouvir e transmitir a informação você estará contribuindo para a fofoca, além de falta de ética.
Discrição vale tudo, principalmente, quando se tratar de assuntos confidenciais.
curtas
* A empresária Sheila Rigler, que atua à frente da Par Ideal há 16 anos, comemora um feito na sua área de atuação, que é aproximar pessoas. A empresa atingiu a marca de 1.650 casamentos realizados.
* A Aldeia Coworking realiza curso Precisa-se de mídia online nos dias 1º e 2 de outubro. Ministrado pela publicitária Letícia Pedralli, especializada em Planejamento de Mídia em Meios Digitais e Mídias Sociais, o curso mostrará o cenário atual da internet, divisão e integração das áreas de atuações, além das ferramentas de planejamento e negociação. Informações: (41) 3018-6003 e www.aldeiaco.com.br/eventos.
* Palestra e IX Edição do Happy Hour do Clube do Booking, ocorrerá dia 20/09, a partir das 20h00, no Hotel Slaviero Full Jazz Bar-Rua Silveira Peixoto, 1297-Batel. Palestra sobre Cabotagem no Brasil, será realizada por Fernando Real, diretor da Maestra Navegação. Como participar:leite longa vida, alimentos não perecíveis, material de limpeza.
*A Jorge Lunardi & Associados, empresa de gestão de vendas e negócios para a indústria, que suporta suas assessorias com ferramentas da Qualidade, estará participando da Top Innovation, feira de Inovação da FIEP-Federação das Indústrias do Estado do Paraná (21 e 22 de setembro). Mais informações no link https://www.fiepr.org.br/centrodeeventos/FreeComponent9993content141878.shtml
Frase:
Abençoadas serão as suas palavras sempre que você fale situando-se na posição dos ausentes ou no lugar dos que lhe ouvem a voz
(Chico Xavier)